SóProvas


ID
3419674
Banca
VUNESP
Órgão
Valiprev - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Um edifício adquirido para valorização ou obtenção de receitas de aluguéis deve ser classificado no ativo como

Alternativas
Comentários
  • NBC TSP 06 – Propriedade para Investimento

    Propriedade para investimento é a propriedade (terreno ou edificação – ou parte da edificação – ou ambos) mantida para auferir receitas de aluguel ou para valorização do capital, ou para ambas, e, não, para:

    (a) uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços, ou para finalidades administrativas; ou

    (b) venda no curso normal das operações.

    Gab. D

  • Questão sobre a classificação de algumas contas do Ativo no Balanço Patrimonial (BP).

    Conforme Montoto¹, no Ativo representado ao lado esquerdo do Balanço Patrimonial, são agrupados os saldos das contas que representam o conjunto de Bens + Direitos. O Ativo é subdividido em dois grandes grupos: Ativo Circulante (AC) e Ativo Não Circulante (ANC).

    Dentro do AC temos, em regra, aqueles ativos com expectativa que sejam realizados até doze meses após a data do balanço, exemplos de contas que mais aparecem em provas: Estoques, Contas a Receber, Aplicações financeiras de curto prazo, etc.

    Já o ANC é composto por dois tipos de contas: contas especulativas, que podem ser transformadas em dinheiro com relativa facilidade e são contas do Realizável a Longo Prazo, e contas não monetárias, que são as contas do antigo grupo Ativo Permanente que reúnem as contas classificadas nos subgrupos Investimento, Imobilizado, Intangível e Diferido (se ainda não amortizado).

    Feita a revisão, já podemos analisar as alternativas:

    A) Errado, estoque são ativos:
    (a) mantidos para venda no curso normal dos negócios;
    (b) em processo de produção para venda; ou
    (c) na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços.

    Veja que o enunciado não satisfaz nenhuma das definições de estoques.

    B) Errado, no Ativo Imobilizado devem ser classificadas as contas que representam aplicações de recursos em bens tangíveis usados pela Entidade (empresa). Bens tangíveis são bens corpóreos, de acordo com a NBC TG 27 (CPC 27) e com a Lei societária n. 6.404/76.
    Para ser classificado como imobilizado, o edifício deveria ser destinado à manutenção das atividades, por exemplo: uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos.

    C) Errado, no Intangível são classificadas as contas que representem bens incorpóreos de uso, isto é, utilizados nas atividades da empresa, não monetários e sem substância física. O edifício é um bem corpóreo.

    D) Certo, conforme CPC 28, propriedade para investimento é:

    “A propriedade (terreno ou edifício – ou parte de edifício – ou ambos) mantida (pelo proprietário ou pelo arrendatário como ativo de direito de uso) para auferir aluguel ou para valorização do capital ou para ambas e, não, para: 
    (a) uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para finalidades administrativas; ou
    (b) venda no curso ordinário do negócio “


    DICA: Repare como o conceito se contrapõe ao da alternativa B – Ativo imobilizado. É pegadinha constante das bancas. Não confunda:
    - Edifício mantido para venda ou uso na manutenção das atividades é Imobilizado
    - Edifício mantido para auferir aluguel ou valorização do capital é Investimento – Propriedade para Investimento

    E) Errado, neste subgrupo, são alocadas as contas que representam os valores aplicados com a intenção e/ou possibilidade de conversão em dinheiro a longo prazo. Exemplos: Aplicações em Instrumentos Financeiros, Contas a Receber de clientes; Direitos a Receber, etc.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    ¹ Montoto, Eugenio Contabilidade geral e avançada esquematizado® / Eugenio Montoto – 5. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018.
  • CPC 27

    Ativo imobilizado é o item tangível que:

    (a)é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e

    (b)se espera utilizar por mais de um período

    Correspondem aos direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram a ela os benefícios, os riscos e o controle desses bens

    CPC 16

    Estoques são ativos:

    (a)mantidos para venda no curso normal dos negócios;

    (b)em processo de produção para venda; ou

    (c) na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços.

  • GAB: D

    Imobilizado x Propriedade para Investimento

    Propriedade para investimento é a propriedade (terreno ou edifícios) mantida para auferir aluguel ou para valorização do capital ou para ambas.

    CPC 27-Ativo imobilizado é o item tangível que:

    (a) é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e

    (b) se espera utilizar por mais de um período.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Imobilizado -aluguel vinculado à atividade da empresa (residência alugada para trabalhadores).

    Propriedade para investimento-aluguel não estiver vinculado à atividade da empresa e se destina apenas a gerar renda.

    Fonte: Material do Estratégia

  • Letra (d)

    NBC TSP 06 - Propriedade para investimentos

    Ex. Edifício de propriedade da entidade (ou mantido pela entidade em arrendamento mercantil financeiro) e que seja arrendado sob um ou mais arrendamentos mercantis operacionais com fins comerciais.

    Ex. 2. Edifício que esteja desocupado, mas mantido para ser arrendado sob um ou mais arrendamentos mercantis operacionais com fins comerciais a terceiros.