SóProvas


ID
3420304
Banca
IBADE
Órgão
IBGE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Léia o texto a seguir e responda ao que se pede.



Texto 1


                                                        Água


A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera. Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.

       A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerado um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. A preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas.

Água no Brasil

     O Brasil é um país abundante em recursos hídricos, representando cerca de 12% do total mundial. Contudo, sua distribuição não é uniforme no território. Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), a água doce é distribuída nas regiões brasileiras da seguinte maneira: Região Norte corresponde a 68% dos recursos hídricos; Região Centro-Oeste corresponde a 16% dos recursos hídricos; Região Sul corresponde a 7% dos recursos hídricos; Região Sudeste corresponde a 6% dos recursos hídricos e Região Nordeste corresponde a 3% dos recursos hídricos.

    Quanto à Distribuição de água no Brasil, há um contraste visível em relação à distribuição populacional. A Região Norte, que detém o maior volume de água doce do país, é a região com menor densidade demográfica, ou seja, é uma das regiões menos povoadas, contando com apenas 7% da população. Já a Região Sudeste, a mais povoada do país com cerca de 42,63% da população, conta com apenas 6% da disponibilidade de recursos hídricos.

      No que tange ao desperdício de água, o Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente, desperdiça entre 20% a 60% da água destinada ao consumo ao longo da distribuição. Os hábitos dos brasileiros também não favorecem a economia de água, já que boa parte dessa substância é desperdiçada seja em uso pessoal ou atividades de limpeza.



(Texto adaptado de

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm, acesso em

janeiro de 2020).





Texto 2 


Planeta Água

Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão

E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos


Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção

Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão

Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação

Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra


Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água


Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra planeta água.


Guilherme Arantes

(Fonte: https://www.letras.mus.br/guilherme-arantes/46315/, acesso em janeiro de 2020.)



Muito comum em nossa língua do cotidiano, o pronome “onde” é constantemente trocado por aonde, muitas vezes de maneira indevida.

Identifique o uso correto, indicando lugar, a partir do trecho: “Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção/Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Moro na casa onde nasceram meus pais (=nasceram em algum lugar, pronome relativo "onde" usado corretamente como um relativo que retoma um lugar).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!? 

  • Para você responder corretamente a uma questão sobre o uso do ONDE, é necessário saber:
    (I) Somente usamos ONDE em referência a palavras que expressem ideia de LUGAR.
    (II) Somente existirá PREPOSIÇÃO antes do ONDE como “aonde", por exemplo, se o VERBO DA ORAÇÃO em que ele está presente PEDIR PREPOSIÇÃO.

    Com base nestas regras, a orientação é verificar as opções, inicialmente, de forma panorâmica, isto é, sem análise profunda num primeiro momento, pois a intenção é eliminar aquelas em que o ONDE não estiver se conectando a palavras com ideia de LUGAR. Aplicando essa orientação, consideremos:    ELIMINAR - SEM IDEIA DE LUGAR;
    ANALISAR - COM IDEIA DE LUGAR
    .

    Sendo assim, teremos:
    A) Você vai onde?
    ANALISAR - com ideia de lugar: a palavra anterior a ONDE é o verbo IR, indicativo da ideia de lugar.

    B) A sociedade onde a violência cresce é assustadora.
    ELIMINAR - sem ideia de lugar: a palavra anterior a ONDE é “sociedade", que não expressa ideia de lugar.

    C) Em 2019, onde a tecnologia se tornou nossa maior inimiga.
    ELIMINAR - sem ideia de lugar: a expressão anterior a ONDE é “em 2019", que não expressa ideia de lugar, e sim de tempo.

    D) Moro na casa onde nasceram meus pais.
    ANALISAR - com ideia de lugar: a palavra anterior a ONDE é CASA, cujos sentidos previstos incluem sentidos de lugar.

    E) Aonde crescemos é meu lugar preferido. 
    ANALISAR - com ideia de lugar: reorganizando o período, teríamos, MEU LUGAR PREFERIDO É AONDE CRESCEMOS. Verifica-se que a palavra AONDE está associada a “meu lugar preferido", o que é suficiente para que esta opção seja analisada.
    Pela ordem das opções que sinalizamos como ANALISAR, examinemos uma por uma, para encontrar a resposta certa:

    A) Você vai onde?
    ERRADA.
    A palavra anterior a ONDE é o verbo IR, indicativo da ideia de lugar, PORÉM o sentido do verbo é de LUGAR EM MOVIMENTO, porque quem vai VAI A ALGUM LUGAR. Por essa razão, a preposição A, pedida pelo verbo IR, deve se posicionar na frente de ONDE: VOCÊ VAI AONDE? A letra, por esse motivo, não é a resposta.

