SóProvas


ID
3426550
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Para além de certa vertigem populista, a História Cultural procura hoje revisitar o lado mais fraco da produção da cultura: o da recepção anônima da cultura ordinária da criatividade (ou passividade) das pessoas comuns. O que temos então é o deslocamento do foco da análise cultural do campo da produção para o campo da recepção, do consumo ou dos chamados usos sociais da imagem. O foco analítico se desloca para acompanhar como as inovações tecnológicas da mídia (rádio, televisão, videocassete, multimídia, etc) se inserem no cotidiano improvisado dos grupos sociais, como se dá a relação dos receptores com essas formas culturais eletrônicas ou como interagem “textos” e “leitores”.


[Elias Thomé Saliba. Experiências e representações sociais:
reflexões sobre o uso e o consumo das imagens.
Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula]


A respeito da discussão feita pelo autor, sugere-se, entre outros pontos, que

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio aborda modificações nas abordagens da História Cultural, que deixam de se concentrar nos produtores e centra seus esforços nos grupos sociais receptores de informações. As inovações nas formas de transmissão dessas informações também são reafirmadas como importantes e atuais. O enunciado busca a alternativa que esteja de acordo com as ideias do texto.

    A) Essa afirmativa propõe que o foco da análise da História Cultural leve em consideração a enxurrada informacional que caracteriza o mundo contemporâneo em suas diferentes modalidades de transmissão e a forma como interagem os grupos sociais receptores. Tal afirmação está diretamente relacionada ao que afirma o texto de apoio. Afirmativa correta.  
    B) O texto afirma que o foco são os receptores e não os produtores de conteúdos.

    C) As modificações na forma de veiculação de conteúdos foram intensas e diretamente relacionadas a inovações tecnológicas. 
    D) O foco analítico tradicional estava de fato centrado na produção de informações mas a a firmação de que os especialista das área consideravam a produção de grandes grupos midiáticos como manipulação é no mínimo exagerada. 
    E) O enfoque não está na relação entre produtor e receptor e sim entre receptor e as informações recebidas.  


    Gabarito do professor: A