SóProvas


ID
3422122
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Até os anos 1920, o contexto econômico do país não estimulava significativamente o desenvolvimento industrial, mas a crise de 1929 introduziu mudanças nesse quadro. O violento corte nas importações de bens de consumo criou uma conjuntura favorável ao investimento na indústria nacional. Os produtos industrializados no Brasil passaram a ocupar então boa parte do mercado interno, antes praticamente abastecido só por produtos importados.

(Elian A. Lucci et al. Território e sociedade no mundo globalizado, 2014)


Na industrialização brasileira, o momento descrito pelo excerto pautou-se

Alternativas
Comentários
  • Cleta C

  • Substituição de importações, em é um processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações.

    Letra C

  • Gabarito: C

    Substituição de importações - 1917

    Durante a primeira guerra mundial, a Europa estava impossibilitada de produzir e principalmente exportar. Como éramos totalmente dependentes, começou a faltar mercadorias industriais, então a iniciativa privada brasileira, composta principalmente por italianos que se tornaram pequenos proprietários de fazendas de café. O capital inicial veio justamente do setor cafeicultor. As primeiras indústrias eram têxteis e alimentícias.

  • GABARITO LETRA C

    contexto histórico

    ➡ em 1929 temos o Crash da bolsa de nova York, os EUA, consumidor de peso do nosso café reduziu significativamente a compras desse produto, que, então, era nossa principal atividade econômica.

    ➡ em 1930 tivemos a famosa "revolução de 30", um golpe de estado que depôs o então presidente Washington Luís e impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha, por ter vacilado com aquela estrutura da república do café com leite (café paulista que estava em crise devido ao crash de 29) que você já está careca de saber.

    ➡ então o gaúcho assume, Getúlio vargas

    ➡ No Brasil, após a crise de 1929, a política de substituição de importações foi implementada com o objetivo de desenvolver o setor manufatureiro e resolver os problemas de dependência de capitais externos.

    conseguiu entender o contexto histórico? beleza! já pode dormir tranquilo rs

    bons estudos

  • Substituição de importações, em , é um processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas [importações] . Ao longo da história econômica mundial, os processos de substituição de importações foram desencadeados por fatores políticos ou econômicos, e foram resultado de ações planejadas ou imposição das circunstâncias. Em todo caso é uma medida característica de governos protecionistas.

  • Com a Crise de 29 os Americanos deixaram de comprar o café brasileiro porém para ganhar apoio dos produtores, Getúlio Vargas compra esse café, vende o possível (Aumenta circulação interna) e queima o resto.

  • SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES = Produzir DENTRO do Brasil o que antes era importado.

  • na substituição de importações.

  • *REVOLUÇÃO VERDE FOI A CRIÇÃO E DISSEMINAÇÃO DOS INSUMOS AGRÍCOLAS PELOS EUA

    *MILAGRE ECONÔMICO FAZ REFERÊNCIA AO PERIODO DA DITADURA MILITAR COM NOTÁVEL CRESCIMENTO ECONÕMICO (10% AO ANO)

    *SUBSTITUIÇÃO DAS IMPORTAÇÕES FOI A FASE EM QUE O BRASIL, EM DESCORRÊNCIA DA RISE DE 29 CAUSADA PELA INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA E CRASH DA BOLSA DE VALORES, PRECISOU REAVER SUAS INDUSTRIAS (VALE A PENA LEMBRAR TB DA POLÍTICA NACIONAL-DESENVOLVIMENTISTA DE GETÚLIO VARGAS DURANTE A REVOLUÇÃO DE 30)

    *DESCONCENTRAÇÃO CONCENTRADA NÂO FAÇO IDEIA : (

    *ABERTURA ECONÔMICA FINAL DA DÉCADA DE 80 POR COLLOR

  • Desconcentração concentrada KKKKK

  • TUDO COMEÇA EM 1929 COM A CRISE DAS BOLSAS DE VALORES DE NOVA YORQUE , ESTADOS UNIDOS UM GRANDE CONSUMIDOR DO CAFÉ BRASILEIRO , DEIXA DE COMPRAR "NOSSO" CAFÉ . ESSE PROCESSO LEVA NOSSO PAIS A UM PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES.

  • O colapso econômico mundial diminuiu a entrada de mercadorias estrangeiras que poderiam competir com as nacionais, incentivando o desenvolvimento industrial nacional, o governo federal comandou então a política de substituir as importações, visando a obtenção de um superavit, para permitir um aumento nos investimentos no setores de energia e transportes.

  • A crise de 29 forçou o nosso pais a substituição de importações que representa o aumento da produção interna e diminuição das importações. A base que fomenta isso é o café, que fora queimado por GV .

    APMBB

  • SUBSTITUIÇÃO DAS IMPORTAÇÕES= vai produzir aqui, com as indústrias de base, como a CSN, o que antes era importado

  • DESCONCENTRAÇÃO CONCENTRADA É TIPO QUERER IR PRA FORA E PRA DENTRO AO MESMO TEMPO KKKKKKKKKKKKKKKK

  • GABA-C

    Como que o Brasil na época era agroexportador (até hoje) principalmente de café,o lucro dessa exportação dependia da economia mundial. Porém,vale salientar que houve uma crise econômica na Primeira Guerra Mundial e de 1929,onde o Brasil foi prejudicado por causa dessas crises. No governo de Vargas o Brasil passa a desenvolver suas fábricas para abastecer o mercado interno com a intenção de evitar ser prejudicado por crise novamente.

    Substituição de Importações---> Diminuir a dependência de bens industriais importados.

  • No Brasil, o processo de substituição específico de importações também teve início com a crise de 1929, sendo que a sua vigência se prolongou até o final da década de 1970, quando ocorreram os choques do petróleo, o aumento da taxa de juros nos Estados Unidos e a crise do endividamento externo brasileiro.

    LETRA : C

  • GAB C

    SUBSTITUIÇÃO DO MERCADO EXPORTADOR PELO MERCADO IMPORTADOR COM A INDUSTRIALIZAÇÃO NO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS.

  • Focar nas indústrias base e no mercado interno, evitando as importações.

    GAB C

    APMBB

  • BIZU DO MARCÃO - LEIAM MEUS CADERNOS