-
GABARITO: CERTO
A partir da década de 1930, então, expandiu-se o modelo chamado de Estado de Bem-Estar Social, no qual o Estado é organizador da política e da economia, encarregando-se da promoção e defesa social. O Estado atua ao lado de sindicatos e empresas privadas, atendendo às características de cada país, com o intuito de garantir serviços públicos e proteção à população. Os países europeus foram os primeiros e principais incorporadores do modelo que agradou os defensores da . A principal referência no continente veio da região escandinava. Até hoje, Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca são destaques na aplicação do Estado de Bem-Estar Social e são países que estão no topo do ranking de melhor .
Fonte: https://www.infoescola.com/sociedade/estado-de-bem-estar-social/
-
No que se refere à evolução do modelo de administração pública racional-legal para o paradigma pós-burocrático e ao Estado do bem-estar social, julgue o item a seguir.
O Estado do bem-estar social consiste em uma estratégia estatizante de intervenção do Estado em países desenvolvidos.
GAB. “CERTO”
----
O Estado do Bem-estar, tal como foi definido, surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Seu desenvolvimento está intimamente relacionado ao processo de industrialização e os problemas sociais gerados a partir dele. A Grã-Bretanha foi o país que se destacou na construção do Estado de Bem-estar com a aprovação, em 1942, de uma série de providências nas áreas da saúde e escolarização. Nas décadas seguintes, outros países seguiriam essa direção. Ocorreu também uma vertiginosa ampliação dos serviços assistenciais públicos, abarcando as áreas de renda, habitação e previdência social, entre outras. Paralelamente à prestação de serviços sociais, o Estado do Bem-estar passou a intervir fortemente na área econômica, de modo a regulamentar praticamente todas as atividades produtivas a fim de assegurar a geração de riquezas materiais junto com a diminuição das desigualdades sociais.
O grau e a extensão do intervencionismo estatal na economia e a oferta de serviços sociais variou enormemente de país para país. Os países industrializados do Primeiro Mundo construíram Estados de Bem-estar mais extensos do que os países de economia socialista e os países subdesenvolvidos. Porém, entre os países de Primeiro Mundo também há variações. Certamente, o Estado de Bem-estar francês é mais extenso do que o inglês; e este último é mais extenso do que o americano.
fonte: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/estado-do-bem-estar-social-historia-e-crise-do-welfare-state.htm
-
O Estado do Bem-estar também é conhecido por sua denominação em inglês, Welfare State. Os termos servem basicamente para designar o Estado assistencial que garante padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos....
........................................................................................................................................................
No Brasil a existência de um Estado de Bem-Estar é bastante controversa. Alguns autores defendem que esse modelo nunca foi implantado no país. Outros, no entanto, apontam o governo de Getúlio Vargas (1930 a 1970) como um período de Welfare State. Nesse período foram assegurados o ensino público, um fortalecimento dos direitos trabalhistas e previdenciários e o sufrágio universal.
-
GABARITO: CERTO
Estado de bem-estar social, ou welfare state, é um modelo de governo no qual o Estado se compromete a garantir o bem-estar econômico e social da população.
O Estado de bem-estar social também é chamado de Estado-providência, pois nele o governo adota medidas ativas para proteger a saúde e o bem-estar geral dos cidadãos, especialmente aqueles em necessidade financeira.
O objetivo do Estado de bem-estar social é assegurar aos cidadãos a igualdade de oportunidades e a distribuição justa das riquezas. Além disso, o Estado se responsabiliza pelos indivíduos que não possuem condições para manter uma vida digna através da distribuição de subsídios, bolsas, concessões e outras medidas.
FONTE: WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR
-
O Estado do Bem-Estar
Social ou Welfare State teve suas raízes
nas profundas desigualdades provocadas pela Revolução Industrial. Essa atuação
do Estado visa “(...) contrapor-se aos processos econômicos desumanizados,
inflexíveis, onipotentes e onipresentes" (Matias-Pereira, 2018). Portanto, esse
modelo de atuação do Estado é um tipo de organização política, econômica e
social que o coloca como agente de promoção social e organizador da economia.
