SóProvas


ID
3415204
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Brasil, assim como em outros países de colonização luso-espanhola, a "modelagem" da rotina escolar foi, inicialmente, uma construção jesuítica pensada sob a influência das escolas medievais.
Elas foram traduzidas nas escolas por via de métodos formais que determinavam uma rígida organização de classes, horários, disciplinas, movimentos e atitudes. Tempos e espaços escolares são entendidos pelos religiosos como racionalidades instrumentais. São colocados a serviço de uma "ordem" que deveria ser estabelecida e, assim, controlada.
Sem dúvida, a educação contemporânea, em muitos aspectos, se tornou mais complexa, porém a escola não deixou de se submeter às exigências de uma racionalidade marcada pela técnica, pela funcionalidade, pela objetividade e pela hierarquia.
A partir da segunda metade do século XX, vários pesquisadores têm denunciado essa lógica que concebe tempo e espaço como categorias que são objetivadas e controladas a critério dos interesses de classes, com as evidentes ampliação e disseminação da literatura, produzida, sobretudo, no âmbito:

Alternativas
Comentários
  • das teorias críticas e pós-críticas.

  • Essa questão aborda a temática da organização escolar, com sua rotina, tempos e espaços. O candidato deve indicar a alternativa que apresenta em que âmbito tem sido denunciada a lógica que concebe tempo e espaço como categorias objetivadas e controladas a critério dos interesses de classes. 

    A) das tendências pedagógicas. 
    ERRADO - As tendências pedagógicas têm origem nos diferentes pensamentos filosóficos e costumam ser classificadas em dois grupos: Liberais e Progressistas. Tais tendências são concebidas a partir de concepções de educação, de homem e de mundo, tendo como objetivo orientar o trabalho docente. As Tendências Pedagógicas são de extrema relevância para a educação, pois contribuem para o trabalho docente, possibilitando ao educador um leque de possibilidades de direcionamento da sua prática, fazendo com que a mesma seja mais estruturada, significativa, esclarecedora e positiva para os discentes. 

    B) dos sistemas escolares. 
    ERRADO - Para Dermeval Saviani (1996), a ideia de sistema pode ser entendida como a unidade de vários elementos intencionalmente reunidos de modo a formar um conjunto coerente e operante. Já sistema escolar pode ser entendido como aquele que compreende um conjunto de escolas que visa a formação dos indivíduos, socializando-os e desenvolvendo sua cidadania, para uma atuação na sociedade com senso crítico, responsabilidade econômica, civil e política. 

    C) dos estudos técnicos tradicionais. 
    ERRADO – Estudos técnicos são elaborados para fornecer dados técnicos em diferentes áreas, têm como objetivo analisar e propor modificações técnicas de diversas naturezas, servindo de referência para tomada de decisões. 

    D) dos fundamentos das ciências sociais. 
    ERRADO - Ciências Sociais é um ramo das ciências, que estuda os aspectos sociais do mundo humano. Estuda e pesquisa fenômenos sociais, partindo de três grandes áreas: a ciência política, a sociologia e a antropologia. As Ciências Sociais estão voltadas para o estudo e análise de temas como os hábitos e costumes de diversos grupos sociais, bem como suas características religiosas, familiares, organização institucional e econômica. 

    E) das teorias críticas e pós-críticas. 
    CORRETO - Os conceitos de espaço e de tempo são construções sociais e históricas da atividade humana. A escola contemporânea permanece com o modelo da modernidade, onde há uma rotina rígida, os cursos são divididos em etapas anuais, que seguem uma ordem quase inalterável, as crianças são agrupadas por critérios etários, seguem o mesmo programa e prosseguem de uma etapa para outra, até o término da vida escolar. Contudo, a educação contemporânea se tornou muito mais complexa, enquanto a escola permanece com forte influência da modernidade na sua organização. Nesse contexto, a partir da segunda metade do século XX, com as evidentes ampliação e disseminação da literatura, produzida, sobretudo, no âmbito das teorias críticas e pós-críticas, vários pesquisadores têm denunciado essa lógica que concebe tempo e espaço como categorias que são objetivadas e controladas a critério dos interesses de classes. A pressão exercida sobre a escola para que mantenha sua própria ordem mediante uma relação hierárquica conduz à uma ideologia cuja função consiste no controle social. De acordo com essa perspectiva, a tradução das estruturas profundas do conhecimento em objetivos de conduta é uma das principais causas da distorção do conhecimento nas escolas. 
    Fontes: 
    CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora Unesp, 1999. 
    SAVIANI, D. Educação brasileira: estrutura e sistema. Campinas, Autores Associados, 1996. 
    THIESEN, Juares da Silva. Tempos e espaços na organização curricular: uma reflexão sobre a dinâmica dos processos escolares. Educ. rev. vol.27 no.1 Belo Horizonte, 2011. 
    Portanto, a letra E é a alternativa correta. 
    Gabarito do Professor: Letra E.