Reformas de base do Governo JANGO:
Reforma agrária: defendia a desapropriação de propriedades rurais maiores que 500 hectares e que não eram utilizadas;
Reforma Tributária: procurava criar condições para integrar os impostos e defendia a ideia de progressividade fiscal, na qual quem tinha mais renda pagaria mais impostos e quem possuía menos renda pagaria menos impostos;
Reforma Eleitoral: defendia a ampliação do direito de voto para o analfabeto;
Reforma Bancária: visava a ampliar as condições de disponibilização de crédito bancário;
Reforma Urbana: procurava impedir a especulação no valor dos imóveis urbanos e criar condições para o desenvolvimento de moradias populares;
Reforma Educacional: procurava criar condições que ampliariam a quantidade de vagas disponibilizadas nas universidades brasileiras.
Plano Trienal do Governo JANGO:
O Plano Trienal tinha como objetivo promover o crescimento econômico do país ao mesmo tempo que criava condições para combater a alta da inflação. O Plano Trienal é visto pelos historiadores como um plano de política econômica de austeridade, pois estipulava o controle de gastos e o congelamento de salários.
O Plano Trienal, no entanto, foi um fracasso e, em meados de 1963, o governo já havia realizado aquilo que sugeria que não fosse feito: promoveu o aumento do salário dos funcionários públicos.
Fonte: História do Mundo
João Goulart, eleito vice-presidente pelo PTB em 1960, assumiu a presidência de uma forma confusa, em um momento politico bastante conturbado.
Jânio Quadros renunciou após 7 meses de um governo recheado de contradições e de ações mal vistas, como por exemplo a condecoração de Ernesto “Che" Guevara, um dos líderes da Revolução Cubana, que cada vez mais guinava em direção ao modelo soviético.
João Goulart, como membro do PTB, tinha propostas consideradas “radicais de esquerda". Portanto já assume a faixa presidencial em uma situação de instabilidade face à polarização existente. Qualquer politica pública de maior alcance social era, em uma época de guerra fria, rotulada de “comunista".
Entre as propostas mandadas do congresso por Jango, está o Plano Trienal. Uma das alternativas mostra do que ele se tratava
A) INCORRETA - No Plano Trienal constava a questão tributária mas o investimento específico em indústrias de base é do governo Vargas.
B) INCORRETA – A garantia do financiamento deveria vir de investimentos externos, do aumento das exportações e da implementação de novas medidas tributárias.
C) INCORRETA - Controle cambial não fazia parte do Plano Trienal.
D) INCORRETA - A ação foi exatamente a oposta: controle de crédito e não ampliação do mesmo.
E) CORRETA – As três propostas são a base do Plano Trienal.
RESPOSTA: E