SóProvas


ID
3421165
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para Veiga, a construção do projeto político-pedagógico é entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo. Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. Para a autora, o projeto político-pedagógico

Alternativas
Comentários
  • A questão trata dos conhecimentos sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a compreensão de sua construção. É exigido do candidato o entendimento em relação ao PPP.
    A qualidade e o sentido da educação escolar está diretamente ligada à elaboração do PPP e à gestão democrática, portanto, não é algo que deva ser construído e arquivado, ele precisa ser vivenciado por todos os envolvidos no PPP.
    Segundo Veiga (2004, p.38), o projeto político Pedagógico:
    busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade."
    Portanto, a alternativa E está em consonância com o exposto acima.
    Gabarito do professor: E 

    Fonte: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação básica e educação superior: projeto político-pedagógico. 3. ed. Campinas: Papirus, 2004.
  • Gabarito: E

    busca um rumo, uma direção, é uma ação intencional com um sentido explícito.

  • O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio-político com os interesses reais e coletivos da população majoritária.

  • Para Veiga= o projeto político- pedagógico supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro (escola como um todo)= refere-se a realidade da escola e que o projeto deve adequar a esse contexto para trazer mudanças futuras. A- " agrupamentos" dá a ideia de um trabalho pedagógico automático, o que não é a ideia de projeto para o autor. B- " conjunto de materiais produzidos pelos alunos" pode ser qualquer coisa. C- um projeto não tem nada haver com a administração e normas de uma escola, mesmo apesar de envolver toda a escola. D- manual não é um projeto. E- Projetos de fim construtivista, buscam uma aprendizagem significativa, justamente o que o autor refere quando diz "promessa frente a determinadas rupturas"
  • Segundo Veiga (2004, p.38), o projeto político Pedagógico:

    busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade."

    Portanto, a alternativa E está em consonância com o exposto acima.

    Fonte: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação básica e educação superior: projeto político-pedagógico. 3. ed. Campinas: Papirus, 2004.

  • Lembrando do sentido explícito do PPP, importantíssimo para não considerarmos como NEUTRO. Toda ação educativa é um ato político.

    @professoramulhermaravilha

  • Ele é um documento, porém não é normativo pois n é uma lei. É isso??