SóProvas


ID
3415846
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 1ª Região
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A desigualdade no Brasil é uma das piores do mundo. Os 10% mais ricos detêm 41,9% da renda total. Já o 1% mais  abastado  concentra  28,3%  da  riqueza.  É  a  segunda  maior  concentração  de  renda  do  mundo  nesse  segmento  da  população,  um  índice  vergonhoso.  Esses  dados  chocantes  foram  reafirmados  pela  Organização  das  Nações  Unidas  (ONU)  em  seu  relatório  mais  recente  sobre  o  desenvolvimento humano.  

                                                Internet:<https://istoe.com.br>  (com adaptações).  

Tendo o texto acima apenas como referência inicial e refletindo sobre o índice de desenvolvimento humano (IDH), julgue o item.


Os estudos mostraram estagnação nos indicadores ligados à educação e uma ligeira melhora nos relacionados à longevidade e à renda per capita.

Alternativas
Comentários
  • Certo

  • O trecho apresentado dá uma orientação direta para a análise da afirmativa: o Brasil é, reconhecidamente, um dos piores países do mundo quando o tema é concentração de renda. Porém, a afirmativa apresentada não está claramente contemplada no texto. 
    A análise adequada depende do conhecimento de relatórios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o Brasil, o que deve ser indicado na bibliografia específica para a prova. No entanto, ao estar em dia com a leitura de periódicos e outras notícias a respeito da situação do país, a reflexão cuidadosa acerca da afirmativa pode ajudar à chegar à uma análise bem feita. A afirmativa defende uma ideia correta.

    A expectativa de vida de uma pessoa nascida no Brasil registrou em 2018 um aumento de três meses e 4 dias em relação ao ano anterior e passou a ser, em média, 76,3 anos. A expectativa para os homens subiu de 72,5 anos em 2017 para 72,8 anos em 2018. Já as mulheres saíram de 79,6 para 79,9 anos. (disponível: https:// agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019/11)

    Por outro lado, apesar da acentuada concentração de renda, houve um ligeiro aumento da renda capita, segundo relatórios do IBGE . O valor é 4,8% superior ao de 2018, sem considerar a inflação. As estatísticas integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad Contínua) do citado IBGE

    No entanto, os indicadores acerca de educação não são positivos. O país ainda tem mais de 10 milhões de analfabetos entre a população com mais de 15 anos de idade. A evasão escolar é grande. A capacidade de expressão escrita e de matemática é baixa. Portanto, a afirmativa apresenta ideias corretas.

    RESPOSTA : CERTO