A questão do Brexit está se revelando bem mais complexa do que parecia à princípio. Já derrubou dois primeiros ministros na Grã- Bretanha, tira o sono de uns quantos políticos dos dois lados do canal da Mancha (nas ilhas Britânicas e no continente europeu), acirra velhas disputas como aquelas entre Irlanda do Norte e Inglaterra, ou entre Escócia e Inglaterra. Não há soluções fáceis. Não há um consenso nem no Parlamento tampouco entre a sociedade civil britânica
A questão pede que se determine o que vem a ser o BREXIT, a partir das alternativas . Há uma correta entre 4 incorretas.
A) INCORRETA. Espanha e França não pretendem sair da União Europeia. O Brexit refere-se exclusivamente ao Reino Unido
B) CORRETA. Esta é a alternativa que indica o que é o Brexit: processo de desligamento do Reino Unido da União Europeia após plebiscito (consulta) feita à população. A diferença entre o apoio à saída e a oposição foi, no entanto, bem pequena, mostrando a polarização da sociedade quanto ao tema.
C) INCORRETA. Existe um debate dentro da União Europeia acerca da inclusão da Turquia e, é verdade, tal proposta não contava com o apoio específico da Grã-Bretanha. Porém, não é isso que é o Brexit.
D) INCORRETA. O Reino Unido não tem o direito de proibir a entrada deste ou daquele país em acordos com a UE. A decisão cabe ao conjunto e não a este ou àquele Estado membro da EU.
E) INCORRETA. O Brexit é exatamente o oposto do que indica a alternativa. Não se refere à volta da Grã-Bretanha à União Europeia e sim o seu desligamento do grupo.
RESPOSTA: ALTERNATIVA B