SóProvas


ID
342151
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Segundo a NBR 14931/2004 (Execução de estruturas de concreto – Procedimentos), as juntas de concretagem, sempre que possível, salvo se demonstrado que a junta não provocará a diminuição da resistência do concreto, devem estar localizadas onde

Alternativas
Comentários
  • As juntas de concretagem, sempre que possível, devem ser previstas no projeto estrutural e estar localizadas onde forem menores os esforços de cisalhamento, preferencialmente em posição normal aos esforços de compressão, salvo se demonstrado que a junta não provocará a diminuição da resistência do elemento estrutural. No caso de vigas ou lajes apoiadas em pilares, ou paredes, o lançamento do concreto deve ser interrompido no plano horizontal.  

  • Segundo a NBR 14931/2004.

     

    9.7 Juntas de concretagem

     

                 As juntas de concretagem, sempre que possível, devem ser previstas no projeto estrutural e estar localizadas onde forem menores os esforços de cisalhamento, preferencialmente em posição normal aos esforços de compressão, salvo se demonstrado que a junta não provocará a diminuição da resistência do elemento estrutural.

                 No caso de vigas ou lajes apoiadas em pilares, ou paredes, o lançamento do concreto deve ser interrompido no plano horizontal.  

     

    ESPERO TER AJUDADO. :)

  • ÍNTEGRA DA NBR 14931/2004:

    As juntas de concretagem, sempre que possível, devem ser previstas no projeto estrutural e estarem LOCALIZADAS ONDE FOREM MENORES OS ESFORÇOS DE CISALHAMENTO, PREFERENCIALMENTE EM POSIÇÃO NORMAL AOS ESFORÇOS DE COMPRESSÃO, salvo se demonstrado que a junta não provocará a diminuição da resistência do elemento estrutural. No caso de vigas ou lajes apoiadas em pilares, ou paredes, o LANÇAMENTO DO CONCRETO DEVE SER INTERROMPIDO NO PLANO HORIZONTAL.

    PARA QUEM QUISER SABER MAIS:

    Devem ser tomadas as devidas precauções para garantir a suficiente ligação do concreto já endurecido com o do novo trecho.

    O concreto deve ser perfeitamente adensado até a superfície da junta, usando-se fôrmas temporárias (por exemplo, tipo “pente”), quando necessário, para garantir apropriadas condições de adensamento.

    Antes de reiniciar o lançamento do concreto deve ser removida a nata da pasta de cimento (vitrificada) e feita a limpeza da superfície da junta, com a retirada do material solto.

    Pode ser retirada a nata superficial com a aplicação de jato de água sob forte pressão logo após o fim de pega (“corte verde”).

    Em outras situações, para se obter a aderência desejada entre a camada remanescente e o concreto a ser lançado, é necessário o jateamento de abrasivos ou o apicoamento da superfície da junta, com posterior lavagem, de modo a deixar aparente o agregado graúdo. Nesses casos, o concreto já endurecido deve ter resistência suficiente para não sofrer perda indesejável de material, gerando a formação de vazios na região da junta de concretagem. Cuidados especiais devem ainda ser tomados no sentido de não haver acúmulo de água em cavidades formadas pelo método de limpeza da superfície.

    Devem ser tomadas as precauções necessárias para garantir a resistência aos esforços que podem agir na superfície da junta. Uma medida adequada consiste normalmente em deixar arranques da armadura ou barras cravadas ou reentrâncias no concreto mais velho. Na retomada da concretagem, aplicar argamassa com a mesma composição da argamassa do concreto sobre a superfície da junta, para evitar a formação de vazios.

    NOTA Podem ser utilizados produtos para melhorar a aderência entre as camadas de concreto em uma junta de concretagem, desde que não causem danos ao concreto e seja possível comprovar desempenho ao menos igual ao dos métodos tradicionalmente utilizados. O uso de resinas, nesse caso, deve levar em conta seu comportamento ao fogo.

    @ocivilengenheiro