SóProvas


ID
3422902
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ibaté - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O novo problema é que os dados mais recentes, dos primeiros 15 dias de maio, são os piores no mês em uma década – 19 hectares/hora, em média, o dobro do registrado no mesmo período de 2018. Foram perdidos oficialmente em uma quinzena 6880 hectares de floresta preservada na Região Amazônica, o mesmo que quase 7 mil campos de futebol. Esse volume ainda está próximo do desmatamento registrado na soma de todos os nove meses anteriores, entre agosto de 2018 e abril de 2019, que chegou a 8 200 hectares.



(https://www.jcnet.com.br/Nacional. 22.05.2019. Adaptado)


Conforme o texto, é correto afirmar sobre o desmatamento na Amazônia no ano de 2019: 

Alternativas
Comentários
  • (A)

    (B)Não tem se mostrado sob controle.

    (C)Os dados não são prematuros.

    (D)O aumento foi muito relevante.

    (E)Trata-se de um número muito significativo.

  • O texto de apoio aborda o desmatamento da Amazônia e o enunciado busca a alternativa correta sobre o tema para o ano de 2019. 

    A) Dados oficiais de todas as instituições públicas que se relacionam de alguma forma com o tema foram amplamente divulgados e confirmam o aumento considerável da área desmatada. Afirmativa correta.
    B) Tem aumentado e seu monitoramento é feito por imagens de satélite, o que permite que vários países com tecnologia de sensoriamento remoto possam acompanhar os dados. 
    C) A divulgação oficial só ocorre quando a análise dos dados está consolidada pela instituição e seus revisores. 

    D) A tendência atual é de aumento na velocidade do desmatamento e o aumento é considerável em relação aos anos anteriores.

    E) Em todos os aspectos, tanto relativos como absolutos, os números são superiores em relação aos anos anteriores. 


    Gabarito do professor: A.
  • gabarito A

    2019: primeiros 15 dias de maio, são os piores no mês em uma década... Foram perdidos oficialmente em uma quinzena 6880 hectares o dobro do registrado no mesmo período de 2018.

    Outra opinião..

    O engenheiro agrônomo Alfredo José Barreto Luiz, pós-doutor em Sensoriamento Remoto pelo INPE, escreveu que o discurso sobre desmatamento brasileiro “é falacioso e ofusca outros grandes e mais urgentes problemas ambientais”, como falta de coleta e tratamento de esgoto.