SóProvas


ID
3420673
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Patos de Minas - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Os sistemas urbanos são grandes consumidores de água. Todo lançamento de esgoto doméstico em um rio, sem tratamento prévio, origina o zoneamento espacial no corpo hídrico.”

(Troppmair, Helmut. Biogeografia e Meio Ambiente. 9ª ed. Rio de Janeiro. Technical Books 2012. P. 151.)


Relacione adequadamente a zona espacial no corpo hídrico às suas respectivas características.

1. Zona de águas limpas.

2. Zona de degradação.

3. Zona morta.

4. Zona de recuperação.

5. Zona de águas límpidas.


( ) É o trecho do rio em que não há oxigênio dissolvido.

( ) É o trecho do rio antes do lançamento dos efluentes. As condições físico‐químicas e biológicas, ou seja, todo hidroecossistema está em equilíbrio.

( ) É o trecho em que o rio realiza a autodepuração, ou recebe afluentes mais limpos, responsáveis pela lenta reintegração de oxigênio que permite o reaparecimento gradativo dos elementos bióticos.

( ) É o local a partir do qual são restabelecidas as condições bioecológicas iniciais.

( ) Após o lançamento dos esgotos, verifica‐se o enriquecimento por matéria orgânica, a eutrofização com proliferação de micro‐organismos, bactérias e peixes, levando à redução gradativa do oxigênio dissolvido.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • A primeira zona identificada, é a de águas limpas, zona a montante do ponto de lançamento do efluente no corpo receptor. Nesta zona, o efluente irá se misturar com a água do corpo receptor, e com isso teremos uma nova concentração no ponto, denominada: concentração de mistura.

    Após percorrer um determinado trecho no corpo receptor após o seu lançamento, o efluente passa a se dispersar no meio aquático de forma mais significante, diminuindo o consumo de oxigênio dissolvido e aumentando a concentração de DBO.

    Na zona de decomposição ativa, os microrganismos decompositores começam a predominar no ambiente, e o ecossistema começa a se organizar. Nesta zona, a qualidade da água está em seu estado mais deteriorado.

    Nesta zona, a concentração de oxigênio dissolvido na água começa a se recuperar, se elevando a níveis próximos a zona de águas limpas, isto porque, o oxigênio utilizado pelas bactérias é recomposto através da rearação. Além disso, há processos físicos que ocorrem ao longo do trecho que pode fazer com que a concentração de OD se eleve ainda mais, como por exemplo, as turbulências e as velocidades causadas pela morfologia do rio ou córrego. Como consequência, há uma diminuição significativa na concentração de DBO na água.

    GABARITO LETRA : A