SóProvas


ID
3418579
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

1.       "Pentimento" é a palavra italiana para arrependimento, mas designa (em muitas línguas) uma pintura ou esboço encoberto pela versão final de um quadro. Às vezes, com o tempo ou no processo de restauração, a tinta deixa transparecer a composição em cima da qual o artista pintou uma nova versão. Esses esboços ou pinturas, que foram rejeitados e encobertos pelo artista, são os pentimentos, que foram descartados sem ser propriamente apagados.

2.       O pentimento faz parte do quadro, assim como fazem parte da nossa vida muitos projetos dos quais desistimos. São restos do passado que transparecem no presente, como potencialidades que não foram realizadas, mas que, mesmo assim, integram a nossa história.

3.       Nossas vidas são abarrotadas de caminhos que deixamos de pegar; são todos pentimentos, mais ou menos encobertos: projetos que não se realizaram. Por que não se realizaram? Em geral, pensamos que nos faltou a coragem. Não soubemos renunciar às coisas das quais era necessário abdicar para que outras escolhas tivessem uma chance.

4.       O problema dos pentimentos é que eles esvaziam a vida que temos. O passado que não se realizou funciona como a miragem da felicidade que teria sido possível se tivéssemos feito a escolha "certa". Quando examino as fotos de minhas turmas do colégio, sempre fico com a impressão de que deixei amizades e amores inacabados, mas que teriam revolucionado meu futuro.

5.       Nem sempre os pentimentos são bons conselheiros - até porque, às vezes, eles são falsos. Hoje, é fácil esbarrar em espectros do passado: as redes sociais proporcionam reencontros improváveis e, com isso, criam pentimentos artificiais. Graças às redes, um relacionamento apagado da memória pode reaparecer como se representasse um grande potencial ao qual renunciamos. Somos perigosamente nostálgicos de escolhas passadas alternativas que teriam nos levado a um presente diferente – e melhor. Se essas escolhas não existiram, somos capazes de inventá-las e de vivê-las como pentimentos. Os pentimentos não são necessariamente recíprocos, e os falsos pentimentos, revisitados, são receitas para o desastre.

   (Adaptado de: CALLIGARIS, Contardo. Disponível em: www1.folha.uol.com.br

Está correta a redação do seguinte comentário:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

     a) ?Falsos pentimentos?, por não serem necessariamente recíprocos, pode resultar em fracasso ? sujeito simples e com núcleo no plural, o correto é "podem resultar".
     b) Constitui pentimentos, mais ou menos encobertos, as diversas escolhas que deixamos de fazer  ? o quê constitui? As diversas escolhas constituem (=sujeito simples e no plural).
     c) Transformam-se em sentimentos de nostalgia, a crença de que escolhas alternativas teriam resultado em um presente melhor ? o quê se transformou? A crença (=sujeito simples e no singular).
     d) Podem haver ocasiões em que se deve renunciar à certas escolhas para que outras possam se concretizar ? temos o verbo "haver" com sentido de "ocorrer" (=verbo impessoal e que transfere essa impessoalidade ao verbo que o acompanha ? deve haver).
     e) Relacionamentos apagados da memória podem reaparecer como se representassem um grande potencial

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Essa questão requer conhecimento acerca de concordância verbal, uso da vírgula e acento indicativo de crase.

    Alternativa (A) incorreta – Há erro de concordância verbal em “pode resultar", uma vez que o núcleo do sujeito “pentimentos" está no plural, o verbo auxiliar deve concordar com ele em número e pessoa.


    O correto é: “Falsos pentimentos, por não serem necessariamente recíprocos, podem resultar em fracasso


    Alternativa (B) incorreta – Há erro de concordância verbal em “constitui", tendo em vista que o sujeito posposto ao verbo (as diversas escolhas), cujo núcleo é “escolhas", está no plural. 


    O correto é: “Constituem pentimentos, mais ou menos encobertos, as diversas escolhas que deixamos de fazer".  

    A ordem direta é: “As diversas escolhas que deixamos de fazer constituem pentimentos, mais ou menos encobertos." 

