O FGTS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço foi idealizado por Roberto Campos, no início do regime militar e implementado em 1966, durante o governo do general Castelo Branco. A proposta é que seja feita uma poupança para o trabalhador, de forma que ele tenha uma reserva em caso de demissão sem justa causa, doença grave ou para a construção da casa própria. Quando da aposentadoria o trabalhador também retira o total de seu FGTS. Em suma, há regras para que seja feita a retirada.
O governo Bolsonaro liberou a retirada de parcela das contas ativas do FGTS.
A questão pede que seja assinalada uma afirmativa correta acerca desta situação
A) INCORRETA. A proposta da equipe econômica do governo federal não é, ao menos neste momento, a mudança de quaisquer regras acerca do FGTS. Isso não foi anunciado.
B) INCORRETA. Esta proposta de saque livre , a qualquer momento e qualquer quantia, seria uma modificação das regras de saque do FGTS e, não foi o anunciado pelo governo federal.
C) INCORRETA. O saque dos montantes do FGTS não consta das promessas de campanha do presidente . E, só pode sacar o total quem tiver R$ 70,00 em conta. O limite é de R$500,00
D) CORRETA. O objetivo da liberação do saque, embora limitado e por tempo determinado, foi o de estimular o consumo das famílias, de forma a dar fôlego à recuperação da economia
E) INCORRETA. A afirmativa é dúbia. A ideia “grande quantia liberada" pode ser interpretada de duas maneiras. Como um total do país todo e aí, sim, ela é significativa ou, como “grande quantia" para cada trabalhador, sendo, então, um erro. Serão atendidas todas as faixas salariais mas, não de forma igual e o impacto econômico pode ser menor do que o previsto.
RESPOSTA: ALTERNATIVA D