SóProvas


ID
3418756
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A reputação do filósofo Tales de Mileto era legendária. Usando seu conhecimento astronômico e meteorológico, ele previu uma excelente colheita de azeitonas com um ano de antecedência. Sendo um homem prático, conseguiu dinheiro para alugar todas as prensas de azeite de oliva da região e, quando chegou o verão, os produtores de azeite de oliva tiveram que pagar a Tales pelo uso das prensas, que acabou fazendo uma fortuna. Tales também teria previsto um eclipse solar que ocorreu no dia 28 de maio de 585 a.C., que efetivamente causou o fim da guerra entre os lídios e os persas. Quando lhe perguntaram o que era difícil, Tales respondeu: “Conhecer a si próprio”. Quando lhe perguntaram o que era fácil, respondeu: “Dar conselhos”. Não é à toa que era considerado um dos Sete Homens Sábios da Grécia Antiga.

      A questão de central importância para os filósofos iônicos era a composição do cosmo. Qual é a substância que compõe o Universo? A resposta de Tales é que tudo é água. É provável que, à parte a possível influência das culturas do Oriente Médio, ao escolher a água como substância fundamental da Natureza, Tales tinha se inspirado em suas qualidades únicas de mutação; a água é continuamente reciclada dos céus para a terra e oceanos, transformando-se de líquida para vapor, representando, assim, a dinâmica intrínseca dos processos naturais. Mais ainda, assim como nós e a maioria das formas de vida dependemos da água para existir, o próprio Universo exibia a mesma dependência, já que também era considerado por Tales como um organismo vivo.

(Adaptado de: GLEISER, Marcelo. A dança do universo: dos mitos de criação ao Bing Bang. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 40-42)

O adjetivo em central importância (2° parágrafo) apresenta o mesmo sentido que o adjetivo em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? central importância (=marca algo que é fundamental, essencial, está centrado como algo que não deve faltar); substância fundamental (=mesmo sentido).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão requer conhecimento de classes gramaticais: substantivo e adjetivo e significado das palavras.

    Em “central importância", o substantivo é importância, e o adjetivo é central. O significado do adjetivo central, dentro do contexto, é fundamental, primordial, essencial. Diante disso, a única alternativa que há um adjetivo que corresponda ao mesmo sentido de central é a alternativa (C).

    Em “substância fundamental", o adjetivo fundamental está qualificando o substantivo substância, trazendo a ideia de que é uma substância essencial, central.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (C)

  • GABARITO: LETRA C

    A questão requer conhecimento de classes gramaticais: substantivo e adjetivo e significado das palavras.

    Em “central importância", o substantivo é importância, e o adjetivo é central. O significado do adjetivo central, dentro do contexto, é fundamental, primordial, essencial. Diante disso, a única alternativa que há um adjetivo que corresponda ao mesmo sentido de central é a alternativa (C).

    Em “substância fundamental", o adjetivo fundamental está qualificando o substantivo substância, trazendo a ideia de que é uma substância essencial, central.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (C)

  • Gabarito: letra C

     

    O adjetivo em central importância apresenta o mesmo sentido que o adjetivo em

     

    c)  substância fundamental. - CERTO

     

    O adjetivo central tem o sentido de essencial, fundamental. Vamos voltar ao texto para conferirmos:

    A questão de central importância para os filósofos iônicos era a composição do cosmo. Qual é a substância que compõe o Universo? A resposta de Tales é que tudo é água

    Vejam que estamos falando de uma importância que é central. A importância não é apenas importante, ela também é básica, essencial, fundamental, primordial. Portanto, a letra C é o gabarito da questão. Vamos analisar os erros das demais alternativas. 

     

     

    a)  homem prático. - ERRADO

     

    O adjetivo aqui é prático, que pode ter diferentes sentidos. Quando o texto fala que o filósofo Tales de Mileto era um homem prático, ele está dizendo que o filósofo visava a fins utilitários, funcionais. Portanto, não se trata de um sinônimo de essencial, básico ou fundamental. 

     

     

    b)  excelente colheita. - ERRADO

    O adjetivo aqui é excelente, que significa uma colheita muito boa, muito produtiva. 

     

     

    d)  possível influência. - ERRADO

     

    Possível significa que pode ter uma influência. Algo que é possível é algo praticável, realizável. 

     

     

    e)  dinâmica intrínseca. - ERRADO

     

    O adjetivo é intrínseca, que significa que é inseparável, inerente, peculiar.