    Alternativa (C) incorreta – Há erro de concordância verbal em “transformam-se", tendo em vista que o sujeito posposto ao verbo “a crença" está no singular. Ademais, há uma vírgula separando sujeito de predicado. Não se separa sujeito de predicado, salvo se houver um termo ou frase intercalada.

    O correto é: “Transforma-se em sentimentos de nostalgia a crença de que escolhas alternativas teriam resultado em um presente melhor".

    A ordem direta é: “A crença de que escolhas alternativas teriam resultado em um presente melhor transforma-se em sentimentos de nostalgia".

    Alternativa (D) incorreta Há erro de concordância verbal em “podem haver ocasiões". O verbo principal é haver, no sentido de existir ou ocorrer.

    Quando o verbo haver tem o sentido de existir, acontecer, ocorrer ou indicar tempo passado, ele é impessoal, isto é, não apresenta sujeito. Nesse caso, o verbo haver se flexiona na 3ª pessoa do singular e o mesmo se dá quando ele é o verbo principal de uma locução verbal, a impessoalidade recairá no verbo auxiliar, o qual ficará na 3ª pessoa do singular.

    Há também erro no emprego do acento indicativo de crase em “à certas". Não ocorre crase quando o “a" estiver no singular e a palavra seguinte no plural.


    O correto é: “Pode haver ocasiões em que se deve renunciar a certas Escolhas para que outras possam se concretizar".


    Alternativa (E) correta – A frase está gramaticalmente correta e coerente.


    Gabarito da professora: Alternativa E.

  • Essa questão requer conhecimento acerca de concordância verbal, uso da vírgula e acento indicativo de crase.

    Alternativa (A) incorreta – Há erro de concordância verbal em “pode resultar", uma vez que o núcleo do sujeito “pentimentos" está no plural, o verbo auxiliar deve concordar com ele em número e pessoa.

    O correto é: “Falsos pentimentos, por não serem necessariamente recíprocos, podem resultar em fracasso

    Alternativa (B) incorreta – Há erro de concordância verbal em “constitui", tendo em vista que o sujeito posposto ao verbo (as diversas escolhas), cujo núcleo é “escolhas", está no plural. 

    O correto é: “Constituem pentimentos, mais ou menos encobertos, as diversas escolhas que deixamos de fazer". 

    A ordem direta é: “As diversas escolhas que deixamos de fazer constituem pentimentos, mais ou menos encobertos." 

    Alternativa (C) incorreta – Há erro de concordância verbal em “transformam-se", tendo em vista que o sujeito posposto ao verbo “a crença" está no singular. Ademais, há uma vírgula separando sujeito de predicado. Não se separa sujeito de predicado, salvo se houver um termo ou frase intercalada.

    O correto é: “Transforma-se em sentimentos de nostalgia a crença de que escolhas alternativas teriam resultado em um presente melhor".

    A ordem direta é: “A crença de que escolhas alternativas teriam resultado em um presente melhor transforma-se em sentimentos de nostalgia".

    Alternativa (D) incorreta – Há erro de concordância verbal em “podem haver ocasiões". O verbo principal é haver, no sentido de existir ou ocorrer.

    Quando o verbo haver tem o sentido de existir, acontecer, ocorrer ou indicar tempo passado, ele é impessoal, isto é, não apresenta sujeito. Nesse caso, o verbo haver  se flexiona na 3ª pessoa do singular e o mesmo se dá quando ele é o verbo principal de uma locução verbal, a impessoalidade recairá no verbo auxiliar, o qual ficará na 3ª pessoa do singular.

    Há também erro no emprego do acento indicativo de crase em “à certas". Não ocorre crase quando o “a" estiver no singular e a palavra seguinte no plural.

    O correto é: “Pode haver ocasiões em que se deve renunciar a certas Escolhas para que outras possam se concretizar".

    Alternativa (E) correta – A frase está gramaticalmente correta e coerente.

    Gabarito da professora: Alternativa E.