SóProvas


ID
3422782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Em auditoria em uma entidade empresarial, foram constatadas, na conta analítica utilizada para registro dos financiamentos de veículos de uso, adquiridos para o transporte dos colaboradores, parcelas pagas e não baixadas via escrituração contábil, falha ocorrida no parâmetro de baixa contábil a ser gerado pelo software integrado ao financeiro responsável pelo pagamento das dívidas da entidade. Nesse caso, o saldo do passivo já pago e não baixado, informado na demonstração contábil no final do exercício social, estava incorreto, o que influencia diretamente o saldo da conta analítica de contrapartida da baixa contábil.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir à luz das Normas Brasileiras de Contabilidade de Auditoria — NBC TA.


O auditor deve planejar e implementar respostas gerais para tratar dos riscos avaliados de distorção relevante no nível das demonstrações contábeis.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Literalidade da NBC TA 330 - Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados

    Respostas gerais

    5. O auditor deve planejar e implementar respostas gerais para tratar dos riscos avaliados de distorção relevante no nível das demonstrações contábeis.

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 330 (R1) – Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados, do Conselho Federal de Contabilidade.

    De acordo com a norma, “o auditor deve planejar e implementar respostas gerais para tratar dos riscos avaliados de distorção relevante no nível das demonstrações contábeis."

    Gabarito do professor: CERTO.
  • (CERTO)

    COSO II - Gestão de riscos

    "AFIAR ATIMO"

    Identificação dos riscos

    Avaliação dos riscos

    Respostas aos riscos

  • Tirando dá inteligência da NBC TA 330:

    --> Quando se fala de “combater riscos de distorção relevante no nível das DC”, o auditor planeja e implementa respostas gerais para combatê-los.

    --> Quando se fala de “combater riscos de distorção relevante no nível das afirmações”, o auditor planeja e executa procedimentos adicionais de auditoria.

  • Sobre o Risco de Distorção Relevante:

    Acontece geralmente no Planejamento de auditoria

    Se divide entre Risco Inerente (é o risco em si, através dos dados fornecidos pela entidade, risco de falhas no levantamento destes)

    e Risco de Controle (Risco de os dados fornecidos pela entidade tenham se degradado pela falta e/ou falha do processo de controle).

    Possui dois níveis:

    -Geral das Demonstrações contábeis (possui uma resposta geral, já são erros conhecidos do auditor, acontecem com frequência pela sua experiência)

    -Das Afirmações (são respostas a distorções específicas e que demandam procedimentos Adicionais - são como a hipótese alternativa em estatística)

  • CESPE/2016/TCE-PA

    O auditor deve preparar respostas gerais para tratar dos riscos que podem advir de distorções relevantes constatadas na auditagem de demonstrações contábeis. Esse procedimento contribuirá para que o auditor defina e execute procedimentos apropriados, como testes e investigações, com o objetivo de obter evidências de auditoria.

    Gabarito: certo

  • O Risco de Distorção Relevante é o risco de o objeto conter distorção relevante, ele é a combinação do Risco Inerente e do Risco de Controle (RDR = RIxRC).

    Se o RDR for alto, o auditor precisa responder a esse risco reduzindo o Risco de Detecção. A maneira pela qual o auditor reduz o Risco de Detecção e executando mais e mais aprofundados procedimentos de auditoria.

    A redução do RD por meio dos procedimentos de auditoria é a resposta do auditor ao RDR.

    Gabarito: Certo

  • Eu heim , tô aprendendo auditoria . Mas muito estranho o auditor ter que ele tratar riscos

  • #Respondi errado!!!