-
GABARITO: LETRA E
a) ?Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à qualquer parte.? ? crase incorreta antes do pronome indefinido, o correto é somente a preposição "a" (=a qualquer parte).
b) ?Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à outros povos.? ? crase incorreta antes do pronome indefinido, o correto é somente a preposição "a" (=a outros povos).
c) ?Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à muitas cidades.? ? crase incorreta antes do pronome indefinido, o correto é somente a preposição "a" (=a muitas cidades).
d) ?Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à populações.? ? crase incorreta antes de substantivo no plural, o correto é somente a preposição "a" ou "às" (=a populações ou às populações).
e) ?Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à população.? ? levam a fertilidade a algo (preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "população" (=crase).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!?
-
"...FERTILIDADE AO POVO."
-
Sempre que você for examinar uma questão sobre crase, resgate a regra geral, para que, a partir dela, possamos identificar os três princípios gerais de análise, os quais garantem rápida resolução da questão. Vejamos:
Regra Geral da formação da CRASE:
A crase é um fenômeno linguístico de junção de um A, PREPOSIÇÃO, com outro, ARTIGO DEFINIDO FEMININO.
Sendo assim, por meio das palavras em caixa alta, podemos construir os três princípios fundamentais da CRASE:
(I)
A crase é um fenômeno antimasculino, já que se faz com um artigo definido feminino.
ERRADO: andou
à pé/ Temia à Deus/ Referiu-se à transporte público
(II)
A crase é um fenômeno antiverbal, pois verbo não tem gênero.
ERRADO: reunião à realizar-se/ Ele está à trabalhar.
(III)
A crase é um fenômeno de especificação, uma vez que é realizada com um artigo definido. Assim, diante de palavras indefinidas e de generalização, bem como da estrutura A + PALAVRA FEMININA NO PLURAL, que dá sentido de generalização, NÃO HAVERÁ CRASE.
ERRADO: entregou a chave À todos os homens do escritório/ entregou a chave À várias meninas da escola/ entregou a chave À meninas do prédio.
Depois de esclarecidos os princípios da CRASE podemos analisar rapidamente a questão, pois já teremos condições de eliminar as opções incorretas, verificando que palavras estão posicionadas depois do À. Se estas forem masculinas; verbos; e indefinidas ou generalizantes, sabemos que não haverá possibilidade de formação da CRASE. Analisemos:
A) “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à qualquer parte."
ERRADA.
QUALQUER é pronome indefinido. Sendo um termo que expressa indefinição, isso já seria suficiente para se eliminar a opção A.
B) “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à outros povos."
ERRADA.
Assim como explicado na letra A, a palavra OUTROS, posicionada depois do À, na opção B, é pronome indefinido. Por essa razão, não pode haver crase com o exemplo presente na letra B. Além disso, o referido pronome está no gênero masculino, o que também seria motivo para invalidar esta opção como resposta.
C) “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à muitas cidades."
ERRADA.
Para eliminar a opção C com segurança, precisamos lembrar de uma particularidade gramatical da palavra MUITO:
•se ela estiver acompanhando um SUBSTANTIVO, será classificada como PRONOME INDEFINIDO; no entanto, caso ela acompanhe um adjetivo, verbo, ou até mesmo, outro advérbio, será identificada como ADVÉRBIO.
•assim, por exemplo, em muito bonita; muito trabalhou; e fala muito rapidamente, temos o MUITO como ADVÉRBIO, pelas palavras que o acompanham (respectivamente, adjetivo, verbo, advérbio de modo). Já em muito dinheiro, MUITO é pronome indefinido, pois, além de acompanhar o substantivo DINHEIRO, expressa sentido de quantidade indefinida, e não de intensidade, como nos exemplos anteriores.
Sendo assim, no exemplo da opção B, como em MUITAS CIDADES, a palavra sublinhada acompanha o substantivo CIDADES, podemos reconhece-la como PRONOME INDEFINIDO, fator que impossibilita a formação da crase, pelo sentido de indefinição, mesmo estando o pronome flexionado no gênero feminino.
D) “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à populações."
ERRADA.
Como visto nos princípios gerais da crase, a estrutura A + PALAVRA FEMININA NO PLURAL expressa sempre sentido de generalização. Por esse motivo, não podemos usar o acento da crase (acento grave) no A antes da palavra POPULAÇÕES.
E) “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à população."
CORRETA.
Observemos que, se a palavra que vem depois do À é feminina e está no singular, significa que ela admite artigo definido feminino singular A. Como o verbo anterior, LEVAR, pede dois complementos – um, sem preposição, e outro, com preposição -, haverá, portanto, a junção da preposição A, pedida pelo verbo LEVAR, com o artigo definido feminino A, que acompanha a palavra “população". Por isso, a crase ocorre sinalizando a letra E como resposta da questão.
Resposta: E
-
Sabendo que não se pode usar crase no singular com palavra no plural, já dá para eliminar as letras B, C e D.
A) Diante pronome indefinido não se usa crase.
E) Gabarito.
-
Questão gostosa de se responder!
