SóProvas


ID
3424108
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Wallon tem na motricidade um eixo fundamental de compreensão do desenvolvimento humano. Há um significado psicológico do movimento humano. A motricidade humana se inicia junto ao meio social, antes de se dirigir ao meio físico, o contato com o meio físico nunca é direto, é sempre intermediado pelo social, tanto em sua dimensão interpessoal quanto cultural.” (Dantas, H. in: "Do ato motor ao ato mental: a gênese da inteligência segundo Wallon")

Para a Teoria Walloniana, questões como antagonismo e descontinuidade entre ato motor e ato mental, e modificação do meio social antes do meio físico, são elementos fundamentais. Wallon construiu sua teoria por meio de experimentações, análises comparativas entre o normal e o patológico, entre adultos e crianças e, também, pela análise de informações oriundas de diversas áreas do conhecimento como a antropologia, paleontologia, biologia e medicina.

É válido ressaltar que, na Teoria Walloniana, comparar significa não somente verificar e analisar igualdades, mas também diferenças.

Para o autor, "motor" é sinônimo de:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão requer conhecimentos sobre a Teoria Walloniana sobre o desenvolvimento humano. Deve-se indicar a alternativa que apresenta o sinônimo de “motor" para Wallon. 

    A) motricidade. 
    ERRADO - A motricidade compreende a ação voluntária para realizar uma tarefa ou uma expressão. A motricidade se assenta num conjunto de habilidades que vão sendo desenvolvidas na infância e envolvem tanto o ato motor em si, como também a percepção visual e sensorial, o equilíbrio, o tônus muscular, a lateralidade e o controle emocional. Existem ainda outras funções cognitivas envolvidas, como as executivas, a memória, a linguagem e as habilidades espaciais, que modulam a motricidade e também são desenvolvidas e aprimoradas por ela. Dessa forma, o olhar sobre a motricidade não deve levar em conta apenas a função cinética do movimento (que regula o estiramento e o encurtamento das fibras musculares, e é responsável pelo movimento propriamente dito), mas também a função tônica (que regula a variação no grau de tensão/tônus dos músculos) e expressiva (uma vez que a emoção se expressa na tonicidade muscular de forma imediata e indissociável). 

    B) comportamento. 
    ERRADO – Comportamento, em um sentido estrito, pode ser entendido como o ato ou efeito de comportar-se. Na perspectiva da psicologia, o comportamento é o conjunto de procedimentos ou reações do indivíduo ao ambiente que o cerca, aos estímulos sociais, a sentimentos e necessidades íntimas ou uma combinação destes fatores. Cada interação de uma pessoa com o seu ambiente implica um comportamento. Quando esse comportamento apresenta padrões estáveis, pode-se falar de conduta. Para Wallon, observar e interpretar o comportamento da criança é imprescindível para conhecê-la, do ponto de vista de seu desenvolvimento. E para conhecer o comportamento da criança, é fundamental observá-la em seu meio, em diferentes atividades, especialmente no ambiente escolar. 

    C) movimento. 
    ERRADO – Wallon tinha como objetivo estudar a gênese do pensamento humano, não entender como a criança aprende o movimento ou qual a importância disso. Mas, para entender o desenvolvimento da inteligência, ele observou a criança e percebeu que ela já tem um tipo de inteligência desde o nascimento, que é anterior à linguagem. Existe uma inteligência motora, que é prática, sendo a primeira que o ser humano desenvolve. A criança tem uma bagagem genética, constituída pelos movimentos reflexos, e a partir do contato com o ambiente, ela constrói o movimento intencional. Dessa forma, o sujeito se constrói na interação com o meio e o movimento é uma das formas de interação com este meio. Pela exploração, a criança constrói conhecimentos sobre os objetos e inicia a compreensão de quais relações podem estabelecer com eles. Através de ações motoras, a criança também interage com a cultura, tanto para dominar o uso dos diferentes objetos, como para realizar atividades lúdicas e de lazer, como brincadeiras, esportes, danças, etc. Pelo movimento, a criança conhece mais sobre si e sobre o outro, aprendendo a se relacionar. O movimento é parte integrante da construção da autonomia e identidade, uma vez que contribui para o domínio das habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância. Para o autor, o movimento tem primeiro uma função expressiva, mais tarde passa a ter uma função instrumental e, por fim, o movimento passa a auxiliar o pensamento, inaugurando-se a dimensão cognitiva da atividade motora. A ação mental projeta-se em atos motores. O movimento também está relacionado à origem da representação, ele dá suporte à representação. 

    D) psicomotor. 
    CORRETO – O desenvolvimento psicomotor é um processo contínuo durante o qual se dá a evolução da inteligência, da comunicação, da afetividade, da sociabilidade e da aprendizagem de forma global e simultânea. Decorre por etapas e depende da maturação do sistema nervoso central. A teoria de Wallon foi bastante fértil para a ciência psicomotora. A Educação Psicomotora é compatível com a teoria psicogenética de Wallon, na medida em que respeita a complexidade do ser humano, compreendendo-o em sua multidimensionalidade psíquica, corporal e social, propondo-se a superar as dicotomias corpo-mente, indivíduo-sociedade e razão-emoção, heranças da visão cartesiana de homem que perpassa diversas reflexões ocidentais. Contrário ao procedimento de se privilegiar um único aspecto no desenvolvimento da criança, Wallon o estudou em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são, nos diferentes momentos do desenvolvimento, os vínculos entre cada um e suas implicações com o todo representado pela personalidade. A Educação Psicomotora compreende a educação do ser humano nos seus aspectos corporais, motores, emocionais, intelectuais e sociais. Portanto, psicomotor envolve aspectos motores e psíquicos. Motor é, dessa forma, sinônimo de psicomotor para o autor. 

    E) desenvolvimento. 
    ERRADO – O desenvolvimento pode ser entendido como ação ou efeito de desenvolver(-se). Está relacionado ao crescimento, progresso, adiantamento. Wallon propõe estágios de desenvolvimento, mas não é adepto da ideia de que a criança cresce de maneira linear. Cada estágio de desenvolvimento estabelece uma forma específica de interação com o outro. No início do desenvolvimento existe uma preponderância do biológico e após o social adquire maior força. Wallon acredita que o social é imprescindível. A cultura e a linguagem fornecem ao pensamento os elementos para evoluir, sofisticar. A parte cognitiva social é muito flexível, não existindo linearidade no desenvolvimento, sendo este descontínuo e, por isso, sofre crises, rupturas, conflitos, retrocessos, como um movimento que tende ao crescimento. O desenvolvimento físico, cognitivo, social, afetivo tem continuidade durante todas as fases da vida de um sujeito e termina com a morte. Assim, o fenômeno do desenvolvimento faz articulações e com diversas outras áreas do conhecimento, como a educação, biologia, sociologia, antropologia, entre outras. 

    Fonte: 
    CINTRA, Fátima Bissoto Medeiros; ALMEIDA, Laurinda Ramalho. Uma leitura walloniana do movimento: crianças de seis anos no ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 21, Número 2, Maio/Agosto de 2017: 205-214. 

    FILGUEIRAS, Isabel Porto. A criança e o movimento: questões para pensar a prática pedagógica na educação infantil e no ensino fundamental. Revista Avisa lá, São Paulo, nº11 – Edição julho/2002. 

    Portanto, a letra D é a alternativa correta. 
    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Gabarito: D

    Ato mental desenvolve-se a partir do ato motor.

    Ato motor: Psicomotor