SóProvas


ID
3426877
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir:


          Há de tomar o pregador uma só matéria; há de defini-la, para que se conheça; há de dividi-la, para que se distinga; há de prová-la com a Escritura, há de declará-la com a razão, há de confirmá-la com o exemplo, há de amplificá-la com as causas, com os efeitos, com as circunstâncias, com as conveniências, que se hão de seguir; com os inconvenientes, que se devem evitar; há de responder às dúvidas, há de satisfazer às dificuldades, há de impugnar e refutar com toda a força de eloquência os argumentos contrários, e depois disto há de colher, há de apertar, há de concluir, há de persuadir, há de acabar. Isto é o sermão, isto é pregar; e o que não é isto é falar demais alto. Não nego, nem quero dizer que o sermão não haja de ter variedade de discursos, mas esses hão de nascer todos da mesma matéria, e continuar, e acabar nela. Quereis ver tudo isto com os olhos? Ora vede. Uma árvore tem raízes, tem troncos, tem ramos, tem folhas, tem varas, tem flores, tem frutos. Assim há de ser o sermão: há de ter raízes fortes e sólidas, porque há de ser fundado no Evangelho; há de ter um tronco, porque há de ter um só assunto e tratar uma só matéria. Deste tronco hão de nascer diversos ramos, que são diversos discursos, mas nascidos da mesma matéria e continuados nela. Estes ramos não hão de ser secos, senão cobertos de folhas, porque os discursos hão de ser vestidos e ornados de palavras.

(VIEIRA, António. Sermão da Sexagésima. In: Sermões I. São Paulo: Edições Loyola, 2009, p. 24) 

Segundo o trecho do sermão, a principal qualidade retórica de uma peça de eloquência é a

Alternativas
Comentários
  • - O autor vem sempre batendo na mesma tecla: o principal qualidade de um bom sermão é tratar da mesma matéria (ou assunto), tipo se eu for falar da vida eterna, que eu fale e argumente analiticamente só sobre a vida eterna e não misture com outras matérias discrepantes. GABARITO B.

  • GAB B

    ''Não nego, nem quero dizer que o sermão não haja de ter variedade de discursos, mas esses hão de nascer todos da mesma matéria...''

  • Há muito tempo não via uma prova de português da FCC tão difícil

  • Acertei porque lembrei de AFO e o princípio da unidade do orçamento.

  • Errei jurava que era a Letra C !!!

  • Cara... Provinha danada essa.

  • a FGV tá diferente...

  • Gabarito: alternativa B

    Pesada, mas vamos ao raciocínio que me auxiliou a encontrar a resposta..

    ► Em nenhum momento o autor refere-se à retórica como uma "qualidade metafórica" (alternativa A), ou "capacidade de refutar argumentos" (alternativa C), sequer a usa para "comprovar argumentos", como pretende a letra D. Com isso, de cara excluímos as letras A, C e D.

    ► Apesar de restar apenas duas alternativas, fiquei seriamente refletindo sobre a possibilidade de o Gabarito ser a letra E, todavia, numa segunda leitura do texto, percebi que o escritor confere maior relevância à unidade de matéria do que à variedade de discursos (que de fato existe, porém não é a "principal qualidade retórica", como pede a questão). Isso está implicitamente no texto, já que, querendo ou não, a unidade de matéria é o primeiro referencial colocado pelo autor em sua obra para dar início ao texto: "Há de tomar o pregador uma só matéria" - linha 1. De igual modo, a metáfora da árvore só ganha relevância se considerarmos 1° a unidade da matéria em questão (o evangelho).

    ► Observe ainda que a variedade de discursos vem em segundo plano, tanto que que o próprio autor diz que os discursos nascem todos da mesma matéria, bem como acabarão nela. Em outras palavras, não há variedade de discursos sem unidade de matéria; é como a máxima do direito civil: o acessório (variedade de discursos) segue o principal (unidade de matéria), hehe. Nas palavras do autor: "Não nego, nem quero dizer que o sermão não haja de ter variedade de discursos, mas esses hão de nascer todos da mesma matéria, e continuar, e acabar nela"

    Espero ter ajudado!

    Força galera!

  • Assim há de ser o sermão: há de ter raízes fortes e sólidas, porque há de ser fundado no Evangelho; há de ter um tronco, porque há de ter um só assunto e tratar uma só matéria. Deste tronco hão de nascer diversos ramos, que são diversos discursos, mas nascidos da mesma matéria e continuados nela. Estes ramos não hão de ser secos, senão cobertos de folhas, porque os discursos hão de ser vestidos e ornados de palavras.

    LETRA B

  • uma das provas mais difíceis que já vi

  • Eu fiz essa prova gente, e confesso que a fcc veio num nível muito elevado. Lembro que perdi boa parte do meu tempo resolvendo as questões relacionadas a este texto, inclusive não consegui trazer o rascunho do meu gabarito. Acredito que mesmo tendo estudado arduamente pra essa prova, dificilmente eu vá pra segunda fase,sim, essa é só a primeira fase.

    GABA b

  • Nem o Bob Marley entende um texto desses...

  • kkjkjk fcc fez a bagunça

  • Há de tomar o pregador uma só matéria; há de defini-la, para que se conheça; há de dividi-la, para que se distinga; há de prová-la com a Escritura, há de declará-la com a razão, há de confirmá-la com o exemplo, há de amplificá-la com as causas, com os efeitos, com as circunstâncias, com as conveniências, que se hão de seguir; com os inconvenientes, que se devem evitar; há de responder às dúvidas, há de satisfazer às dificuldades, há de impugnar e refutar com toda a força de eloquência os argumentos contrários, e depois disto há de colher, há de apertar, há de concluir, há de persuadir, há de acabar. Isto é o sermão, isto é pregar; e o que não é isto é falar demais alto. Não nego, nem quero dizer que o sermão não haja de ter variedade de discursos, mas esses hão de nascer todos da mesma matéria, e continuar, e acabar nela. Quereis ver tudo isto com os olhos? Ora vede. Uma árvore tem raízes, tem troncos, tem ramos, tem folhas, tem varas, tem flores, tem frutos. Assim há de ser o sermão: há de ter raízes fortes e sólidas, porque há de ser fundado no Evangelho; há de ter um tronco, porque há de ter um só assunto e tratar uma só matéria. Deste tronco hão de nascer diversos ramos, que são diversos discursos, mas nascidos da mesma matéria e continuados nela. Estes ramos não hão de ser secos, senão cobertos de folhas, porque os discursos hão de ser vestidos e ornados de palavras.

    Ao realizar a leitura do texto, fica claro pelos pontos destacados que a resposta é a letra B.

  • Gabarito letra B!

    Questão em que é necessário muita atenção na leitura, no entanto, a banca nos diz "segundo o trecho...". Dessa forma, a nossa resposta deve estar nas linhas do texto.

    Percebam que o autor fala de outras qualidade do sermão (peça de eloquência), porém, ele repete que todas estão ligadas à unidade da matéria.

    "[...]Não nego, nem quero dizer que o sermão não haja de ter variedade de discursos, mas esses hão de nascer todos da mesma matéria, e continuar, e acabar nela [...] Assim há de ser o sermão: há de ter raízes fortes e sólidas, porque há de ser fundado no Evangelho; há de ter um tronco, porque há de ter um só assunto e tratar uma só matéria. Deste tronco hão de nascer diversos ramos, que são diversos discursos, mas nascidos da mesma matéria e continuados nela[...]"

  • quando leio questões assim, me sinto uma analfabeta nata, sabe quando não entende nada que está lendo? pois é kkk