SóProvas


ID
3418894
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Um projeto de lei aprovado nesse ano (2019) pela Câmara Municipal de São Paulo revela uma tendência contemporânea para diminuição de um tipo específico de poluição. Trata-se de uma lei que proíbe que estabelecimentos forneçam

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • Água sem certificação ambiental :D

    C

  • Um projeto de lei é uma proposta de uma norma que será submetida a um órgão legislativo, com o objetivo de produzir uma lei. Usualmente o projeto de lei necessita da aprovação ou do veto do poder executivo para entrar em vigor. No caso mencionado, o projeto de lei foi submetido na Câmara Municipal de São Paulo e teve a aprovação imediata do Prefeito Bruno Covas.

    A Prefeitura de São Paulo aderiu ao Compromisso Global da Nova Economia de Plástico, em 2019. A aprovação da proibição de objetos de artefatos de plástico faz parte desse compromisso ético ambiental, mas também haverá ações que promovam grupos de discussões e projetos de todo o setor municipal.

    O objetivo central é a redução do uso de plástico na cidade. O assunto desta questão foi amplamente divulgado em telejornais e em reportagens por se tratar de tema que interfere na vida de todos. É uma questão que pode ser respondida com conhecimento geral. Pede-se que seja apontada a alternativa que indica corretamente qual o artefato de plástico que foi alvo do projeto de lei

    A) INCORRETA – O pacto da redução de plástico está se iniciando e neste momento a atenção está voltada aos canudos.

    B) INCORRETA – Os guardanapos não biodegradáveis não foram objeto deste projeto de lei.

    C) CORRETA – O projeto de lei foi aprovado pelo Prefeito de São Paulo e, tem por objeto o fim do uso de canudos de material plástico.
    O projeto de lei prevê que os estabelecimentos que vendem bebidas não poderão mais fornecer canudos de plástico. A solução possível é a utilização de canudos em papel reciclável, de material comestível ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material.

    D) INCORRETA – Os copos de plástico reutilizados, apesar de não ser objeto da lei, auxiliam na redução de plástico.

    E) INCORRETA - A água sem certificação ambiental não está inserida no projeto de lei e nem no Compromisso Global da Nova Economia.

    RESPOSTA: C