SóProvas


ID
3420310
Banca
IBADE
Órgão
IBGE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Léia o texto a seguir e responda ao que se pede.



Texto 1


                                                        Água


A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera. Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. Essa substância é utilizada em atividades essenciais ao ser humano, como a produção agrícola, e também usada como solvente universal.

       A água era considerada um recurso inesgotável. Contudo, desde que foi considerado um símbolo de riqueza, por ter sido transformada em uma mercadoria, passou também a ser sinônimo de conflito. O mau uso, o desperdício, sua distribuição, bem como sua ocorrência são responsáveis por criar conflitos em diversas regiões do mundo. A preocupação com a disponibilidade de água é pauta frequente nas discussões ambientais e geopolíticas.

Água no Brasil

     O Brasil é um país abundante em recursos hídricos, representando cerca de 12% do total mundial. Contudo, sua distribuição não é uniforme no território. Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), a água doce é distribuída nas regiões brasileiras da seguinte maneira: Região Norte corresponde a 68% dos recursos hídricos; Região Centro-Oeste corresponde a 16% dos recursos hídricos; Região Sul corresponde a 7% dos recursos hídricos; Região Sudeste corresponde a 6% dos recursos hídricos e Região Nordeste corresponde a 3% dos recursos hídricos.

    Quanto à Distribuição de água no Brasil, há um contraste visível em relação à distribuição populacional. A Região Norte, que detém o maior volume de água doce do país, é a região com menor densidade demográfica, ou seja, é uma das regiões menos povoadas, contando com apenas 7% da população. Já a Região Sudeste, a mais povoada do país com cerca de 42,63% da população, conta com apenas 6% da disponibilidade de recursos hídricos.

      No que tange ao desperdício de água, o Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente, desperdiça entre 20% a 60% da água destinada ao consumo ao longo da distribuição. Os hábitos dos brasileiros também não favorecem a economia de água, já que boa parte dessa substância é desperdiçada seja em uso pessoal ou atividades de limpeza.



(Texto adaptado de

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agua.htm, acesso em

janeiro de 2020).





Texto 2 


Planeta Água

Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão

E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos


Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção

Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão

Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação

Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra


Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água


Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão

Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

Águas que banham aldeias e matam a sede da população

Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra planeta água.


Guilherme Arantes

(Fonte: https://www.letras.mus.br/guilherme-arantes/46315/, acesso em janeiro de 2020.)



Observe o fragmento: “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão” e substitua o complemento destacado pela alternativa devidamente sinalizada com uso de crase.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

     a) ?Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à qualquer parte.? ? crase incorreta antes do pronome indefinido, o correto é somente a preposição "a" (=a qualquer parte).

     b) ?Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à outros povos.? ? crase incorreta antes do pronome indefinido, o correto é somente a preposição "a" (=a outros povos).

     c) ?Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à muitas cidades.?  ? crase incorreta antes do pronome indefinido, o correto é somente a preposição "a" (=a muitas cidades).

     d) ?Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à populações.? ? crase incorreta antes de substantivo no plural, o correto é somente a preposição "a" ou "às" (=a populações ou às populações).

     e) ?Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à população.?  ? levam a fertilidade a algo (preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "população" (=crase).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!? 

  • "...FERTILIDADE AO POVO."

  • Sempre que você for examinar uma questão sobre crase, resgate a regra geral, para que, a partir dela, possamos identificar os três princípios gerais de análise, os quais garantem rápida resolução da questão. Vejamos:

    Regra Geral da formação da CRASE:
    A crase é um fenômeno linguístico de junção de um A, PREPOSIÇÃO, com outro, ARTIGO DEFINIDO FEMININO.
    Sendo assim, por meio das palavras em caixa alta, podemos construir os três princípios fundamentais da CRASE:

    (I) A crase é um fenômeno antimasculino, já que se faz com um artigo definido feminino. ERRADO: andou à pé/ Temia à Deus/ Referiu-se à transporte público

    (II) A crase é um fenômeno antiverbal, pois verbo não tem gênero.
    ERRADO: reunião à realizar-se/ Ele está à trabalhar.

