SóProvas


ID
3420277
Banca
IBADE
Órgão
IBGE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Léia o texto a seguir e responda ao que se pede.



Texto 1


                                                        Água


A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera. Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.

       A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerado um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. A preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas.

Água no Brasil

     O Brasil é um país abundante em recursos hídricos, representando cerca de 12% do total mundial. Contudo, sua distribuição não é uniforme no território. Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), a água doce é distribuída nas regiões brasileiras da seguinte maneira: Região Norte corresponde a 68% dos recursos hídricos; Região Centro-Oeste corresponde a 16% dos recursos hídricos; Região Sul corresponde a 7% dos recursos hídricos; Região Sudeste corresponde a 6% dos recursos hídricos e Região Nordeste corresponde a 3% dos recursos hídricos.

    Quanto à Distribuição de água no Brasil, há um contraste visível em relação à distribuição populacional. A Região Norte, que detém o maior volume de água doce do país, é a região com menor densidade demográfica, ou seja, é uma das regiões menos povoadas, contando com apenas 7% da população. Já a Região Sudeste, a mais povoada do país com cerca de 42,63% da população, conta com apenas 6% da disponibilidade de recursos hídricos.

      No que tange ao desperdício de água, o Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente, desperdiça entre 20% a 60% da água destinada ao consumo ao longo da distribuição. Os hábitos dos brasileiros também não favorecem a economia de água, já que boa parte dessa substância é desperdiçada seja em uso pessoal ou atividades de limpeza.



(Texto adaptado de

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm, acesso em

janeiro de 2020).





Texto 2 


Planeta Água

Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão

E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos


Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção

Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão

Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação

Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra


Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água


Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra planeta água.


Guilherme Arantes

(Fonte: https://www.letras.mus.br/guilherme-arantes/46315/, acesso em janeiro de 2020.)



Sendo considerada um “recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra.”, o texto destaca que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? De acordo com o texto: A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera. Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Para resolver de forma mais estratégica questões de interpretação e compreensão textual, o(a) candidato(a) deve atentar para os seguintes procedimentos de leitura das opções:
    (I)Identificação e análise de momentos pontuais do texto.
    (II)Identificação e análise das ideias centrais do texto.
    Quando se tratar de identificar e analisar os elementos específicos do texto (A), devemos retornar a ele e destacar o fragmento do qual a passagem presente no enunciado foi transcrita. Esse procedimento nos permite fazer uma análise mais precisa de cada opção, possibilitando, inclusive, verificar imediatamente quando essas opções apresentam informações que não se encontram no fragmento de origem (extrapolação do conteúdo); que mostram equívocos em relação ao que se desenvolve no trecho retirado do texto (divergências de conteúdo); e, ainda, que destacam apenas parte de uma informação textual em detrimento do todo (redução de conteúdo).
    No caso de a banca solicitar interpretação e compreensão das ideias centrais da leitura em questão (B), deve-se atentar para outro procedimento: o mapeamento textual. Neste, é preciso saber que a ideia central de um texto pode aparecer tanto explícita quanto insinuada, no primeiro parágrafo (introdução), e, explicitamente, no último (conclusão).
    Na questão Q1140090, cobra-se do candidato(a) um momento específico do texto, mais pontualmente a passagem em que a água é descrita como “recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra". Assim, devemos aplicar o procedimento de leitura (I), mencionado anteriormente. Nesse caso, precisamos localizar no texto o trecho do qual o fragmento presente no enunciado foi extraído:
    “A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera. Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal".
    No fragmento acima, reconhecemos a palavra “essencial" como a mais importante para caracterizar o ponto de vista do autor. Para contextualizar de forma sintetizada sua opinião, ele insere, na sequência, frases que poderiam ser lidas como os porquês que justificam o caráter essencial da água: a água é essencial PORQUE constitui o planeta; PORQUE também compõe parte do nosso corpo; PORQUE é utilizada em atividades essenciais do ser humano. 
    A partir do momento que sublinhamos os conteúdos que justificam a palavra-chave do fragmento, podemos analisar cada opção, com a intenção de eliminar o que for extrapolação de conteúdo, ou seja, que traga para o candidato algo que não relacione a água com a constituição do planeta, nem com a composição do corpo humano, nem com as atividades essenciais aos homens. Outra finalidade no exame das opções é a de desconsiderar o que for divergência de conteúdo, isto é, o que negar as justificativas referentes à palavra “essencial", ou ainda, o que for diferente delas. Por fim, também podemos eliminar as opções que não tratam da ideia totalizante presente no trecho de origem, que diz respeito à relevância da água em nossas vidas.

    Vejamos, finalmente, as opções para aplicar os métodos de eliminação mencionados.

    A) A água é uma substância usada em atividades essenciais ao ser humano.
    Comentário correto. Pelo fragmento de origem, notamos que, dentre as justificativas para que a água seja considerada essencial, encontra-se o fato de ela fazer parte de atividades igualmente essenciais para os homens, como agricultura, por exemplo, o que se apresenta na letra A.


    B) o desperdício não compromete o uso da água.
    Errado. Extrapolação de conteúdo: no trecho de origem, não se aborda a questão do desperdício de água.

    C) o brasileiro não considera a água importante.
    Errado. Divergência de conteúdo: o comentário da opção C nega a informação-chave do fragmento de origem – a de que a água é fundamental para o planeta, para a composição do corpo humano e para as atividades mais importantes dos homens.

    D) a produção agrícola é uma atividade essencial.
    Errado. Redução de conteúdo: notemos que a informação original é a de que a água é essencial para as atividades mais importantes do homem, como a produção agrícola. Logo, reduz-se essa afirmativa quando não se relaciona a atividade agrícola à água. No texto, o que se destaca é a água como substância essencial, a qual está presente na rotina de atividades também essenciais, como a agricultura.

    E) a hidrosfera é o desperdício de água.
    Errado. Extrapolação de conteúdo: no fragmento de origem NÃO há menção à questão do desperdício de água, embora a palavra hidrosfera esteja presente. Essa extrapolação já é o suficiente para eliminar a letra E.
    Resposta: A
    Dica: em questões de interpretação e compreensão de textos, além das estratégias de leitura das opções, como vimos, o candidato pode, também, resolver a questão da seguinte forma: 1) identificar sobre o que se fala na passagem destacada no enunciado, ou o seu TEMA; 2) destacar a palavra-chave referente ao que se fala. Depois disso, o (a) aluno (a) deve eliminar tudo o que não for referente ao que se fala (tema) e/ou ao que não tiver relação com a palavra-chave. Assim, na opção A, fala-se da ÁGUA e a palavra-chave atribuída a ela é ESSENCIAL e, por essa razão essa opção é a correta. Em todas as outras opções, a água não é tema e, quando aparece um termo sinônimo à palavra-chave (opção C, com “importante", por exemplo), há a negação desta, invalidando o comentário.
  • caberia a alternativa "D" de boa!

  • Gabarito A tranquilo

  • Fiquei com a letra "A" por ter achado ela mais abrangente que a letra "D".

  • Gente, apesar da D ser coerente, momento algum o texto frisou sobre atividades agrícolas. Nao fujam do texto, essa questão é muito fácil, seria osso erra-la durante a prova.

  • O mais obvio realmente é a letra A, qualquer outra questão fugiria do contexto.