SóProvas


ID
3423382
Banca
VUNESP
Órgão
Semae de Piracicaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


Velhos


      Quando me queixo por algum pequeno mal-estar, o homem com quem vivo diz: “Você está viva”. Significa: “Se você passa algum tempo sobre esta terra, o material vai se desgastar. Quer dizer que está viva: não reclame”. É uma filosofia pragmática que acho inexplicável: eu, como quase todos, fui educada para ser imortal.
        Al Alvarez escreve em seu livro En el Estanque (diario de un nadador): “Outro indício da velhice é a gratidão que sentimos diante de qualquer um que perceba que ainda temos alguma importância”. Enquanto eu o lia, vi alguns filmes e seriados que também tratam da velhice. Engenhos ficcionais que falam de limitações físicas, do terror à morte e à doença. Mas, na vida real, não falamos dessas coisas. Na verdade, inventamos mais e melhores eufemismos para nos referir à velhice: terceira idade, adultos idosos.
      De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), entre 2015 e 2050 a população mundial com mais de 60 anos passará de 900 milhões a 2 bilhões de pessoas. Seremos muitos, mas vamos em direção à velhice sem saber – sem querer saber – como.


(Leila Guerriero. https://brasil.elpais.com, 11.03.2019. Adaptado)

Ao afirmar “eu, como quase todos, fui educada para ser imortal”, a autora defende a ideia de que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Voltando ao texto: Quer dizer que está viva: não reclame?. É uma filosofia pragmática que acho inexplicável: eu, como quase todos, fui educada para ser imortal.

    ? Ou seja, a autora traz a ideia de que aprendemos a viver somente e nos esquecemos de que somos seres mortais, que morremos e que um dia isso, inevitavelmente, chegará.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva E

    a mortalidade não costuma ser abordada na formação dos indivíduos.

  • Grande Arthur!!

    Errei a questão, mas com sua explanação consegui entender. Muito obrigado.=D

  • Interpretar tem que haver uma linha de raciocínio multifocal, não basta se atentar apenas a um trecho do texto.

    Perceba, primeiro destaque para a sequência:

    "Quando me queixo por algum pequeno mal-estar, o homem com quem vivo diz: 'Você está viva'. Significa: 'Se você passa algum tempo sobre esta terra, o material vai se desgastar. Quer dizer que está viva: não reclame'. É uma filosofia pragmática que acho inexplicável: eu, como quase todos, fui educada para ser imortal."

    Ou seja, aqui ela se vê diferentemente do homem com quem vive. Ele, na visão da mulher, é mais pragmático, lida melhor com a questão da velhice. Já ela acredita ter sido educada como a maioria das pessoas, retirando a essência do envelhecimento, ou, no caso, partindo de um desconhecimento de causa e um manifesto desinteresse em saber, inclusive, atribuindo eufemismos (também citado no texto), de modo que a importância e o entendimento do verdadeiro sentido desse processo de envelhecimento fica esmorecido, dissipado, e assim, não se sabe ao certo como encará-lo com maior perspicácia. É o que contrasta também no final do texto: "Seremos muitos, mas vamos em direção à velhice sem saber – sem querer saber – como."

    Portanto, fica evidente a resposta ser a letra E.

    "A mortalidade (ou esse processo de envelhecimento) não costuma ser abordada na formação dos indivíduos."

    Boa sorte a todos!

  • Agora eles estão na era digital, carta é passado.