SóProvas


ID
3425491
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

A elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, nos termos previstos por esta Lei, é condição para o Distrito Federal e os municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.

De acordo com a Lei nº 12.305/2010, Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos terá conteúdo simplificado para municípios com menos de

Alternativas
Comentários
  • Art. 19.  § 2o  Para Municípios com menos de 20.000 (vinte mil) habitantes, o plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos terá conteúdo simplificado, na forma do regulamento. 
  • Atenção as exceções:

    § 3 O disposto no § 2 não se aplica a Municípios: 

    I - integrantes de áreas de especial interesse turístico; 

    II - inseridos na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de âmbito regional ou nacional; 

    III - cujo território abranja, total ou parcialmente, Unidades de Conservação. 

  • GABARITO: D

    | Lei 12.305 de 2 de Agosto de 2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos

    | Título III - Das Diretrizes Aplicáveis aos Resíduos Sólidos

    | Capítulo II - Dos Planos de Resíduos Sólidos

    | Seção IV - Dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

    | Artigo 19

    |§2

    "Para Municípios com menos de 20.000 (vinte mil) habitantes, o plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos terá conteúdo simplificado, na forma do regulamento." 

  • GABARITO D

    Art 19.

    §2 Para Municípios com menos de 20.000 habitantes, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos terá CONTEÚDO SIMPLIFICADO, na forma do regulamento. 

    ATENÇÃO!!!

    §3 O disposto no §2 NÃO se aplica a Municípios: 

    I - Integrantes de áreas de especial interesse turístico; 

    II - Inseridos na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de âmbito regional ou nacional; 

    III - Cujo território abranja, total ou parcialmente, Unidades de Conservação.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante ao número de habitantes para que o Município tenha um plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos com conteúdo simplificado.

    Para responder a questão, necessário conhecimento do art. 19, § 2º da Lei n. 12.305/2010, que preceitua:

    § 2º  Para Municípios com menos de 20.000 (vinte mil) habitantes, o plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos terá conteúdo simplificado, na forma do regulamento. 

    Portanto, considerando os itens trazidos, o único que se demonstra correto é o item "D", Meio Ambiente, uma vez que é para que o plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos tenha conteúdo simplificado o Município deve ter menos de 20.000 mil habitantes.

    Gabarito: D