Desde meados de 2013 a Venezuela arrasta uma crise total que piora a cada dia. Atualmente, o país debate-se em uma série de crises, uma após a outra, em diferentes setores. Na área política em razão da disputa entre Nicolás Maduro (e seu partido — Partido Socialista Unido da Venezuela) e a oposição venezuelana, que denuncia os abusos de poder cometidos pelo presidente. Há ainda crise econômica, crise humanitária e o risco de uma intervenção externa liderada pelos Estados Unidos aos moldes das políticas intervencionistas de cem anos atrás.
Esses sucessivos momentos de crises, que vem ocorrendo na Venezuela nos últimos anos, têm gerado movimentos migratórios de refugiados principalmente para o Brasil.
No que diz respeito à crise econômica, ela é muito agravada por conta do embargo feito pelos Estados Unidos à Venezuela e, em virtude da política que mantém o monopólio estatal do petróleo. Apesar de tudo a produção do principal gerador de riquezas para o país – o petróleo - continua crescendo.
Para responder essa questão é preciso saber informações sobre a produção de petróleo na Venezuela e seu volume de exportação. Além disso, é necessário ter conhecimento dos movimentos migratórios de refugiados ao redor do mundo e seu crescimento nos últimos anos, segundo informações da ONU.
A) INCORRETA - O deslocamento global atingiu 79,5 milhões de pessoas no ano passado devido à guerra, violência, perseguição e outras emergências, segundo informações da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).
B) CORRETA - A Venezuela é o país com as maiores reservas do mundo, com 300,9 bilhões de barris, de acordo com dados da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos. O segundo é a Arábia Saudita, com 266,5 bilhões de barris. O Canadá fica em terceiro, com 169,7 bilhões de barris. O Brasil aparece em 15º no ranking, com 12,7 bilhões de barris.
C) INCORRETA - A crise na Venezuela está diretamente ligada com a desvalorização do petróleo no mercado internacional, o que aconteceu a partir de 2014. As reservas de petróleo foram descobertas na Venezuela no começo do século XX e, desde então, tornaram-se a principal fonte de riqueza do país sul-americano, tornando-o dependente de exportação de insumos de primeira necessidade em virtude do não desenvolvimento de indústrias locais. No entanto, não se pode negar os efeitos negativos dos governos de Chávez e Maduro.
D) INCORRETA - O petróleo é responsável por cerca de um terço do PIB, por cerca de 80% das receitas de exportação e por mais de metade do financiamento da administração pública.
RESPOSTA: B