SóProvas


ID
3421597
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A combinação dos elementos e fatores climáticos e do tempo atmosférico em um determinado lugar pode originar os desastres naturais, considerando tanto aqueles deflagrados por algum elemento do clima, como a chuva para os escorregamentos e inundações, como aqueles propriamente climáticos e meteorológicos, como os tornados, furacões e geadas. As chuvas convectivas resultam

Alternativas
Comentários
  • A questão exigiu conhecimento a respeito dos tipos de precipitações.

    A maioria das chuvas resulta no movimento ascendente de massas de ar, seguindo do rápido resfriamento.

    De acordo com o Manual de Hidrologia Básico da Agência Nacional de Águas (ANA), os principais tipos de chuvas são:

    ·         Precipitações Frontais ou Ciclônicas: resultam no movimento de ar de regiões de alta pressão para regiões de baixa pressão. Esse gradiente de pressão está associado a temperaturas das massas de ar. Normalmente, tem longa duração e baixa intensidade.

    ·         Orográficas: essa precipitação tem como causa principal o encontro de uma corrente de ar úmido horizontal com uma barreira natural, como montanhas.

    ·         Convectivas: bastante comuns em regiões tropicais, é provocada pelo gradiente de temperatura com formação de camadas de ar de densidade desiguais. Essa estratigrafia se mantém estável, até que fatores externos como ventos a quebram e provocam a ascensão de correntes de ar menos densas. São precipitações de grande intensidade e curta duração, conhecidas como “chuvas de verão".

    Gabarito do Professor
    : Letra D.

    FONTE:
    AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (ANA). Manual de Hidrologia Básico.