SóProvas


ID
3421747
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    Uma geração sem carro


      Aprender a dirigir já não desperta a mesma paixão entre os jovens. A queda nas emissões de carteiras de motorista mostra que eles têm encontrado opções capazes de oferecer a mesma sensação de independência antes associada aos veículos.

      O custo envolvido no processo de tirar uma habilitação no Brasil é um dos fatores que afastam os jovens dos carros. O valor varia de acordo com o Estado, mas pode chegar a R$ 2 mil reais. Ter um carro também é caro: modelos populares saídos das lojas estão na faixa dos R$ 40 mil, além dos custos de manutenção, combustível e estacionamentos. Mas não só o dinheiro tem sido o fator determinante para que muitos jovens não queiram dirigir. Esse desinteresse passa pela quantidade de opções disponíveis a todos e que oferecem a mesma sensação de liberdade sem os encargos de manter um carro na garagem.

      A decisão de não aprender a dirigir ainda desperta curiosidade dos mais velhos, que morriam de alegria ao conseguir ter um carro, acostumados que foram a ver um veículo próprio como símbolo da independência. Essa mudança de mentalidade ainda demorará algum tempo para ser percebida em todos os setores da indústria automobilística, que, preocupada, começa a pensar em estratégias para reconquistar o público jovem.

         (André Sollitto. Uma geração sem carro. Revista Isto é. 26.9.2018. Adaptado)

Conforme a leitura do texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? De acordo com o texto: Esse desinteresse passa pela quantidade de opções disponíveis a todos e que oferecem a mesma sensação de liberdade sem os encargos de manter um carro na garagem.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva b

    o carro já não representa para o jovem a única forma determinante para se sentir livre.

  • Minha dúvida é a seguinte: O enunciado diz que 50 empresas NÃO atuam nem em transporte de carga nem de passageiros (estaria fora dos conjuntos). Então a base do cálculo deveria ser 550, e não 600. E o cálculo foi feito com base nos 600...

  • Minha dúvida é a seguinte: O enunciado diz que 50 empresas NÃO atuam nem em transporte de carga nem de passageiros (estaria fora dos conjuntos). Então a base do cálculo deveria ser 550, e não 600. E o cálculo foi feito com base nos 600...

  • Esta é uma questão de interpretação e exige, portanto, leitura atenta do texto. O fragmento aborda o desinteresse da geração atual pelo carro como meio de transporte. É preciso indicar qual alternativa está correta de acordo com o texto.

    A) os carros vêm sendo vendidos por preços bem mais acessíveis do que em outros tempos. 
    Incorreto. Segundo o texto, os modelos populares atualmente custam na faixa de 40 mil reais, um valor mais caro do que antigamente.

    B) o carro já não representa para o jovem a única forma determinante para se sentir livre.
    Correto. Além do preço do carro, outro motivo que leva a esse desinteresse são as opções disponíveis que oferecem a mesma "sensação de liberdade" de um carro.

    C) os meios de transporte não colaboram para a melhoria da locomoção.
    Incorreto. Atualmente, há mais opções disponíveis para locomoção.

    D) as pessoas mais velhas tiravam a carteira de motorista bem depois dos 20 anos.
    Incorreto. Essa afirmação não é apresentada no texto.

    E) as vantagens de se ter um veículo compensam os gastos com combustível.
    Incorreto. No texto, o gasto com combustível é elencado como um dos fatores de desinteresse por esse meio de transporte.

    Gabarito da Professora: Letra B.