SóProvas


ID
3422110
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Reino Unido retornou a colônia de Hong Kong à China em 1° de julho de 1997, quando o contrato de arrendamento dos Novos Territórios, firmado entre britânicos e chineses em 1898 e válido por 99 anos, expirou. Apesar de o contrato não se referir a Hong Kong, que havia sido entregue aos britânicos em 1842, era impossível separar Hong Kong dos Novos Territórios por causa do forte entrelaçamento econômico.

(www.terra.com.br, 05.09.2016)


Após a colonização britânica, a relação entre Hong Kong e China produziu

Alternativas
Comentários
  • ... Uma pequena vitória de Londres, e faísca de esperança, é o grau de autonomia concedido por Pequim à ex-colônia britânica. O sistema econômico e o padrão de vida serão mantidos por 50 anos a partir da data da devolução e a parte administrativa foi deixada a cargo da própria Hong Kong.

    Não só a devolução de uma colônia era um fato inédito na história. Também o conceito de um território de dois sistemas, com políticas econômica e social ao mesmo tempo capitalistas e comunistas, num mesmo país

  • Perestroika e Glasnot foram planos socioeconômicos para a abertura do mercado externo da falecida URSS.

  • Cadê os comentários do professor? (Enquanto isso a concorrência está crescendo)

  • PERESTROIKA E GLASNOT = MECANISMO DE ABERTURA ECONÔMICA E POLÍTICA NO CONTEXTO DA GUERRA FRIA , FIM DA URSS E DO SOCIALISMO.

  • qconcurso é muito fraco, sequer.possui comentários dos professores! propaganda enganosa!
  • Eu não sei nem sobre o Brasil, o que vou saber de HONG KONG?

  • Perestroika e Glasnot = nome bugado russo com alemão, já é possível saber que não tem nada haver com reino unido e china

  • LETRA E

    Realmente a banca extrapolou a cobrar esse aprofundamento no assunto.

    A questão retrata-se de um texto copiado e colado da pagina:

    https://www.dw.com/pt-br/zeitgeist-hong-kong-e-o-modelo-um-pa%C3%ADs-dois-sistemas/a-19528021

    OBS: para ter comentários de professores, solicitem, quanto maior a demanda mais "rápido" o comentário poderá ser postado.

    OBS²: Não desabafem ou critiquem aqui, critiquem por email, sugestão ou redes sociais, assim eles terão visibilidade dos problemas

  • só pra nao zerar kkk

  • Primeiro que essa questão nem devia estar na prova
  • O último líder da antiga URSS, Mikhail Gorbatchov, realizou duas reformas para conter os desabastecimentos de produtos e a censura, com a finalidade de reerguer a URSS. Porém o efeito foi ao contrário.

    Perestroika = Abertura econômica estrangeira e privatizações de estatais.

    Glasnost = Diminuição de censura e abertura politica.

    Apesar de Hong Kong ser território chinês, HK possui uma eleição semi-independente da China. Porém, recentemente, o PCC está minando essa "autonomia" de HK.

    Sou apenas um concurseiro que aprendeu assim hehe.

  • BIZU:

    PERESTROIKA: RECONSTRUÇÃO FINANCEIRA .

    GLASNOT: LIBERDADE DE EXPRESSÃO .

  • A questão elaborada demanda do candidato breves conhecimentos sobre história de Hong Kong, em especial, na sua situação política após o acordo firmado por britânicos e chineses.

    Para discutir as alternativas, é importante entender o contexto histórico do território de Hong Kong, junto com os desdobramentos políticos que levaram a sua atual situação territorial. 

    Hong Kong, localizado no Sudeste da China, é um território administrativo que pertence aos chineses. Com aproximadamente 7,5 milhões de habitantes espalhados em 1.104 km², a região possui uma das maiores densidades demográficas do mundo.

    Além de sua elevada densidade demográfica, o território também chama atenção por conta da sua intensa desigualdade social. Por um lado, a região abriga empresários e banqueiros super milionários, em contraste com os milhares de cidadãos em estado de extrema pobreza.

    Ao longo de sua história, o ópio - substância extraída de várias espécies de espécies de papoulas, que serve como analgésico e também utilizada como alucinógeno - teve bastante destaque na história de Hong Kong. O produto era muito consumido e comercializado na região desde o período da Dinastia Tang, ocorrida entre os anos de 618 a 907. Alguns séculos depois, especialmente no XVIII, o Ópio tinha muito valor comercial para os europeus, sobretudo para os britânicos, que detinha o monopólio do produto e lucrava bastante com o comércio do mesmo no continente asiático.

