SóProvas


ID
3422833
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ibaté - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


      Da perspectiva do processo de trabalho, o home office apresenta, de fato, uma face muito sedutora. Afinal, vivendo em uma cidade como São Paulo, por exemplo, quem não gostaria de trabalhar em casa, evitando o trânsito e os perigos ligados à circulação nos espaços públicos, como assaltos e acidentes, por exemplo? Além disso, o trabalho em home office satisfaz com mais frequência a parcela feminina da força de trabalho, que percebe na flexibilização da jornada uma maneira de equilibrar demandas profissionais e exigências domésticas.

       No entanto, cabe observar que muitos efeitos nocivos para os profissionais em home office têm sido registrados por sociólogos do trabalho. Na medida em que esse trabalho é regulado economicamente pelo sistema de administração por metas, e considerando que as empresas tendem a endurecer permanentemente seus objetivos, verifica-se certa implosão das barreiras entre tempo livre e tempo de trabalho. Ou seja, todo o tempo da vida de quem está em home office transforma-se em trabalho.

                              (Ruy Braga. Dilemas do teletrabalho. Revista E. mai. 2019. Adaptado)


De acordo com as informações do texto, o trabalho em home office

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? pode deixar de ser vantajoso nos casos em que empregadores estabeleçam metas de produção a serem alcançadas pelos trabalhadores.

    ? JUSTIFICATIVA: Na medida em que esse trabalho é regulado economicamente pelo sistema de administração por metas, e considerando que as empresas tendem a endurecer permanentemente seus objetivos, verifica-se certa implosão das barreiras entre tempo livre e tempo de trabalho. Ou seja, todo o tempo da vida de quem está em home office transforma-se em trabalho.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva C

    pode deixar de ser vantajoso nos casos em que empregadores estabeleçam metas de produção a serem alcançadas pelos trabalhadores.

    home office  = "preju" Rs

  • Vou comentar o erro de cada alternativa:

    A) É notório que o home office evita os perigos das grandes cidades. Assim, não divide opiniões.

    B) O texto não menciona que o home office é a causa do receio por algumas pessoas de circular em espaços públicos. Logo, essa alternativa extrapolou e distorceu o texto.

    C) CORRETA: "Na medida em que esse trabalho é regulado economicamente pelo sistema de administração por metas, e considerando que as empresas tendem a endurecer permanentemente seus objetivos, verifica-se certa implosão das barreiras entre tempo livre e tempo de trabalho."

    D) O home office satisfaz mais o público feminino e não é questionado, como mencionado erroneamente pela alternativa, conforme podemos observar no seguimento do texto: "o trabalho em home office satisfaz com mais frequência a parcela feminina da força de trabalho, que percebe na flexibilização da jornada uma maneira de equilibrar demandas profissionais e exigências domésticas."

    E) O problema desta alternativa está no AINDA, porque a partir do momento em que não se define o limite entre o tempo de descanso e o tempo de trabalho, o home office deixa de ser um benefício ao empregado.

  • Vamos PMPR!