GABARITO C
Para melhorar a qualidade de vida no trabalho, é preciso interferir na causa: nas condições de trabalho, na organização de trabalho e nas relações sociais de trabalho.
Condições de trabalho
• Ambiente físico, como sinalização, espaço, ar, luz, temperatura, som; instrumentos, ferramentas, máquinas, documentação; equipamentos materiais arquitetônicos, aparelhagem e mobiliário; a matéria-prima e informacional; o suporte organizacional como informações, suplementos e tecnologias; e a política de remuneração, desenvolvimento de pessoal e benefícios.
Organização do trabalho
• Divisão hierárquica, técnica e social do trabalho, metas, qualidade e quantidade de produção esperada; as regras formais, missão, normas e procedimentos; a duração da jornada, pausas e turnos; ritmos, prazos e tipos de pressão; controles como supervisão, fiscalização e disciplina; a natureza, conteúdo e características das tarefas.
Relações sociais
• Interações hierárquicas, interações coletivas intra e intergrupos e interações externas com clientes, usuários, consumidores, representantes institucionais e fornecedores.
FONTE: GESTÃO DE PESSOAS - PROFª KÁTIA LIMA - GRANCURSOS ONLINE
De acordo com Chiavenato, a QVT envolve uma série de componentes:
→ A satisfação com o trabalho executado.
→ As possibilidades de futuro na organização.
→ O reconhecimento pelos resultados alcançados.
→ O salário percebido.
→ Os benefícios auferidos.
→ O ambiente psicológico e físico do trabalho.
→ A liberdade e responsabilidade de tomar decisões.
→ As possibilidades de participar.