SóProvas


ID
3426595
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cerquilho - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Sua obra escrita com propósito de divulgação e exaltação das riquezas do Brasil será a consolidadora definitiva da imagem do senhor de engenho e do complexo microcosmo social que ele encabeçava.

O início da descrição do que representava econômica, social e politicamente o senhor de engenho é um texto de prosa clássica com sabor da épica camoniana dos Lusíadas, com suas armas e barões assinalados e já definido magistralmente o conteúdo de toda Primeira Parte dedicada ao açúcar.

O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado por muitos.


[Laima Mesgravis, A sociedade brasileira e a historiografia colonial.
Em Marcos Cezar de Freitas (org.). Historiografia brasileira em perspectiva]



O excerto traz elementos da obra de

Alternativas
Comentários
  • Nunca ouvi falar. G_G

    Gab: C

  • Existe uma literatura, até bastante rica e variada, produzida no período de dominação portuguesa no Brasil. São os sermões de Pde Antônio Vieira, os poemas de José de Anchieta, os relatos de viagem de Hans Staden e, após a vinda de D. João para o Brasil e a abertura da Imprensa Régia, uma produção literária brasileira strictu sensu. 
    Entre as publicações destaca-se o mais importante testemunho sobre a economia colonial brasileira, na época da transição entre o auge da região açucareira e o amanhecer da região mineradora: Cultura e opulência do Brasil.... 
    O trecho transcrito na questão refere-se a essa obra e, inclusive, cita uma das suas afirmativas mais conhecidas: “ Senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado por muitos". 
    Entre as alternativas apresentadas está a que indica o autor de Cultura e Opulência no Brasil. É uma questão de memorização, em certa medida. Exige do candidato conhecimento sobre História e Historiografia brasileiras. 
    A) INCORRETA - Frei Vicente Salvador era um franciscano cujos importantes escritos são, Crônica da Custódia do Brasil, e principalmente a História do Brasil (1627), com valiosos relatos históricos e corográficos sobre a vasta colônia portuguesa na América em seus primeiros tempos. 
    B) INCORRETA - Gabriel Soares de Souza foi agricultor e empresário. Por ser um estudioso, acabou sendo considerado historiador do Brasil.
    C) CORRETA – Antonil é o pseudônimo do padre jesuíta italiano. Era Giovanni ou João Antonio Andreoni, mais conhecido por Antonil, autor da obra brevemente comentada. 
    D) INCORRETA - A obra mais importante de Ambrósio Fernandes Brandão foi Diálogos das grandezas do Brasil. 
    E) INCORRETA - Historiador e cronista português do século XVI. É o autor da primeira história do Brasil. Nasceu em Braga, em data ignorada.
    RESPOSTA: C
  • Uma pergunta dessa é pra lascar com nois...