-
Rápido igual uma bala:
A)
Não usamos crase diante da maioria dos pronomes com exceção: dona, madame, senhora, senhorita.
B) quando o "a" está sozinho e o termo posterior for plural = não utilize crase.
A crise causou temor a empresários.
C) segue a mesma lógica..
D) segue a mesma lógica.
E) faça uma troca rápida por uma palavra masculina. Se latir=aparecer "ao" = crase.
Sucesso, bons estudos não desista.
-
GAB. E
A) Sem crase antes de pronome indefinido. A crase é, via de regra, o encontro entre o artigo definido 'a' e preposição 'a'. Dessa forma, antes de pronomes indefinidos (algum, muitos, pouco, pouca, nenhum etc) NÃO há crase.
B) Sem crase antes de pronome indefinido. A crase é, via de regra, o encontro entre o artigo definido 'a' e preposição 'a'. Dessa forma, antes de pronomes indefinidos (algum, muitos, pouco, pouca, nenhum etc) NÃO há crase.
C) Sem crase antes de pronome indefinido. A crase é, via de regra, o encontro entre o artigo definido 'a' e preposição 'a'. Dessa forma, antes de pronomes indefinidos (algum, muitos, pouco, pouca, nenhum etc) NÃO há crase.
D) A crase no singular não deve ser empregada junto a palavras no plural. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for feminina, mas plural, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
E)Verbo transitivo indireto: leva (aquilo que leva, leva a algo). O verbo levar exige a preposição a no sentido de fazer atingir um resultado, fazer chegar a um resultado: a prática faz chegar à perfeição. A perfeição, portanto, é resultante da prática. A junção da preposição a com o artigo a causa a crase: à.
-
GABARITO: LETRA E
COMPLEMENTANDO:
Principais casos em que não ocorre a crase:
* Antes de palavra masculina
* Em locução feminina que indique instrumento (ex: Ela escreveu o texto a caneta)
* Antes de verbo
* Entre palavras repetidas que formem uma expressão (ex: cara a cara)
* Antes de artigo indefinido
* Quando o A estiver no singular e a palavra posterior estiver no plural
* Antes dos seguintes pronomes:
a) De tratamento (exceções: senhora, senhorita, dona e madame)
b) Relativos (exceção: à qual, às quais)
c) Indefinidos (exceção: outra(as))
d) Demonstrativos (exceções: àquele, àquela, àquilo)
e) Pessoais
FONTE: QC
-
GABARITO E
Principais casos PROIBIDOS de crase cobrados em concurso:
antes de palavras masculinas
antes de palavras no plural (com a crase no singular; o correto seria com a crase tambem no plural)
antes de alguns pronomes
antes de palavras repetidas
antes de verbos
bons estudos
-
Gabarito: E
REGRINHAS QUE USO PARA RESPONDER VÁRIAS QUESTÕES
USA-SE CRASE
Antes de palavras femininas, que podem ser substituídas por um termo masculino semelhante.
Fui AO mercado. A (preposição) + O (artigo) = AO
NÃO SE USA CRASE
→ Antes de palavras masculinas.
→ Antes de verbos.
→ Antes de artigos indefinidos (UM, UNS, UMA, UMAS).
→ Antes de pronomes pessoais.
→ Antes de pronomes indefinidos.
→ Antes de pronomes demonstrativos.
Qualquer erro nos comentários me comuniquem, meu objetivo é passar meus resumos e ajudar na aprovação do senhores! Forte abraço.
“Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à população.”
-
Mel na chupeta
-
A questão exige conhecimento de crase e parar resolvê-la é preciso encontrar nas alternativas uma que ao fazer a troca pelo termo em destaque a crase seria introduzida. Teremos que analisar a frase em destaque antes. Vejamos:
“Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão”
Temos na frase a contração da preposição A regida pelo verbo levar + o artigo indefinido O que acompanha o nome masculino logo a sua frente. Queremos encontrar nas alternativas um termo feminino que aceita o artigo definido A para criar o verbo da crase com a junção da preposição + artigo.
a) " levam a fertilidade à qualquer parte.”, está errada o uso da crase, pois não aceita crase antes de pronome indefinido. INCORRETA.
b) " levam a fertilidade à outros povos.", aqui está errada por dois motivos: não tem crase singular diante de palavra no plural e não tem crase antes de pronome indefinido. INCORRETA.
c)" levam a fertilidade à muitas cidades.”, mesma regra a alternativa anterior. INCORRETA.
d) " levam a fertilidade à populações.” , não aceita crase singular diante de palavra no plural. INCORRETA.
e) levam a fertilidade à população.”, temos uma palavra feminina POPULAÇÃO que tem como acompanhante um artigo definido A que se une a preposição regida pelo verbo LEVAR ocasionando assim o evento da crase. CORRETA.
GABARITO E
-
LETRA A - “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à qualquer parte.” [Diante de pronome indefinido]
LETRA B - “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à[aos] outros povos.” [
LETRA C - “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à muitas cidades.” [Diante de pronome indefinido]
LETRA D - “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à[s] populações.”
LETRA E - “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à população.”
-
Crase no singular com plural não pode