    D) Moro na casa onde nasceram meus pais.
    CORRETA.
    A palavra anterior a ONDE é CASA cujos sentidos previstos incluem a ideia de lugar. NO ENTANTO, quando o ONDE INTRODUZ UMA ORAÇÃO, que é o caso da letra D, PRECISAMOS TER MAIS UM RACIOCÍNIO, ALÉM DA CONSIDERAÇÃO DO SIGNIFICADO DE LUGAR. Separando as orações do período da letra D, teremos, duas orações:
                                       1. [ Moro na casa] / 2. [ONDE nasceram meus pais]

    O que se apresenta no período anterior, são duas orações subordinadas, porque a segunda é dependente sintaticamente da primeira, isto é, é parte da anterior e sem ela não existe. O ONDE, quando introduz uma oração, a qual será sempre subordinada, terá a função de se referir a um termo da oração anterior ou explicando-o (nesse caso, antes desse elemento conectivo existirá uma vírgula), ou restringindo o seu sentido (nesse caso, antes do ONDE, não haverá vírgula). Em ambas as situações, o ONDE será um PRONOME RELATIVO, pois retoma termo da oração anterior; e introduzirá uma ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA. Se a oração tiver vírgula, será classificada como ADJETIVA EXPLICATIVA; caso contrário, será uma ADJETIVA RESTRITIVA.
    No exemplo da letra D, como não há vírgula antes do pronome ONDE, a oração que este introduz é uma SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA. Porém, tanto com orações adjetivas explicativas quanto com restritivas, DEVEMOS VERIFICAR SE O VERBO DA ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA – ou seja, a oração introduzida pelo ONDE – PEDE PREPOSIÇÃO. Em caso afirmativo, essa PREPOSIÇÃO SE POSICIONA NA FRENTE DO PRONOME RELATIVO ONDE.
    Aplicando essa regra, dentro da oração introduzida pelo ONDE, há o verbo NASCER, o qual não pede preposição, pois quem nasce NASCE. Sendo assim, a escrita da segunda oração ESTÁ CORRETA, POIS NÃO HÁ PREPOSIÇÃO ANTES DO ONDE, de maneira a se registrar [ONDE nasceram meus pais].
    E) Aonde crescemos é meu lugar preferido.
    ERRADA.
    Reorganizando o período, teríamos, MEU LUGAR PREFERIDO É AONDE CRESCEMOS. Verifica-se que a palavra AONDE está associada a “meu lugar preferido", o que é suficiente para que esta opção seja analisada. ENTRETANTO, aplicando a metodologia de análise explicada na opção D e dividindo o período da letra E em orações, teríamos:
                                          1. [Meu lugar preferido é]/ 2. [AONDE CRESCEMOS]

    Notamos que a oração de número 2 é classificada como subordinada adjetiva restritiva, porque: (1) É introduzida pelo pronome ONDE; (2) Não apresenta vírgula antes do pronome (3) Restringe a ideia de lugar preferido (local do crescimento das pessoas envolvidas). Logo, depois dessas constatações, é só verificar qual é o verbo que está dentro dessa oração adjetiva, para examinar se este pede ou não preposição. Pedindo, a preposição irá para frente do ONDE. Como a sugestão da opção D é que tenhamos, na verdade, AONDE, e não ONDE, podemos inferir que, o A de AONDE seria uma suposta preposição pedida pelo verbo da oração, o qual, nesse caso é CRESCER. Assim sendo, a proposta de escrever AONDE em lugar de ONDE está errada, visto que o verbo CRESCER não pede preposição alguma, muito menos A, pois quem cresce CRESCE.

    Resposta: D
  • Achei essa difícil! 

  • Complementado..

    A) Você vai onde?

    Vc usa onde quando houver ideia de lugar

    Onde também pode ser trocada por em que

    Em regra trabalha com a preposição (em)

    Você vai (a) algum lugar.

