Eric Hobsbawm é considerado um dos maiores, senão o maior, historiadores do século XX. Aliás, a sua vida acompanhou o século que estudou e analisou de maneira tão vasta. Nasceu em 1917 e faleceu em 2012.
Sua obra analisa importantes aspectos do processo histórico do que se entende por Modernidade, cuja gênese pode ser simbolizada pela Revolução Francesa de 1789. As mais conhecidas e de análise abrangente são A Era das Revoluções, a Era do Capital, a Era dos Impérios e a Era dos Extremos.
O extrato apresentado na questão é retirado de a Era dos Extremos. Nele o autor define o que seria a escola Surrealista de arte. Ao mesmo tempo destaca a relação deste estilo com o contexto histórico da época.
Em uma das alternativas este contexto é apresentado de forma correta.
A) INCORRETA - Ambos os movimentos artísticos são opostos à arte clássica. São críticos de posturas tidas como conservadoras.
B) CORRETA - O movimento surrealista tem suas origens vinculadas ao movimento dadaísta, que tinha um caráter ilógico, antirracionalista e de protesto. O surrealismo é também marcado pelo nascimento da psicanálise neste momento. A arte surrealista era entendida como a revelação ou o caminho para o inconsciente.
C) INCORRETA - Nem o muralismo mexicano nem o modernismo brasileiro se propunham à imitação do fazer arte estrangeiro. A proposta de ambos é de ruptura e busca de caminhos autônomos.
D) INCORRETA - O surrealismo nasceu em Paris e o dadaísmo em Zurique. E, é através do Surrealismo que Lacan chega à psicanálise e não o inverso
E) INCORRETA - A psicanálise veio para desconstruir paradigmas. Desta forma não está vinculada à posturas conservadoras em termos de vida social ou de produção intelectual.
RESPOSTA: B