SóProvas


ID
3418315
Banca
Prefeitura de Catas Altas - MG
Órgão
Prefeitura de Catas Altas - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil não é apenas o quinto país com mais feminicídios do mundo, mas esses números podem aumentar, já que parte dos homicídios de mulheres registrados poderiam ser também feminicídios, assim como a maioria dos estupros de mulheres seguidos de morte devem ser consideradas também feminicídios por terem como motivo o ódio e o desprezo pela mulher.


Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/24/opinion/1571868956_647096.html> . Acesso em: 25 nov. 2019.


Em relação ao feminicídio, o trecho da matéria de El Pais aponta que o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • GABARITO - C

    feminicídio é o homicídio praticado contra a mulher em decorrência do fato de ela ser mulher (misoginia e menosprezo pela condição feminina ou discriminação de gênero, fatores que também podem envolver violência sexual) ou em decorrência de violência doméstica. A lei 13.104/15, mais conhecida como Lei do Feminicídio, alterou o Código Penal brasileiro, incluindo como qualificador do crime de homicídio o feminicídio.

    FONTE - UOL

  • Para mim, atualidades até então: Mais interpretação de gráficos do que conhecimentos gerais.

  • Letra C

  • A questão exige “mera” interpretação de texto do candidato. Vejamos:

    a)   O Brasil é o quinto país com mais feminicídios do mundo. ITEM INCORRETO.

    b)  Conforme a questão, devem ser considerados como feminicídios aqueles crimes que têm como motivo o ódio e o desprezo pela mulher. ITEM INCORRETO.

    c)   ITEM CORRETO.

    d)  A questão exige interpretação do texto, mas o texto sequer fala sobre restrições ao acesso a armas de fogo. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C

  • GABARITO: "C) feminicídio no país é subnotificado, visto que alguns crimes contra mulheres não são considerados como tal."

    O próprio trecho destacado pela banca enfatiza isso.

    "O Brasil não é apenas o quinto país com mais feminicídios do mundo, mas esses números podem aumentar, já que parte dos homicídios de mulheres registrados poderiam ser também feminicídios" [...]

  • Para mim, atualidades até então: Mais opinião do que fatos