    O aonde trabalha com a preposição (a)

    Donde trabalha com a preposição (de)

    B) A sociedade onde a violência cresce é assustadora.

    Sociedade não é lugar.

    C) Em 2019, onde a tecnologia se tornou nossa maior inimiga.

    Mesma lógica..

    D) Moro na casa onde nasceram meus pais.

    Onde =também pode ser trocado por " em que".

    E) Aonde crescemos é meu lugar preferido

    Crescemos em algum lugar..(em)

    Sucesso, bons estudos não desista

  • Aonde - IDEIA DE MOVIMENTO

    onde - LUGAR PARADO , ALGO SENTIMENTAL , PARADO

  • GABARITO: LETRA D

    Diferença entre onde e aonde:

    Para começar, vamos lembrar de uma coisa:

    -Onde = ideia de permanência

    -Aonde = ideia de movimento

    A palavra "onde" indica o lugar onde está ou em que se passa um acontecimento. Está ligada a verbos que expressam permanência.

    Exemplos:

    -Onde ela está?

    -Não sei onde começar a caminhada.

    -Onde está o dinheiro?

    Já a palavra "aonde" indica movimento ou aproximação e está ligada a verbos que expressam essa ideia.

    Exemplo:

    -Aonde você quer ir?

    -Aonde vai com tamanha pressa?

    -Vamos aonde ele quiser ir.

    FONTE: https://www.todamateria.com.br/uso-do-onde-e-aonde/

  • Onde: "Em que lugar" - Usado com termos que pedem preposição "em". Ex: A faculdade onde estudo entrou em grave.

    "Quem estuda, estuda em"

    Aonde: " A que lugar" - Usados com termos que pedem preposição "a". Ex: Aonde você vai? "Quem vai, vai a"

    OBS: Onde/ Aonde sempre se referem a lugar (NUNCA A COISA)

    Ex: O emprego onde eu estava era ruim (ERRADO)

    EX: As fotos onde eu escolhi foram publicadas. (ERRADO)

    Quando for relacionar a "COISA" usar sempre outro pronome relativo para lugar.

  • Onde: "Em que lugar" - Usado com termos que pedem preposição "em". Ex: A faculdade onde estudo entrou em grave.

    "Quem estuda, estuda em"

    Aonde: " A que lugar" - Usados com termos que pedem preposição "a". Ex: Aonde você vai? "Quem vai, vai a"

    OBS: Onde/ Aonde sempre se referem a lugar (NUNCA A COISA)

    Ex: O emprego onde eu estava era ruim (ERRADO)

    EX: As fotos onde eu escolhi foram publicadas. (ERRADO)

    Quando for relacionar a "COISA" usar sempre outro pronome relativo para lugar.

  • Uma dica coloque sempre a oração na ordem direta para não errar!

    Moro na casa onde nasceram meus pais. (ordem indireta)

    Meus pais nasceram na casa onde moro. (ordem direta)

  • AONDE é CVC-IR:

    Chegar

    Voltar

    Comparecer

    Ir

    Voltar

  • Gabarito Letra D

    a)Você vai onde?  ERRADA.

    O CORRETO É "AONDE".

    -----------------------------------------------------------

    b)A sociedade onde a violência cresce é assustadora. ERRADA

    -----------------------------------------------------------

    c)Em 2019, onde a tecnologia se tornou nossa maior inimiga. ERRADA

     

    2019 não é lugar fixo, pois o onde se refere a lugar.

    -----------------------------------------------------------

    d)Moro na casa onde nasceram meus pais. GABARITO.

    Certo, pois casa se refere a lugar fixo.

    -----------------------------------------------------------

    e)Aonde crescemos é meu lugar preferido. ERRADA

    O CERTO É ONDE.

  • Lembrar que "onde" retoma ideia apenas de lugar ou espaço.

  • Letra D

    Pronome ONDE:

    -Só retoma lugares.

    -Função sintática de adjunto adverbial.

    -Na dúvida sobre colocar o ONDE, AONDE, ONDE, sempre veja a regência do verbo.

    Onde = " em ".

    Donde = "de"

    Aonde = " a "

    Fonte: Prof: Elias Santana, Gran cursos. RESISTINDO!!!

  • Aprendi este macete no ginásio: Aonde da ideia de movimento.

  • Por que não e a letra B ?

  • onde= ideia de lugar