SóProvas


ID
3424315
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão , baseie-se no texto abaixo.


O século XX, Era dos Extremos

         O século XX deixou um legado inegável de questões e impasses. Para o grande historiador Eric Hobsbawm, neste livro Era dos Extremos − o breve século XX − 1914-1991, esse século foi breve e extremado: sua história e suas possibilidades edificaram-se sobre catástrofes, incertezas e crises, decompondo o que fora construído no longo século XIX.
         Hobsbawm divide a história do século XX em três “eras”. A primeira, “da catástrofe”, é marcada pelas duas grandes guerras, pelas ondas de revolução global em que o sistema político e econômico da URSS surgia como alternativa histórica para o capitalismo e pela virulência da crise econômica de 1929. Também nesse período os fascismos e o descrédito das democracias liberais surgem como proposta mundial.
       A segunda “era” são os anos dourados das décadas de 1950 e 1960 que, em sua paz congelada, viram a viabilização e a estabilização do capitalismo, responsável pela promoção de uma extraordinária expansão econômica e profundas transformações sociais.
        Por fim, entre 1970 e 1991, dá-se o “desmoronamento” final, em que caem por terra os sistemas institucionais que previnem e limitam o barbarismo contemporâneo, dando lugar à brutalização da política e à irresponsabilidade teórica da ortodoxia econômica, abrindo as portas para um futuro incerto.

(Adaptado da “orelha”, sem indicação autoral, do livro de Eric Hobsbawm acima referido, editado em São Paulo pela Companhia das Letras, em 1995) 

Ao constituir uma visão geral do século XX, que considera breve e extremado, o historiador Eric Hobsbawm

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → Segundo o texto: Por fim, entre 1970 e 1991, dá-se o “desmoronamento” final, em que caem por terra os sistemas institucionais que previnem e limitam o barbarismo contemporâneo, dando lugar à brutalização da política e à irresponsabilidade teórica da ortodoxia econômica, abrindo as portas para um futuro incerto.

    → Observa-se, claramente, que o autor faz uma deconstrução, monstra que ocorreu um demoronamento dos pilares construídos ao longo do tempo.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  •  o breve século XX − 1914-1991, esse século foi breve e extremado: sua história e suas possibilidades edificaram-se sobre catástrofes, incertezas e crises, decompondo o que fora construído no longo século XIX.

    E faz reconhecer uma desconstrução geral e radical das expectativas e dos ideais gerados no decorrer do longo século XIX.

  • A resposta está no final do 1º parágrafo,

    gabarito letra: E

  • Amigos, ao se depararem com um texto cheio de detalhes como esse, sugiro que façam uma análise por bloco ou parágrafo e destaquem trechos, as principais palavras e/ou conceitos e anotem ao lado.

    Parágrafo 1

    decompondo o que fora construído no longo do século XIX;

    Parágrafo 2

    Catástrofe:

    Guerras; Revolução; URSS alternativa ao capitalismo; Descrédito da Democracia/fascismo

    Parágrafo 3

    Anos dourados/ 1950-60:

    paz congelada; viabilização e estabilização do capitalismo; extraordinária expansão econômica; profundas transformações sociais.

    Parágrafo 4

    1970 a 1991

    Desmoronamento; brutalização política; futuro incerto.

    Perceba que depois de fazer isso fica nítido que o parágrafo 1 nos dá a resposta:

    E) faz reconhecer uma desconstrução geral e radical das expectativas e dos ideais gerados no decorrer do longo século XIX.

    Dá trabalho fazer isso? Sim, mas você vai acertar a questão com certeza absoluta do que está respondendo e depois de fazer tantas questões em casa vai acabar pegando o jeito e será mais rápido na prova.

    Não desistam!