    (III) A crase é um fenômeno de especificação, uma vez que é realizada com um artigo definido. Assim, diante de palavras indefinidas e de generalização, bem como da estrutura A + PALAVRA FEMININA NO PLURAL, que dá sentido de generalização, NÃO HAVERÁ CRASE.
    ERRADO: entregou a chave À todos os homens do escritório/ entregou a chave À várias meninas da escola/ entregou a chave À meninas do prédio.

    Depois de esclarecidos os princípios da CRASE podemos analisar rapidamente a questão, pois já teremos condições de eliminar as opções incorretas, verificando que palavras estão posicionadas depois do À. Se estas forem masculinas; verbos; e indefinidas ou generalizantes, sabemos que não haverá possibilidade de formação da CRASE. Analisemos:

    A) “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à qualquer parte."
    ERRADA. QUALQUER é pronome indefinido. Sendo um termo que expressa indefinição, isso já seria suficiente para se eliminar a opção A.

    B) “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à outros povos." ERRADA. Assim como explicado na letra A, a palavra OUTROS, posicionada depois do À, na opção B, é pronome indefinido. Por essa razão, não pode haver crase com o exemplo presente na letra B. Além disso, o referido pronome está no gênero masculino, o que também seria motivo para invalidar esta opção como resposta.

    C) “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à muitas cidades."
    ERRADA.
    Para eliminar a opção C com segurança, precisamos lembrar de uma particularidade gramatical da palavra MUITO:
    •se ela estiver acompanhando um SUBSTANTIVO, será classificada como PRONOME INDEFINIDO; no entanto, caso ela acompanhe um adjetivo, verbo, ou até mesmo, outro advérbio, será identificada como ADVÉRBIO.
    •assim, por exemplo, em muito bonita; muito trabalhou; e fala muito rapidamente, temos o MUITO como ADVÉRBIO, pelas palavras que o acompanham (respectivamente, adjetivo, verbo, advérbio de modo). Já em muito dinheiro, MUITO é pronome indefinido, pois, além de acompanhar o substantivo DINHEIRO, expressa sentido de quantidade indefinida, e não de intensidade, como nos exemplos anteriores. Sendo assim, no exemplo da opção B, como em MUITAS CIDADES, a palavra sublinhada acompanha o substantivo CIDADES, podemos reconhece-la como PRONOME INDEFINIDO, fator que impossibilita a formação da crase, pelo sentido de indefinição, mesmo estando o pronome flexionado no gênero feminino.

    D) “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à populações."
    ERRADA.
    Como visto nos princípios gerais da crase, a estrutura A + PALAVRA FEMININA NO PLURAL expressa sempre sentido de generalização. Por esse motivo, não podemos usar o acento da crase (acento grave) no A antes da palavra POPULAÇÕES.

    E) “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à população."
    CORRETA.
    Observemos que, se a palavra que vem depois do À é feminina e está no singular, significa que ela admite artigo definido feminino singular A. Como o verbo anterior, LEVAR, pede dois complementos – um, sem preposição, e outro, com preposição -, haverá, portanto, a junção da preposição A, pedida pelo verbo LEVAR, com o artigo definido feminino A, que acompanha a palavra “população". Por isso, a crase ocorre sinalizando a letra E como resposta da questão.

    Resposta: E
  • Sabendo que não se pode usar crase no singular com palavra no plural, já dá para eliminar as letras B, C e D.

    A) Diante pronome indefinido não se usa crase.

    E) Gabarito.

  • Questão gostosa de se responder!

  • Rápido igual uma bala:

    A)

    Não usamos crase diante da maioria dos pronomes com exceção: dona, madame, senhora, senhorita.

    B) quando o "a" está sozinho e o termo posterior for plural = não utilize crase.

    A crise causou temor a empresários.

    C) segue a mesma lógica..

    D) segue a mesma lógica.

    E) faça uma troca rápida por uma palavra masculina. Se latir=aparecer "ao" = crase.

    Sucesso, bons estudos não desista.

  • GAB. E

    A) Sem crase antes de pronome indefinido. A crase é, via de regra, o encontro entre o artigo definido 'a' e preposição 'a'. Dessa forma, antes de pronomes indefinidos (algum, muitos, pouco, pouca, nenhum etc) NÃO há crase.

    B) Sem crase antes de pronome indefinido. A crase é, via de regra, o encontro entre o artigo definido 'a' e preposição 'a'. Dessa forma, antes de pronomes indefinidos (algum, muitos, pouco, pouca, nenhum etc) NÃO há crase.

