Embora commodities sejam, via de regra, produtos de baixo valor agregado em termos de etapas de transformação, sendo colocados no mercado muitas vezes in natura, isso não significa que sejam automaticamente baratas ou não estratégicas. O seu valor de mercado depende de seu valor de uso, de sua abundância ou de sua escassez e, o preço pode até mesmo ser influenciado por estações do ano ou desastres da natureza.
O texto apresentado refere-se exatamente a esse tipo de commodity. Por seu valor de uso ela é estratégica e torna altamente estratégica e importante a região onde existe sua maior produção.
A questão pede que sejam apontadas a commodity e a região em pauta.
É uma questão de memorização que, no entanto, não apresenta grandes dificuldades pelo fato de tratar de um tema bastante comum em nossa vida . Na verdade, estamos habituados a notícias diárias sobre o tema!
A) CORRETA. O petróleo é uma commodity importante no mundo industrial e o Estreito de Ormuz, que liga o Golfo Pérsico ao Mar Arábico é uma área fundamental para o abastecimento e circulação de navios petroleiros de e para o Irã, o Iraque, o Kuwait e até mesmo a Arábia Saudita.
B) INCORRETA - A commodity está correta mas o Estreito de Gibraltar é na Europa. Liga o Mediterrâneo ao Atlântico. De um lado é território espanhol e do outro marroquino
C) INCORRETA- Soja é uma commodity importante mas não é produzida na região e não é estratégica para o mundo. E o Canal de Suez é no Egito
D) INCORRETA - Commodity correta mas, região incorreta pois Suez é no Egito e não é estratégico para o Irã.
E) INCORRETA. Região correta - Estreito de Ormuz, mas commodity incorreta já que a soja não tem importância estratégica nem é comerciada pelo Irã.
RESPOSTA: ALTERNATIVA A