SóProvas


ID
3416278
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 1ª Região
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Delegados de mais de duzentos países, reunidos, no dia 13 de dezembro de 2019, na conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 25, encontraram dificuldades para chegar a consensos sobre medidas práticas de combate ao aquecimento global.

                                                        Internet:<https://g1.globo.com> (com adaptações). 

Com relação ao assunto abordado no texto acima e a temas correlatos, julgue o item.


Prevista para ocorrer no Chile, a COP 25 foi realizada em Madri, na Espanha, sendo a mudança necessária devido a catástrofes naturais ocorridas no país sul-americano.

Alternativas
Comentários
  • Por que é em Madri? A ideia inicial era que o Brasil recebesse a COP-25. Havia até verba prevista para isso. Mas, depois das eleições, o governo acabou decidindo não sediar o evento. As justificativas: restrições orçamentárias e a transição de governos. Seria aqui porque existe um rodízio de regiões que recebem o evento, como o que acontece com a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Como o Brasil voltou atrás, o Chile se ofereceu para ser anfitrião da COP. E, então, houve uma nova mudança. Com o acirramento das tensões no país e os diversos protestos contra o governo, o presidente Sebastián Piñera abriu mão do evento, pois não havia "clima" para recebê-lo. E, assim, a Espanha acabou sed... - Veja mais em https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2019/12/10/o-que-e-a-cop-25-o-que-tem-a-ver-com-o-acordo-e-paris.htm?cmpid=copiaecola

  • Errado

    COP 25

    1º brasil - justificativas: restrições orçamentárias e a transição de governos;

    2º chile - acirramento das tensões no país e os diversos protestos contra o governo;

    3º espanha - acabou sediano.

  • A COP – Conferência das Partes da Convenção no Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática da (UNFCCC), é um tratado internacional. Ele foi acordado na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida como a Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992. A COP estabelece as obrigações básicas das 196 Partes (Estados) e da União Europeia para combater as mudanças climáticas.

    Desde sua organização já aconteceram 24 reuniões. A última reunião, antes da de Madri, foi realizada na Polônia. A do ano de 2019 deveria ser sediada no Brasil. No entanto, Bolsonaro, mesmo antes de tomar posse, defendeu a mudança da sede da reunião. O Chile então ofereceu-se para sediar a reunião.

    Porém, face às manifestações bastante inflamadas que ocorreram no segundo semestre de 2019 em Santiago, o governo chileno optou por não ser sede . Aliás, Santiago já era uma opção de emergência face à decisão do novo governo brasileiro. O governo da Espanha ofereceu ajuda ao Chile para organizar e resguardar a reunião e, em seguida, decidiu por sediá-la.

    Conclui-se que o motivo para a transferência não foi a questão de catástrofes ambientais mas sim, os tumultos no Chile, mais particularmente em Santiago.

    RESPOSTA: ERRADO
  • o motivo para a transferência não foi a questão de catástrofes ambientais mas sim, os tumultos no Chile, mais particularmente em Santiago.