SóProvas


ID
3419749
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Iguape - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente da Câmara dos Deputados defendeu nesta sexta-feira (10/07), no Supremo Tribunal Federal (STF), a manutenção do resultado da votação, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que se refere à redução da maioridade penal.

(http://noticias.terra.com.br. Adaptado)


A PEC trata da redução da maioridade penal de 18 para

Alternativas
Comentários
  • Letra A 16 anos apenas em casos de crimes hediondos como estupro e homicídio intencional.

  • A redução da maioridade penal esteve em debate durante bastante tempo na sociedade brasileira. A argumentação é sólida, tanto entre aqueles que apoiam e aqueles que são contrários à aprovação da medida legal.
    A proposta de emenda constitucional que reduz a maioridade penal tramita no congresso desde 1993 e ainda não foi sancionada. Os debates pró e contra se mantém deste então. Em 2015 houve uma votação favorável em primeiro turno, no início de julho, com 323 votos favoráveis e 155 contrários na Câmara de Deputados mas não obteve aprovação no Senado e não foi sancionada pela presidência.
    Uma das propostas do governo Bolsonaro é de voltar à discussão do tema.

    A questão proposta pede que seja apontada, em uma das alternativas apresentadas, qual é a base da proposta de redução da maioridade penal.(PEC) Como é uma questão de memorização é difícil apresentar uma argumentação que justifique a incorreção de uma alternativa. A resposta é do tipo “é" ou “não é".

    A) CORRETA - Esta é a proposta correta: redução para 16 anos em crimes hediondos.
    B) INCORRETA – O limite da PEC é 16 e não 15 anos
    C) INCORRETA - Além da proposta da PEC não ser 15 anos, não se pode considerar um jovem “irrecuperável".
    D) INCORRETA - A redução seria para crimes hediondos e o tráfico de drogas não é classificado desta forma.
    E) INCORRETA - Há um equívoco fundamental nesta opção que é a redução para 15 anos. E assaltos não são considerados hediondos embora assassinato o seja.

    RESPOSTA: A