SóProvas


ID
3418705
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Desde o final do ano passado, vários indicadores mostram que a recuperação da atividade econômica tem perdido fôlego. Os dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios) do IBGE divulgados na terça (30 de abril) evidenciaram as consequências desta recuperação anêmica sobre o mercado de trabalho.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br. Adaptado)


Dentre os dados divulgados pela pesquisa destaca-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A informalidade continua batendo recordes no mercado de trabalho brasileiro, informou nesta quinta-feira (31) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

    De acordo com o instituto, 11,8 milhões de pessoas trabalhavam sem carteira assinada no setor privado no terceiro trimestre do ano, um crescimento de 2,9% (338 mil pessoas) com relação ao trimestre encerrado em junho.

  • O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, tem por função o mapeamento do país. Dados e informações que possam ser base para políticas públicas, ações cidadãs e segmentos da sociedade civil. O Instituto atua em uma área bem mais ampla do que sugere o nome “geografia". Aliás, é preciso não esquecer que o conceito abarca as complexas relações entre uma dada comunidade e o espaço por ela ocupado, em todas as suas matizes.

    A questão proposta pede que seja assinalado o fator que demonstra a fraqueza da recuperação econômica de 2019, segundo dados do PNAD .

    A) INCORRETA - Este não seria um elemento de frágil recuperação econômica mas de solidez da recuperação , ainda que a longo prazo.
    B) INCORRETA – As taxas de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos não diminuiu. Na verdade ela alcançou, em 2019, o dobro da média nacional de desemprego.
    C) CORRETA - O aumento da taxa de informalidade demonstra a pouca elasticidade do mercado de trabalho com carteira assinada e, portanto, uma recuperação econômica pouco significativa .
    D) INCORRETA - Da mesma forma que o trabalho informal, o trabalho temporário alimenta a ideia de uma recuperação econômica. Sua importância, na geração de renda para as famílias não diminuiu e sim aumentou ou, ao menos, manteve-se estável.
    E) INCORRETA - As taxas de desemprego, em 2019 , chegaram a atingir, em alguns momentos, o índice de 12%.

    RESPOSTA: ALTERNATIVA C
  • Gabarito Letra C