SóProvas


ID
3418324
Banca
Prefeitura de Catas Altas - MG
Órgão
Prefeitura de Catas Altas - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A UFMG aparece entre as três instituições brasileiras que mais depositaram pedidos de patentes em 2018, segundo ranking divulgado no último dia 14 (novembro, 2019) pela Assessoria de Assuntos Econômicos do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). A lista é encabeçada pelas federais da Paraíba e de Campina Grande, com 94 e 82 pedidos depositados, respectivamente. Com 62 pedidos, a UFMG manteve a mesma posição de 2017. “Isso é sinal de que mantemos nossa regularidade”, diz Gilberto Medeiros Ribeiro, diretor da Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT).


                                                                                           O TEMPO. 19 nov. 2019. p. 21.


Sobre o pedido de registro de patentes no Brasil, é correto afirmar: 


Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

  • É questão de interpretação de texto.

  • Pois é, Matheus, e mesmo sendo só interpretação de texto temos uma quantidade enorme de erros.

    Letra A - correta.

    Letra B - "encabeçaram na última década" o texto deixa claro que os anos analisados foram 2017, 2018 e 2019. Errada.

    Letra C - "Está ocorrendo um deslocamento dos centros de invenção industrial no país, antes radicados na região Sudeste". Não está ocorrendo, já ocorreu, e faz tempo. Podemos concluir de acordo com o escrito no texto, onde diz que as universidades federais de Campina Grande e da Paraíba estão, há três anos, no topo da lista de pedidos de patente. Isso porque não considerou os outros anos anteriores. Errada

    Letra D - "Está ocorrendo um processo de estagnação científica na região Sudeste, a julgar pelo exemplo da UFMG". Não podemos concluir que há um processo de estagnação considerando apenas os dados da UFMG. Teríamos que ter os dados de toda a região Sudeste para poder afirmar. Errada.

  • Letra A

  • A questão é de 2020, mas faz referências a dados de 2019.

    Colocarei a seguir dados de 2020 para atualizarmos a questão.

    As universidades públicas são as que mais registram pedidos de patentes de inovação tecnológica para a indústria no Brasil. Em outubro de 2020, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual divulgou a lista das entidades que mais fizeram pedidos para registrar patentes de Invenções em 2019.

    Dos 50 primeiros colocados no ranking de residentes no Brasil, 31, ou mais de 60% deles, são universidades públicas, federais ou estaduais. Há ainda quatro institutos federais e duas fundações ligadas a universidades públicas.

    As quatro primeiras colocações no ranking de depósito de patentes são universidades. E a primeira colocada, pelo segundo ano seguido, é a Universidade Federal da Paraíba, que solicitou 100 patentes diferentes em 2019.

    A quinta colocada do ranking é a Petrobras. Entre os residentes no Brasil, o setor privado aparece com 12 entidades no ranking de 50 que mais fizeram pedidos de patentes, com algumas multinacionais com filiais no país, além da mineradora Vale, da Embraer, a Natura e o Senai, Serviço ligado à indústria, mas mantido com recursos públicos. A maioria das empresas privadas que mais solicitaram patentes é do setor de máquina agrícolas.

    Resposta: A