Para tanto, esse
Estado do Bem-Estar Social está relacionado a três elementos essenciais (Matias-Pereira,
2018): excedentes econômicos passíveis
de ser realocados pelo Estado para atender às necessidades sociais; pensamento keynesiano – teoria estruturante
do Estado de Bem-Estar Social; e centralização
governamental para fomentar o crescimento da capacidade administrativa do
Estado.
Portanto, uma vez que
esse tipo de atuação se orienta pelo pensamento keynesiano, percebe-se que suas
diretrizes possuem um foco na política fiscal e monetária de redução de imposto
e de aumento da intervenção do Estado na economia, respectivamente. Assim, para
a promoção do Welfare State, o Estado
deve efetuar bastantes gastos e apenas países com muito recurso financeiro poderia sustentar esse modelo. Sendo assim, a
questão em análise está correta.
GABARITO DO PROFESSOR:
“CERTO".
FONTE:
MATIAS-PEREIRA, José. Administração
Pública: foco nas instituições e ações governamentais. 5ª Ed. – São Paulo:
Atlas, 2018.
-
Patrimonialismo (1500-1930): Estado Subserviente e Gerontocrata;
Burocracia (1930-1960) ou Estado do Bem-Estar/Welfare State: Estado Amparador e Provedor/Intervencionista;
Desburocracia (1960-1990): Estado Desritualista e Coordenador;
Gerencialismo (1990-dia atuais): Estado Enxuto e Regulador.
Professor Paulo Lacerda
-
Socialismo limpinho...
-
Me confundi com “em países desenvolvidos”.
-
O Estado do bem-estar social consiste em uma estratégia estatizante de intervenção do Estado em países desenvolvidos.
Alguém poderia me esclarecer essa parte que a assertiva fala em intervenção do Estado em países desenvolvidos?
Perdão pela minha ignorância, mas marquei errado por causa disse, e gostaria que alguém me ajudasse com essa dúvida.
Desde já meus agradecimentos.
-
Gabarito: CERTO.
O Estado de bem-estar social surge em um contexto pós-liberal e pós-segunda guerra mundial, como um Estado que busca garantir as condições mínimas de existência e dignidade ao ser humano.
A "estratégia estatizante de intervenção do Estado" consta no PDRAE (1995, p.10) quando ele fala sobre a crise do Estado e sobre o esgotamento do welfare state:
Crise do Estado define-se então:
(...)
(2) o esgotamento da estratégia estatizante de intervenção do Estado, a qual se reveste de várias formas: o Estado do bem-estar social nos países desenvolvidos, a estratégia de substituição de importações no terceiro mundo, e o estatismo nos países comunistas;
-
Esse "em países desenvolvidos" me pegou.
-
Essa questão deveria ser anulada. Não é para (focado em) países desenvolvidos... é para todos os países, inclusive foi implantado aqui no Brasil.
-
Segundo Paludo (2020, p. 70), o Estado de Bem-Estar Social no Brasil somente apareceu no governo FHC, o qual iniciou políticas de bem-estar social, mas deu ênfase ao Estado regulador e controlador, foram políticas condicionadas à disponibilidade econômica. Já no governo Lula, existiram ações sociais aptas a caracterizar o Estado como Estado de Bem-Estar Social, com foco nas áreas de educação, saúde e assistência social.
-
Cabe destacar ainda, que segundo Paludo (2020, p. 68) o Estado de Bem-Estar Social foi basicamente uma "criação" do capitalismo e da democracia, como forma de evitar os avanços das ideologias socialistas, combatida pelos capitalistas com políticas de bem-estar.
A burguesia temia que a classe trabalhadora, com a expansão da democracia, se rebelasse e buscasse auxílio em países socialistas.
-
GAB: CERTO
Resumão para leigos como eu - se já sabe, pula meu comentário
ESTADO DO BEM ESTAR SOCIAL
1 - Inaugurado com Otto von Bismarck
2- Início em 1942
3- Ideias de Keynes - ( 1930 - 1970) - O Estado deveria prover as necessidades básicas da população mediante a prestação de serviços ou mesmo através do pagamento em dinheiro.
