SóProvas


ID
3421159
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Pimenta (1990), a construção do projeto pedagógico na escola é um trabalho coletivo de professores e pedagogos empenhados em colocar sua profissão a serviço da democratização do ensino em nosso país. A escola que se quer democrática precisa definir, a priori, uma nova qualidade, que passa, dentre outras, pelas questões de organização escolar que modifique a realidade que aí está, a partir dessa realidade encontrada. Dessa forma, para a autora, o ponto de partida para construção de um projeto real é

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimentos sobre a construção do Projeto Pedagógico visando a elaboração de um projeto real. É solicitado que o candidato responda a partir do ponto de vista de Pimenta, e para responder à questão bastava conhecer seu documento “A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1 ° Grau". A autora fala sobre a importância do trabalho coletivo entre professores e Pedagogos e expõe o caminho que a escola deve percorrer para a democratização do ensino.
    Vejamos um trecho de sua obra:
    "Admitir um projeto significa ter consciência do que se quer, ou seja, se falo em projeto pedagógico tenho de ter, previamente, clareza de que me estou pautando em determinadas concepções de Educação e de ensino. Acredito que o ponto de partida para o projeto real é a explicitação de que queremos uma Escola Pública democrática - daí a importância de firmarmos o que entendemos por democracia. A escola que se quer democrática precisa definir, a priori, uma nova qualidade, que passa, dentre outras, pelas questões de organização escolar - uma organização escolar que modifique a realidade que aí está, a partir dessa realidade encontrada. "
    Portanto, o ponto de partida para construção de um projeto real é explicitar que se quer uma escola pública democrática e uma concepção de educação e de ensino. Dessa forma, a alternativa que responde a questão é a letra B. 

    Gabarito do professor:B 
  • B

    explicitar que se quer uma escola pública democrática e uma concepção de educação e de ensino.

  • Para Pimenta= projeto pedagógico na escola é um trabalho coletivo de professores e pedagogos empenhados a serviço da democratização(modifique a realidade que aí está). A- O que escola Falida tem haver com o texto? B- segundo a autora o projeto deve ter como a priori a democratização na organização escolar. C- Projetos significativos e democráticos normalmente não são "exclusivo" de um só público, são de toda a escola. D- o texto não diz sobre revisão escolar e sim projetos. E- Estamos falando de projeto e não parte administrativa da escola.
  • A autora fala sobre a importância do trabalho coletivo entre professores e Pedagogos e expõe o caminho que a escola deve percorrer para a democratização do ensino. Vejamos um trecho de sua obra:

    "Admitir um projeto significa ter consciência do que se quer, ou seja, se falo em projeto pedagógico tenho de ter, previamente, clareza de que me estou pautando em determinadas concepções de Educação e de ensino. Acredito que o ponto de partida para o projeto real é a explicitação de que queremos uma Escola Pública democrática - daí a importância de firmarmos o que entendemos por democracia. A escola que se quer democrática precisa definir, a priori, uma nova qualidade, que passa, dentre outras, pelas questões de organização escolar - uma organização escolar que modifique a realidade que aí está, a partir dessa realidade encontrada."

    Portanto, o ponto de partida para construção de um projeto real é explicitar que se quer uma escola pública democrática e uma concepção de educação e de ensino. Dessa forma, a alternativa que responde a questão é a letra B. 

    Fonte: