SóProvas


ID
3426439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação a planejamento e avaliação nas políticas públicas, julgue o item subsecutivo.


A análise custo-benefício baseia-se na relação entre os custos relativos e os resultados de uma política pública.

Alternativas
Comentários
  • Análise custo/benefício= na qual se busca a otimização dos resultados na escolha dos menores custos em relação aos maiores benefícios.

  • Dentre todos os modelos de análise de políticas públicas a análise custo-benefício é a mais conhecida e possivelmente uma das mais utilizadas para avaliar programas que envolvam gastos públicos em situações excludentes (STOKEY e ZECKHAUSER, 1978). De maneira simples, a análise custo-benefício dá os meios para sistematicamente comparar os valores dos resultados dos projetos com os valores dos recursos utilizados para atingir os resultados desejados.

    Acredito que o erro possa estar no termo "custos". Em um projeto, o mais adequado é analisar a relação entre os RECURSOS e o resultado obtido. Recursos envolvem tudo que foi utilizado em um projeto, é mais abrangente: tempo, custos, pessoas, equipamentos etc.

    Discordo com o colega ai embaixo, porque nem sempre essa análise se prende ao menor custo possível e maior benefício possível. Essa definição é mais para o alcance da eficiência. A análise em si é mais que isso, envolve uma comparação. Muitas vezes, um projeto pode custar mais caro, mas compensar pela maior eficácia e efetividade. Nem sempre a administração vai querer pagar menos, tudo é relativo.

  • A análise custo-benefício baseia-se na relação entre os custos relativos e os resultados de uma política pública

    acredito que o erro da questão está em afirmar que a análise se baseia nos custos relativos, e não nos custos relacionados a política a que se pretende analisar.

    se estiver errado me corrijam por favor.

    bons estudos!

  • análise custo-benefício é um processo sistemático que ajuda na tomada de decisões nos negócios. Serve para calcular e comparar os custos e benefícios de um projecto, decisão, entre outros.

  • A questão em análise nos apresenta um assunto relacionado à etapa de avaliação de políticas públicas. Essa etapa faz parte de um processo de criação de política pública, o qual se divide em cinco etapas: definição de agenda, formulação, tomada de decisão, implementação e avaliação.

    A Avaliação de Políticas Públicas consiste na mensuração e análise, a posteriori, dos impactos das políticas públicas na sociedade. Essa avaliação pode ocorrer em diferentes momentos da execução da política, podendo ser realizada tanto antes quanto depois da execução. A avaliação, quanto ao momento/temporalidade, pode ser denominada “ex ante" ou “ex post" (a porteriori) à execução de uma política. Ademais, cabe destacar que a avaliação ex ante compõe-se de uma análise custo-benefício e de uma análise custo-efetividade.

    A análise de custo-benefício considera a relação monetária em que a política é viável se os benefícios forem maiores que os custos, ou seja, essa análise faz uma ponderação entre o custo financeiro de se continuar com a política pública criada e os benefícios sociais gerados por essa política. Já na análise custo-efetividade uma política será viável quando proporciona maior efetividade, maior número de benefícios em face dos recursos disponíveis, ou seja, quando os resultados proporcionarem maiores impactos na sociedade.

    Em face do exposto, podemos concluir que a avaliação dos resultados está relacionada à análise custo-efetividade, e não a avaliação de custo-benefício. Portanto, podemos afirmar que a questão em análise está errada.



    GABARITO PROFESSOR: "ERRADO".
  • Custo-benefício # Custo-efetividade

    Custo-benefício: relação monetária em que a política é viável se os benefícios forem maiores que os custos.

    Custo-efetividade: política será viável quando proporciona maior efetividade ou seja quando os resultados proporcionarem maiores impactos na sociedade.

    GABARITO: a questão está ERRADA pois traz o conceito de custo-efetividade ao invés de custo-benefício!

    Fonte: Créditos integrais ao comentário da questão pelo professor do QConcursos!

    Namastê

  • Essa avaliação, segundo PALUDO (2013, p. 445), contempla uma análise custo-benefício e uma análise custo-efetividade. A análise de custo-benefício considera a relação monetária em que a política é viável se os benefícios forem maiores que os custos. Já na análise custo-efetividade uma política será viável quando proporciona maior efetividade, maior número de benefícios em face dos recursos disponíveis, ou seja, quando os resultados proporcionarem maiores impactos na sociedade.

  • Gab: ERRADO

    A questão está errada porque mistura conceitos de Custo-Benefício com Custo-Efetividade. Aquele avalia o valor aplicado ao serviço, análise econômica, este, avalia os resultados alcançados, se as metas estabelecidas foram atingidas.

    Chiavenato 2014.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Os custos devem ser relativos ao investimento.

    Não são resultados, e sim retorno financeiro.

    Se fosse trocado custo-benefício por custo-efetividade, o item estaria correto.

  • ERRADO!

    A questão misturou os conceitos da análise de custo-benefício com custo-efetividade.

  • custo- benefício: busca o menor custo custo- efetividade: busca o melhor benefício
  • Questão muito boa para revisão sobre esse assunto.

  • ERRADO

    Análise Custo-Benefício (ACB)

    -Custos e Resultados podem ser traduzidos em unidades monetárias (dinheiro).

    -Utilizado, normalmente, para políticas econômicas.

    -Análise quantitativa

    - Busca-se analisar os programas e identificar, aqueles que tem o melhor custo-benefício

    Análise Custo-Efetividade (ACE)

    -Resultados não podem ser traduzidos em unidades monetárias

    -Utilizado, normalmente, para políticas sociais.

    -Análise qualitativa.