SóProvas


ID
3422098
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em termos econômicos, o Estado Novo (1937-45) caracterizou-se

Alternativas
Comentários
  • No âmbito econômico, o Estado Novo abriu vários institutos e agências responsáveis pela regulamentação de várias atividades. Além disso, vale destacar o grande investimento feito na indústria pesada. A Fábrica Nacional de Motores, a Companhia Siderúrgica Nacional, a Companhia Vale do Rio Doce e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco eram algumas das estatais que deveriam abrir portas para o surgimento de outras indústrias no país.

  • Estado Novo foi o nome dado ao período de governo de Getúlio Vargas entre 1937 e 1945 que, apesar de ter sido legitimado por uma constituição, ainda que outorgada, configurou-se em uma ditadura personalista. Personalista por não ter base partidária – todos os partidos foram proibidos entre 1937 e 1938 – e por não ter o funcionamento efetivo do poder legislativo. O estado Novo foi instaurado após o golpe de Estado articulado por Vargas com apoio dos governadores dos principais estados da federação – RJ, SP, MG . O pretexto foi uma suposta ameaça a comunista de tomada do poder.
    A questão apresenta alternativas acerca da caracterização econômica do período destacado. Através da compreensão de cada uma delas é possível apontar a correta.

    A) ERRADA. O período do Estado Novo é marcado pelo estatismo e não pela privatização. Podemos entender que é um momento de capitalismo de Estado. O Estado é um grande investidor, principalmente em setores infra- estruturais.

    B) ERRADA. Uma proposta de nacionalismo extremado pode chegar até a proibir a entrada de capital estrangeiro. Este não é, no entanto, o caso do Brasil durante o Estado Novo. Para um processo de industrialização precisávamos do capital estrangeiro, tanto financeiro quanto tecnológico, já que não éramos produtores de ciência e tecnologia. Nacionalismo, neste caso, entende-se por controle da entrada e direcionamento deste capital feito por instituições do aparelho de Estado.

    C) CORRETA. Esta é a forma que adquire o nacionalismo econômico: forte intervenção do Estado no funcionamento da economia através, entre outros mecanismos, de criação de empresas e regulamentação de outras através de órgãos, por exemplo o citado Conselho Nacional de Petróleo. A importação, refino e distribuição do petróleo e derivados passam a ser regulamentadas e estruturadas pelo Estado.

    D) ERRADA. O projeto nacionalista de Vargas vai na contramão do liberalismo porquanto tem como base a ação do Estado. Não só como investidor em setores estratégicos e de infraestrutura como também regulamentador de todos os setores base. Desta forma, nacionalismo entendido como protecionismo e intervenção do Estado, se é o inverso do que propõe um projeto liberal.

    E) ERRADA. Não houve corte de gastos em áreas sociais até porque a conivência dos trabalhadores com a lógica da ditadura advinha em grande parte da criação e/ou manutenção de benefícios sociais, sendo Educação um deles. É nessa época que é ampliado o Ensino Público.

    RESPOSTA: ALTERNATIVA C
  • gabarito letra C

    ➡ o governo de vargas no período do estado novo, ou fase ditatorial, houve a Centralização do poder

    ➡ O Conselho Nacional do Petróleo (CNP) foi um órgão governamental, criado em 1939, sob a gestão de Getúlio Vargas, responsável por regulamentar a indústria do Petróleo e de Gás Natural no território brasileiro. Este órgão foi visto como a primeira iniciativa objetiva do governo que para cuidar desse bem natural do país.

    bons estudos

  • Falar que houve uma proibição da entrada de capital estrangeira, torna a letra B a mais " errada " comparando com o gabarito ( letra C ) , Vargas tinha caráter Nacionalista, mas não a ponto de proibir capital estrangeiro.

  • Uma das características do Estado Novo é o intervencionismo estatal na economia, como a criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e o Conselho Nacional de Petróleo.

  • Vargas aceitou capital dos EUA para iniciar construção da Usina siderúrgica de Volta Redonda ()

    Portanto, B está errada

  • Em termos econômicos, o Estado Novo (1937-45) caracterizou-se:

    Resposta:

    ➡  Pelo forte intervencionismo estatal com a criação de conselhos regulatórios, como o Conselho Nacional do Petróleo.

    ➡ O governo de Getúlio Vargas no período do estado novo (1937), ou fase ditatorial, houve a Centralização do poder.

    ➡ O Conselho Nacional do Petróleo (CNP) foi um órgão governamental, criado em (1939), sob a gestão de Getúlio Vargas, responsável por regulamentar a indústria do Petróleo e de Gás Natural no território brasileiro. Este órgão foi visto como a primeira iniciativa objetiva do governo que para cuidar desse bem natural do país.

    ➡ No âmbito econômico, o Estado Novo abriu vários institutos e agências responsáveis pela regulamentação de várias atividades. Além disso, vale destacar o grande investimento feito na indústria pesada. A Fábrica Nacional de Motores, a Companhia Siderúrgica Nacional, a Companhia Vale do Rio Doce e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco eram algumas das estatais que deveriam abrir portas para o surgimento de outras indústrias no país.

  • Lei antitruste proibia a entrada de capital estrangeiro no Brasil!!!!!!
  • Estado Novo foi o nome dado ao período de governo de Getúlio Vargas entre 1937 e 1945 que, apesar de ter sido legitimado por uma constituição, ainda que outorgada, configurou-se em uma ditadura personalista. Personalista por não ter base partidária – todos os partidos foram proibidos entre 1937 e 1938 – e por não ter o funcionamento efetivo do poder legislativo. O estado Novo foi instaurado após o golpe de Estado articulado por Vargas com apoio dos governadores dos principais estados da federação – RJ, SP, MG . O pretexto foi uma suposta ameaça a comunista de tomada do poder.

    A questão apresenta alternativas acerca da caracterização econômica do período destacado.

    gabarito:c pelo forte intervencionismo estatal com a criação de conselhos regulatórios, como o Conselho Nacional do Petróleo.

    DEUS ACIMA DE TUDO!

  • GABARITO: C

    É durante o Estado Novo que haverá o maior desenvolvimento da indústria nacional. Nesse período, são criadas indústrias de base, como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), FNM (Fábrica Nacional de Motores) , Vale do Rio Doce E Conselho Nacional do Petróleo.

    DEUS ACIMA DE TUDO!

  • Desde sua ascensão, em 1930, Vargas dera início a uma política econômica pautada no intervencionismo, demonstrando grande interesse em iniciar um projeto de industrialização do país conduzido pelo Estado. O poder Executivo intervinha na economia e estimulava a industrialização, concedendo créditos e adotando políticas protecionistas - postura estimulada pela conjuntura externa.

    Vargas investiu na chamada indústria de base (ou indústria pesada), setor pouco atraente para o capital privado, mas necessário para o desenvolvimento dos demais. Durante seu governo, foram criadas a Companha Siderúrgica Nacional, fundada oficialmente em 1941, a Usina Volta Redonda, a Companhia do Vale do Rio Doce (para transportar o minério extraído de Minas). Também foi criado o Conselho Nacional do Petróleo (CNP), para controlar o refinamento e distribuição do combustível.

  • GAB-C

    Várias indústrias estatais e institutos de pesquisa foram criados no período. Entre as empresas estatais criadas por Vargas, podemos citar :

    Companhia Siderúrgica Nacional (1940),

    Companhia Vale do Rio Doce (1942),

    Fábrica Nacional de Motores (1943)

    Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945).