    Nessa época, o Ópio ganhou muita popularidade entre os chineses e foi um produto bastante consumido no país. Entretanto, era um consumo recreativo, o que trazia uma grande dependência química na população, causando uma queda produtiva muito grande em seus habitantes. Por isso, a Corte Imperial Qing - que governava o país na época - proibiu o comércio do Ópio e confiscou 20.000 caixas do produto, irritando profundamente os britânicos.
    Insatisfeitos com o confisco e com o prejuízo da proibição comercial do produto, os britânicos partiu para o confronto militar contra os chineses - conflito conhecido como Guerra do Ópio - e venceu todas as batalhas. Com a derrota, a China se viu obrigada a pagar uma alta indenização aos ingleses - cerca de 20 milhões de dólares-, além de assinar o Tratado de Nanquim, que previa a cessão da Ilha de Hong Kong para os britânicos.
    Ao longo do tempo, Hong Kong era visto como fonte de matéria-prima e lugar de suporte para a industrialização britânica. Isso causou jornadas de trabalho exaustivas para os cidadãos nativos e baixos salários. Tal insatisfação, gerou um grande afeto da população local pelo Partido Comunista Chinês -, simbolizando então uma nova aproximação do território com a China.
    Na década de 1990, a relação diplomática entre China e Inglaterra começa a melhorar. Após a Revolução Comunista, e a abertura econômica chinesa, os dois países se aproximaram politicamente e comercialmente e começaram a costurar acordos. Um dos acordos mais importantes ocorreu em 1997, quando ingleses e chineses, ao fim do contrato de arrendamento dos territórios chineses por parte dos britânicos assinados no Tratado de Nanquim, devolveram Hong Kong à jurisdição dos chineses, tornando o lugar como integrante da Região Administrativa Especial da República Popular da China. 
    Nesse novo acordo, a China iniciou a política em Hong Kong conhecida como "um país dois sistemas". Nesse sistema político, o território poderia manter uma administração e autonomia socioeconômica própria em relação ao seu modo de vida capitalista, desde que reconhecesse o governo comunista em Pequim como o único legítimo em toda a China.
    Feita a explicação de todo o contexto histórico contido na questão, vamos então julgar as alternativas:

    Letra A - Incorreta, pois as políticas de "Perestroika e Glasnot" citadas na alternativa, foram políticas implementadas por Mikhail Gorbatchev pra tentar por fim à crise que assolava a União Soviética. Portanto, a alternativa está errada.

    Letra B - Incorreta, pois conforme já citado, essas políticas foram realizadas para conter a crise econômica e política da União Soviética, entre 1985 e 1991, e nada se relaciona com a situação de Hong Kong citada no enunciado.
    Letra C - Incorreta. De fato, a política implantada em Hong Kong após o fim da colonização britânica se chamou "um país, dois sistemas", entretanto, tal prática conferia autonomia econômica e administrativa para Hong Kong. A maior liberdade econômica da China, que incluía a exportação de produtos chineses para o exterior, ocorreu nas reformas econômicas propostas por Deng Xiaoping, em 1978. Portanto, a alternativa está incorreta.
    Letra D - Incorreta, pois conforme já ressaltado nas explicações anteriores "Perestroika e Glasnot" foram políticas implementadas na União Soviética.

    Letra E - Correta, pois ao final do Tratado de Nanquim que devolveu Hong Kong à jurisdição chinesa, a China implantou uma política para Hong Kong chamada "um país, dois sistemas". Nesse sistema, Hong Kong teria liberdade econômica, podendo ditar os rumos da sua economia capitalista, e teria certa autonomia política para tratar assuntos internos e relações exteriores com outros países. Por outro lado, o território deveria reconhecer o Partido Comunista Chinês como o único legítimo e com poderes em sua região. Portanto, a alternativa está certa.

    Gabarito do Professor: Letra E.

  •  questão elaborada, demanda ao candidato breves conhecimentos sobre história de Hong Kong, em especial, na sua situação política após o acordo firmado por britânicos e chineses.

    Para discutir as alternativas, é importante entender o contexto histórico do território de Hong Kong, junto com os desdobramentos políticos que levaram a sua atual situação territorial. 

    Hong Kong, localizado no Sudeste da China, é um território administrativo que pertence à China. Com aproximadamente 7,5 milhões de habitantes espalhados em 1.104 km², a região possui uma das maiores densidades demográficas do mundo.

  • A questão elaborada, demanda ao candidato breves conhecimentos sobre história de Hong Kong, em especial, na sua situação política após o acordo firmado por britânicos e chineses.

    Para discutir as alternativas, é importante entender o contexto histórico do território de Hong Kong, junto com os desdobramentos políticos que levaram a sua atual situação territorial. 

    Hong Kong, localizado no Sudeste da China, é um território administrativo que pertence à China. Com aproximadamente 7,5 milhões de habitantes espalhados em 1.104 km², a região possui uma das maiores densidades demográficas do mundo.

  • A questão elaborada, demanda ao candidato breves conhecimentos sobre história de Hong Kong, em especial, na sua situação política após o acordo firmado por britânicos e chineses.

    Para discutir as alternativas, é importante entender o contexto histórico do território de Hong Kong, junto com os desdobramentos políticos que levaram a sua atual situação territorial. 

    Hong Kong, localizado no Sudeste da China, é um território administrativo que pertence à China. Com aproximadamente 7,5 milhões de habitantes espalhados em 1.104 km², a região possui uma das maiores densidades demográficas do mundo.

  • A questão elaborada, demanda ao candidato breves conhecimentos sobre história de Hong Kong, em especial, na sua situação política após o acordo firmado por britânicos e chineses.

    Para discutir as alternativas, é importante entender o contexto histórico do território de Hong Kong, junto com os desdobramentos políticos que levaram a sua atual situação territorial. 

    Hong Kong, localizado no Sudeste da China, é um território administrativo que pertence à China. Com aproximadamente 7,5 milhões de habitantes espalhados em 1.104 km², a região possui uma das maiores densidades demográficas do mundo.

  • A questão elaborada, demanda ao candidato breves conhecimentos sobre história de Hong Kong, em especial, na sua situação política após o acordo firmado por britânicos e chineses.

    Para discutir as alternativas, é importante entender o contexto histórico do território de Hong Kong, junto com os desdobramentos políticos que levaram a sua atual situação territorial. 

    Hong Kong, localizado no Sudeste da China, é um território administrativo que pertence à China. Com aproximadamente 7,5 milhões de habitantes espalhados em 1.104 km², a região possui uma das maiores densidades demográficas do mundo.