    C) Sem crase antes de pronome indefinido. A crase é, via de regra, o encontro entre o artigo definido 'a' e preposição 'a'. Dessa forma, antes de pronomes indefinidos (algum, muitos, pouco, pouca, nenhum etc) NÃO há crase.

    D) A crase no singular não deve ser empregada junto a palavras no plural. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for feminina, mas plural, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

    E)Verbo transitivo indireto: leva (aquilo que levaleva a algo). O verbo levar exige a preposição a no sentido de fazer atingir um resultado, fazer chegar a um resultado: a prática faz chegar à perfeição. A perfeição, portanto, é resultante da prática. A junção da preposição a com o artigo a causa a crase: à.

  • GABARITO: LETRA E

    COMPLEMENTANDO:

    Principais casos em que não ocorre a crase:

    * Antes de palavra masculina

    * Em locução feminina que indique instrumento (ex: Ela escreveu o texto a caneta)

    * Antes de verbo

    * Entre palavras repetidas que formem uma expressão (ex: cara a cara)

    * Antes de artigo indefinido

    * Quando o A estiver no singular e a palavra posterior estiver no plural

    * Antes dos seguintes pronomes: 

       a) De tratamento (exceções: senhora, senhorita, dona e madame)

       b) Relativos (exceção: à qual, às quais)

       c) Indefinidos (exceção: outra(as))

       d) Demonstrativos (exceções: àquele, àquela, àquilo)

       e) Pessoais

    FONTE: QC

  • GABARITO E

    Principais casos PROIBIDOS de crase cobrados em concurso:

    antes de palavras masculinas

    antes de palavras no plural (com a crase no singular; o correto seria com a crase tambem no plural)

    antes de alguns pronomes

    antes de palavras repetidas

    antes de verbos

    bons estudos

  • Gabarito: E

    REGRINHAS QUE USO PARA RESPONDER VÁRIAS QUESTÕES

    USA-SE CRASE

    Antes de palavras femininas, que podem ser substituídas por um termo masculino semelhante.

    Fui AO mercado. A (preposição) + O (artigo) = AO

    NÃO SE USA CRASE

    → Antes de palavras masculinas.

    → Antes de verbos.

    → Antes de artigos indefinidos (UM, UNS, UMA, UMAS).

    → Antes de pronomes pessoais.

    → Antes de pronomes indefinidos.

    → Antes de pronomes demonstrativos.

    Qualquer erro nos comentários me comuniquem, meu objetivo é passar meus resumos e ajudar na aprovação do senhores! Forte abraço.

    “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à população.”

  • Mel na chupeta
  • A questão exige conhecimento de crase e parar resolvê-la é preciso encontrar nas alternativas uma que ao fazer a troca pelo termo em destaque a crase seria introduzida. Teremos que analisar a frase em destaque antes. Vejamos:

    “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão

    Temos na frase a contração da preposição A regida pelo verbo levar + o artigo indefinido O que acompanha o nome masculino logo a sua frente. Queremos encontrar nas alternativas um termo feminino que aceita o artigo definido A para criar o verbo da crase com a junção da preposição + artigo.

    a) " levam a fertilidade à qualquer parte.”, está errada o uso da crase, pois não aceita crase antes de pronome indefinido. INCORRETA.

    b) " levam a fertilidade à outros povos.", aqui está errada por dois motivos: não tem crase singular diante de palavra no plural e não tem crase antes de pronome indefinido. INCORRETA.

    c)" levam a fertilidade à muitas cidades.”, mesma regra a alternativa anterior. INCORRETA.

    d) " levam a fertilidade à populações.” , não aceita crase singular diante de palavra no plural. INCORRETA.

    e) levam a fertilidade à população.”, temos uma palavra feminina POPULAÇÃO que tem como acompanhante um artigo definido A que se une a preposição regida pelo verbo LEVAR ocasionando assim o evento da crase. CORRETA.

    GABARITO E

  • LETRA A - “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à qualquer parte.” [Diante de pronome indefinido]

    LETRA B - “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à[aos] outros povos.” [

    LETRA C - “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à muitas cidades.” [Diante de pronome indefinido]

    LETRA D - “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à[s] populações.”

    LETRA E -Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à população.”

  • Crase no singular com plural não pode