O ensaio de carga constante é aplicado a solos granulares ou solos com alta permeabilidade. Quando a permeabilidade é muito baixa, a determinação pelo permeâmetro de carga constante é pouco precisa. Emprega-se, então, o de carga variável.
Para solos argilosos, é mais conveniente a determinação do coeficiente de permeabilidade durante o ensaio de adensamento.
O ensaio em laboratório não fornece um valor exato para o coeficiente de permeabilidade (k) do solo por várias razões, tais como:
• O solo no permeâmetro nunca possui a mesma posição que se encotra no campo. Ela é sempre deturpada.
• A orientação da estratificação “in situ” para o fluxo d’água provavelmente não é reproduzida. Para areias, o que geralmente ocorre, é uma relação entre o fluxo horizontal e o vertical de 3 a 4 ou mais (kh /kv =3oumais).
• As condições de contorno do solo em campo não são as mesmas em laboratório. As paredes lisas do molde facilitam os caminhos de fluxo. Se o solo for verticalmente estratificado o fluxo se modificará em diferentes níveis, sendo está situação de reprodução impossível em laboratório.
• A carga hidráulica h é sempre maior em laboratório, o que causa carreamento de material fino nos contornos da amostra, com possível redução do valor de k. No campo o gradiente hidráulico é da ordem de 0,5 a 1,5 enquanto que em laboratório chega a 5 ou mais.
• O efeito do ar “entrapped” na amostra de laboratório será maior, mesmo para pequenas bolhas de ar de uma pequena amostra.
Muitos também são fatores dos quais é dependente o coeficiente de permeabilidade de uma massa de solo homogênea e isotrópica:
• Viscosidade do fluido (geralmente água). Quando a temperatura aumenta a viscosidade diminui e o k aumenta, ou seja, o fluxo aumenta.
• Índices de vazios do solo (e). Varias tentativas foram feitas para relacionar o coeficiente de permeabilidade do solo com índices de vazios diferentes para o mesmo solo. Entretanto, as formulas encontradas devem ser utilizadas com bastante cuidado.
K = f(e)
• O Tamanho e a forma dos grãos do solo.
• Grau de saturação do solo. Quanto maior a saturação, maior será k. O pedregulho tem um k elevado,
e a argila um k bem baixo.
http://www.lagetec.ufc.br/wp-content/uploads/2016/03/Ensaios-para-determinação-da-permeabilidade-de-material-granular.pdf
A)O ensaio de carga constante é aplicado a solos granulares ou solos com alta permeabilidade. Quando a permeabilidade é muito baixa, a determinação pelo permeâmetro de carga constante é pouco precisa. Emprega-se, então, o de carga variável.
CORRETA.
Já foi cobrada em outra questão, veja:
Q19206 (CESPE - 2009 - TRT - ENG CIVIL)
Para solos com baixos valores de coeficiente de permeabilidade, é indicado o ensaio de permeabilidade do tipo carga variável.
CORRETA.