SóProvas


ID
3426883
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir:


          Há de tomar o pregador uma só matéria; há de defini-la, para que se conheça; há de dividi-la, para que se distinga; há de prová-la com a Escritura, há de declará-la com a razão, há de confirmá-la com o exemplo, há de amplificá-la com as causas, com os efeitos, com as circunstâncias, com as conveniências, que se hão de seguir; com os inconvenientes, que se devem evitar; há de responder às dúvidas, há de satisfazer às dificuldades, há de impugnar e refutar com toda a força de eloquência os argumentos contrários, e depois disto há de colher, há de apertar, há de concluir, há de persuadir, há de acabar. Isto é o sermão, isto é pregar; e o que não é isto é falar demais alto. Não nego, nem quero dizer que o sermão não haja de ter variedade de discursos, mas esses hão de nascer todos da mesma matéria, e continuar, e acabar nela. Quereis ver tudo isto com os olhos? Ora vede. Uma árvore tem raízes, tem troncos, tem ramos, tem folhas, tem varas, tem flores, tem frutos. Assim há de ser o sermão: há de ter raízes fortes e sólidas, porque há de ser fundado no Evangelho; há de ter um tronco, porque há de ter um só assunto e tratar uma só matéria. Deste tronco hão de nascer diversos ramos, que são diversos discursos, mas nascidos da mesma matéria e continuados nela. Estes ramos não hão de ser secos, senão cobertos de folhas, porque os discursos hão de ser vestidos e ornados de palavras.

(VIEIRA, António. Sermão da Sexagésima. In: Sermões I. São Paulo: Edições Loyola, 2009, p. 24) 

As prescrições presentes no trecho do sermão indicam a elaboração de um discurso

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Temos um texto dissertativo-argumentativo (=o autor apresenta diversos argumentos para defender a sua tese e convencer o leitor de que o sermão deve ser estruturado da mesma forma que uma árvore se forma, deve haver contextualização).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Texto show de bola, diz o essencial pra um pregação completa, fazendo uma analogia com os concursos: conteúdo muito útil como auxílio na construção de uma redação dissertativa-argumentativa.

  • Entendi como a FCC quer as suas redações: Nível Antonio Vieira!

  • Prova lazarenta kkk

  • Quando erro, prontamente procuro os comentários do Arthur Carvalho. Maravilhoso, tudo pra mim kkkk

  • Nooossa!!! Essa prova!!! Que prova senhor! Só quem viveu sabe!!!! :(

  • Gab. D

    O Antônio Vieira apresenta o sermão como uma peça argumentativa. Vejam; "há de concluir [conclusão], há de persuadir [convencer o leitor/fiel]; há de defini-la [introdução/apresentação], para que se conheça; há de dividi-la [desenvolvimento], para que se distinga.

    @qineditas_

    bons estudos!

  • Acertei a questão, mas o texto não entendi quase nada.

  • Acertei porque pensei que a metáfora utilizada foi para exemplificar a maneira de pregação que ele abordou anteriormente. Ao utilizar a metáfora, quis esclarecer o modo de pregação, a fim de persuadir o leitor para que também pregasse desse modo. Padre Antonio Vieira é uma leitura muito difícil, li no meu terceiro ano. De maneira geral, ele acreditava que as palavras de Deus estavam pouco eficazes, e queria difundir melhores métodos de pregação a outros padres. E ele faz isso através de muitas metaforas. Para ele, pregar é como semear, e a palavra de Deus é a semente.

  • Lindo texto, apesar de eventuais dificuldades nas questões, sempre me delicio com os textos e com a capacidade do ser humano em estruturar conceitos de forma lógica através da escrita.

  • Galera, veja que o texto inúmeras vezes fala "há de isso, há de aquilo".....

    Ou seja, o autor estar argumentando, quase dando uma ordem.

    E NÃO SÓ ISSO O NOME DO TEXTO É SERMÃO E NA LINHA 4 O AUTOR FALA "Isto é o sermão, isto é pregar". Não resta dúvidas que o texto é argumentativo.

    GABARITO: LETRA D

  • Não nego, nem quero dizer que o sermão não haja de ter variedade de discursos, mas esses hão de nascer todos da mesma matéria, e continuar, e acabar nela. 

    Por aqui marquei logo, argumentativo.