4- Franklin Rooselvet - New Deal - 1929 - recuperação da economia em função da grande depressão
5 - 1944 - Acordo de Breton Woods ( BIRD e FMI)
O que eu usei para responder a questão :
Leitura da págs. 10 e 11 do PDRAE sobre o Estado do Bem Estar Social
"A Primeira Grande Guerra Mundial e a Grande Depressão foram o marco da crise do mercado e do Estado Liberal. Surge em seu lugar um novo formato de Estado, que assume um papel decisivo na promoção do desenvolvimento econômico e social. A partir desse momento, o Estado passa a desempenhar um papel estratégico na coordenação da economia capitalista, promovendo poupança forçada, alavancando o desenvolvimento econômico, corrigindo as distorções do mercado e garantindo uma distribuição de renda mais igualitária."
Sobre a crise do Estado do Bem Estar Social - AQUI ESTÁ A REFERENCIA da ESTATIZAÇÃO
"A crise do Estado define-se então (1) como uma crise fiscal, caracterizada pela crescente perda do crédito por parte do Estado e pela poupança pública que se torna negativa; (2) o esgotamento da estratégia estatizante de intervenção do Estado, a qual Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado 11 se reveste de várias formas: o Estado do bem-estar social nos países desenvolvidos, a estratégia de substituição de importações no terceiro mundo, e o estatismo nos países comunistas; e (3) a superação da forma de administrar o Estado, isto é, a superação da administração pública burocrática. No Brasil, embora esteja presente desde os anos 70, a crise do Estado somente se tornará clara a partir da segunda metade dos anos 80."
PDRAE - joga no google - tem pdf dele.
Erro, chama no privado.
-
Resumo sobre o BEM - ESTAR SOCIAL - JK
1945 - Implementação do BEM - ESTAR SOCIAL - JK
Em países desenvolvidos capitalistas que estava em ruinas após a 2º guerra mundial.
Esse Estado procurava garantir o padrão mínimo de qualidade de vida para a população.
O brasil implementou o bem-estar desenvolvimentista em 1945
Fonte: Giovanna Carranza
-
Copiando
A "estratégia estatizante de intervenção do Estado" consta no Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado – PDRAE (1995, p.10) quando ele fala sobre a crise do Estado e sobre o esgotamento do welfare state
-
Estratégia estatizante? Estatizar o que, cara pálida? O modelo de bem estar social prega que o Estado deve garantir condições mínimas de sobrevivência a todos, mas não implica que o governo deve intervir na economia para atingir tal objetivo (estatizar).
Sendo bem objetivo, é melhor o governo dar dinheiro para as pessoas comprarem comida, do que criar uma rede de mercados estatais em que certas pessoas podem pegar comida de graça.
-
Questão muito mal elaborada. Defina "países desenvolvidos", isso é pauta de centenas de discussões em vários campos de estudo. Mas enfim, não adianta discutir com a banca, né?
-
Sem falar que "Estratégia estatizante" tem uma conotação pejorativa que fede à neoliberalismo de um jeito tão bizarro que me deixou até surpresa que uma banca de um CONCURSO PÚBLICO encare isso com uma afirmativa correta
-
Pra além das considerações sobre os termos utilizados, entendi "estratégia estatizante" na questão como uma ampliação do Estado, o que realmente ocorre no Estado do Bem Estar Social.
Dica: Não fiquem problematizando com a banca kkkkk o importante é acertar a questão, não esqueçam disso!
GAB: CERTO
-
O Estado do bem-estar social consiste em uma estratégia estatizante de intervenção do Estado em países desenvolvidos.
1) o Estado que intervém nos países desenvolvidos?
ou
2) o plano do bem-estar social ocorreu nos países desenvolvidos?
A questão fica DÚBIA, cabendo gabarito certo ou errado. Como isso passou sem ninguém impugnar ou perceber? O pior que vai passando, a professora do próprio QC não fala, o pessoal vai aceitando. Por isso a banca monta.
EITA, CESPE...
-
COLABORANDO
Assim como o Estado Liberal (Estado mínimo) foi uma oposição ao Estado Absolutista (Rei "soberano"); o "Welfare State" (Estado do bem-estar social) se opôs ao Liberal, na medida em que intervém na economia para garantir o mínimo possível ao bem estar social e promover os direitos fundamentais da Sociedade.
Bons estudos.