GABARITO: LETRA D
? É inquestionável a função pedagógica desempenhada pelo assistente social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais em que se materializa a prática profissional. Tal função caracteriza-se pela incidência dos efeitos da ação profissional na maneira de pensar e agir dos sujeitos envolvidos na referida ação, interferindo na formação de subjetividades e normas de conduta, elementos moleculares de uma cultura, aqui entendida, como mencionamos anteriormente, no sentido gramsciano, como sociabilidade (ABREU, 2002).
? Fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/zD3ifq80Dt7Az49Q4j7x.pdf
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!?
Gabarito D)
A) em práticas educativas à luta para a manutenção da ordem social, como elemento estratégico na base dos processos formadores da disciplina.
B) em estratégias educativas subalternizantes, vinculadas à necessidade de reprodução das relações de dominação e exploração do capital sobre o trabalho e o conjunto da sociedade.
C) em estratégias educativas emancipatórias, vinculadas à necessidade histórica de construção de uma alternativa societária à ordem socialista.
D) na maneira de pensar e agir dos sujeitos envolvidos na referida ação, interferindo na formação de subjetividades e normas de conduta, elementos moleculares de uma cultura, entendida como sociabilidade.
A função pedagógica desempenhada pelo assistente social inscreve a prática profissional no campo das atividades educativas formadoras da cultura, ou seja, atividades formadoras de um modo de pensar, sentir e agir, também entendido como sociabilidade.
Mas nem sempre foi dessa forma; historicamente, as práticas educativas desenvolvidas pelos assistentes sociais vinculam-se, predominantemente, à necessidade de controle exercido pelas classes dominantes, quanto à obtenção da adesão e do consentimento do conjunto da sociedade aos processos de produção e reprodução social consubstanciados na exploração econômica e na dominação político-ideológica sobre o trabalho.
http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/zD3ifq80Dt7Az49Q4j7x.pdf
E) na ajuda psicossocial individualizada como modalidade interventiva do Serviço Social.