SóProvas


ID
3422914
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ibaté - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O venezuelano que chega ao Brasil não o faz por outra razão, senão a falta de alternativas de subsistência. Deseja recomeçar, ter condições mínimas de sobrevivência para sua família e isso não lhe pode ser negado. Somos um país tradicionalmente acolhedor e devemos nossa riqueza cultural a isso.

(https://politica.estadao.com.br. 20.08.2019. Adaptado)

Sobre a crise humanitária e política que ocorre no Brasil decorrente do grande número de imigrantes provenientes da Venezuela, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • (D)

    (A) Altera sim a dinâmica.

    (B)Logicamente irá refletir a situação econômica daquele Estado.

    (C)Não há obrigação do fechamento da fronteira na Lei de Imigração.

    (E)Novamente não há que se falar em fechamento de fronteira.

  • gabarito D

    1° de agosto: A governadora de Roraima, Suely Campos (PP), assina decreto para endurecer as regras de acesso dos venezuelanos a serviços públicos do estado, que seria restrito apenas a imigrantes com passaporte;

    3 de agosto: A Advocacia Geral da União (AGU) pede ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão imediata do decreto do governo de Roraima por considerar que o ato é inconstitucional;

    5 de agosto: O juiz federal Helder Girão Barreto, da 1ª Vara da Federal de Roraima, determina a suspensão do ingresso e a admissão de imigrantes venezuelanos no Brasil. De acordo com a Justiça Federal, a decisão se refere a entradas feitas pela fronteira do país com o estado de Roraima. A liminar não abrangia outras nacionalidades e vetava apenas a entrada de venezuelanos.

    7 de agosto: A fronteira do Brasil é reaberta para imigrantes venezuelanos após decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

    20 de agosto: O governo de Roraima pede ao STF que suspenda temporariamente a imigração na fronteira com a Venezuela.

  • Crises humanitárias são objeto de grande repercussão no noticiário e devem ser acompanhadas com atenção. O texto de apoio aborda a crise venezuelana e sua relação com o Brasil e o enunciado questiona qual alternativa correta sobre a crise política e humanitária causada pelo grande fluxo de imigrantes venezuelanos.

    A) O próprio estado de Roraima possui baixa densidade populacional e suas cidades fronteiriças com a Venezuela são ainda menores nesse sentido. O fluxo de imigrantes modifica consideravelmente a dinâmica local.

    B) A situação econômica, política e social do país vizinho deteriorou-se consideravelmente nos últimos anos.

    C) O fechamento de fronteira é um ato diplomático que corresponde a deterioração das relações entre os países envolvidos. Nunca ocorre gratuitamente e deve ser embasado por reais alterações nas relações bilaterais. Não há lei específica obrigando o fechamento de fronteira ficando tal ação a cargo do poder executivo.

    D) A fronteira de Roraima com a Venezuela sempre foi bem movimentada, mas em ambos os sentidos numa dinâmica de fronteira porosa onde moradores do entorno a cruzam regularmente. A grave crise do país vizinho tornou o fluxo maior de lá para cá com a intenção de permanência e migração para outros estados brasileiros com maiores oportunidades econômicas. Alternativa correta.

    E) O Brasil não tem se recusado a acolher os venezuelanos tampouco determinou políticas públicas adequadas para lidar com a questão. A ambiguidade na gestão da crise aprofunda ainda mais seus efeitos.  








     Gabarito do professor: D