Escoamento laminar: as partículas do fluido percorrem trajetórias paralelas. Também conhecido como regime lamelar, tranquilo ou de Poiseuille.
Escoamento unidimensional: Escoamento cujas propriedades (velocidade, massa específica, pressão etc.), são funções exclusivas de uma única coordenada espacial e do tempo, ou seja, são representadas em função de valores médios da seção.
Escoamento turbulento: as trajetórias descritas são curvilíneas e irregulares, com caminhos erráticos (de difícil previsão). Também conhecido como turbilhonário ou hidráulico.
Escoamento rotacional: cada partícula fluida está sujeita a velocidade angular, em relação ao seu centro de massa.
Escoamento bidimensional: corre quando as partículas de um fluido escoam em planos paralelos e seguindo trajetórias idênticas, não havendo escoamento na direção normal aos planos.
Escoamento rotacional: Ocorre quando as partículas de um fluido, numa certa região, apresentarem rotação em relação a um eixo qualquer. O escoamento rotacional também é denominado de vorticoso.
Escoamento irrotacional: Ocorre quando as partículas de um fluido, numa certa região, não apresentarem rotação em relação a um eixo qualquer.
Escoamento permanente: Quando as propriedades de um fluído em cada ponto do mesmo, não variarem no tempo.
Escoamento variável: Também conhecido como escoamento não permanente, ocorre quando as propriedades de um fluído em cada ponto do mesmo, apresentarem variações no tempo.
Escoamento uniforme: Um escoamento é considerado uniforme quando todas as seções transversais de um dado conduto, forem iguais e a velocidade média, em todas as seções, em um determinado instante, for a mesma. Em outras palavras, escoamento uniforme é aquele no qual o vetor velocidade, tem suas características (módulo, direção, sentido) iguais em todos os pontos do fluido.
Escoamento variado: Aquele no qual o vetor velocidade, apresenta características (módulo, direção, sentido), distintas nos pontos do fluido.
Escoamento livre: Ocorre quando todas as seções transversais de um líquido estiverem em contato com a atmosfera. Esta situação se verifica em rios, córregos entre outros. Este escoamento se á necessariamente pela ação da gravidade. Também conhecido como escoamento em superfície livre.
Escoamento forçado: Ocorre no interior de tubulações, ocupando toda sua área geométrica, não apresentando contato com o ambiente externo. A pressão que o liquido exerce na tubulação é diferente da pressão atmosférica. Este escoamento se dá por ação gravitacional ou através de bombeamento.
A) INCORRETA. Pois o escoamento laminar ocorre quando as partículas de um fluido movem-se ao longo de trajetórias bem definidas. A viscosidade age no fluido no sentido de amortecer a tendência de surgimento da turbulência. Este escoamento ocorre a baixas velocidades e em fluídos com grande viscosidade.
B) CORRETA. O escoamento unidimensional é o qual cujas propriedades (massa específica, velocidade, pressão e etc), são exclusivas de uma única coordenada espacial e do tempo, ou seja, são representadas em função de valores médios da seção.
C) INCORRETA. Escoamento forçado acontece no interior de tubulações, ocupando toda a sua área geométrica, não apresentando conta com o ambiente externo. A presão que o líquido exerce sobre a tubulação é diferente da pressão atmosférica. Este escoamento ocorre por ação gravitacional ou bombeamento.
D) INCORRETA. O escoamento turbulento ocorre quando as partículas de um fluido não se movem ao longo de trajetórias bem definidas. Este escoamento é comum na água, aonde a viscosidade é baixa, se dá necessariamente pela ação gravidade e também é conhecido com escoamento em superfície livre.
E) INCORRETA. O escoamento rotacional é também conhecido como vorticoso, acontece quando as partículas de um fluido, em uma certa região, apresentam uma rotação em relação a um eixo qualquer.
ESPERO TER AJUDADO. :)