SóProvas


ID
3427123
Banca
UFPR
Órgão
Câmara de Curitiba - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir apresenta o trecho de uma entrevista dada por Nuno Crato, matemático e Ministro da Educação de Portugal e autor do livro O “Eduquês” em Discurso Direto: uma Crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista.

(Entrevista disponível em: https://www.alfaebeto.org.br/blog/ministro-da-educacao-de-portugal-concede-entrevista-a-revista-veja/)


Numere a coluna da direita, relacionando as respostas com as respectivas perguntas.


1. O senhor provocou debate acirrado entre educadores do mundo todo ao afirmar que a escola moderna é vítima do “eduquês”. Por que o assunto causou tanto barulho?

2. Quais boas práticas exatamente essa ala de educadores rejeita?

3. Quais são esses pilares?


( ) Muitos batem na tecla de que prova faz mal. Acham que ela submete o aluno a um alto grau de stress, sem necessidade. Vão aí na contramão do que afirmam os grandes pesquisadores. [...] Também a disciplina é um ponto em que a condescendência e a leitura enviesada de velhas teorias ofuscam a razão.

( ) Um mestre tem o dever de transmitir a seus alunos os conteúdos nos quais se graduou. E, sim, precisa ter objetivos bem claros e definidos sobre o que vai ensinar. É ingênuo achar que o estudante vai descobrir tudo por si mesmo e ao seu ritmo, quando julgar interessante.

( ) Minha crítica bate de frente com uma linha muito celebrada nas escolas de hoje. É uma corrente que dá ênfase excessiva às atitudes e à formação cívica do aluno e deixa em segundo plano o conhecimento propriamente dito. Pergunto: como investir em formação cívica se o estudante não consegue nem ler o jornal?


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    1. O senhor provocou debate acirrado entre educadores do mundo todo ao afirmar que a escola moderna é vítima do ?eduquês?. Por que o assunto causou tanto barulho?

    2. Quais boas práticas exatamente essa ala de educadores rejeita?

    3. Quais são esses pilares?

    (2) Muitos batem na tecla de que prova faz mal. Acham que ela submete o aluno a um alto grau de stress, sem necessidade. Vão aí na contramão do que afirmam os grandes pesquisadores. [...] Também a disciplina é um ponto em que a condescendência e a leitura enviesada de velhas teorias ofuscam a razão ? a rejeição está relacionada ao aspecto negativo que acham que a prova transmite.

    (3) Um mestre tem o dever de transmitir a seus alunos os conteúdos nos quais se graduou. E, sim, precisa ter objetivos bem claros e definidos sobre o que vai ensinar. É ingênuo achar que o estudante vai descobrir tudo por si mesmo e ao seu ritmo, quando julgar interessante ? os termos em negrito respondem a pergunta acerca de quais são os pilares.

    (1) Minha crítica bate de frente com uma linha muito celebrada nas escolas de hoje. É uma corrente que dá ênfase excessiva às atitudes e à formação cívica do aluno e deixa em segundo plano o conhecimento propriamente dito. Pergunto: como investir em formação cívica se o estudante não consegue nem ler o jornal? ? aqui temos a relação de explicação da crítica que ele faz com o estardalhaço causado.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Só digo uma coisa vai se F..... que questão loucaaaaaa rsrs massa demais português é lindo kk

  • Começando a acertar as questões dessa banca. Vendo que não basta saber Português, você tem que saber ''Banquês" também.

  • É ilusão achar que questões desse tipo fazem algum sentido. Eles (a banda), dão o gabarito que querem e pronto, fica muito mais fácil!

  • Essa banca é imunda. Cada questão louca!

  • No papel fica mais fácil fazer

    1. Por que o assunto causou tanto barulho? Por causa da crítica que bate de frente com uma linha de pensamento celebrada nas escolhas de hoje.

    2. Quais boas práticas exatamente essa ala de educadores rejeita? Prova (batem na tecla que a prova faz mal).

    3. Quais são esses pilares? Ter de transmitir aos alunos conteúdos; ter objetivos claros sobre o que vai ensinar.

    (2) Muitos batem na tecla de que prova faz mal. Acham que ela submete o aluno a um alto grau de stress, sem necessidade. Vão aí na contramão do que afirmam os grandes pesquisadores. [...] Também a disciplina é um ponto em que a condescendência e a leitura enviesada de velhas teorias ofuscam a razão.

    (3) Um mestre tem o dever de transmitir a seus alunos os conteúdos nos quais se graduou. E, sim, precisa ter objetivos bem claros e definidos sobre o que vai ensinar. É ingênuo achar que o estudante vai descobrir tudo por si mesmo e ao seu ritmo, quando julgar interessante.

    (1) Minha crítica bate de frente com uma linha muito celebrada nas escolas de hoje. É uma corrente que dá ênfase excessiva às atitudes e à formação cívica do aluno e deixa em segundo plano o conhecimento propriamente dito. Pergunto: como investir em formação cívica se o estudante não consegue nem ler o jornal?

    Gab: B 2 3 1

  • O camarada não respondeu nenhuma pergunta.

  • Isso é psicoteste?

  • O macete é ler a resposta primeiro e procurar qual é a pergunta que se adequa melhor. Parei de errar. :)

  • A questão para ser feita deve-se encontrar palavras chaves. É de fato trabalhosa essa resolução, contudo tem solução. Vejamos:

    2. Quais boas práticas exatamente essa ala de educadores rejeita?

    ( 2 ) Muitos batem na tecla de que prova faz mal. Acham que ela submete o aluno a um alto grau de stress, sem necessidade. Vão aí na contramão do que afirmam os grandes pesquisadores. [...] Também a disciplina é um ponto em que a condescendência e a leitura enviesada de velhas teorias ofuscam a razão.

    Vejam que a palavra chave a ser encontrada aqui é "muitos batem", pois dessa forma sabe que está ligada a um agente plural. Somente uma pergunta temos esse tipo de agente, na pergunta 2 "educadores".

    3. Quais são esses pilares?

    (3 ) Um mestre tem o dever de transmitir aos seus alunos os conteúdos nos quais se graduou. E, sim, precisa ter objetivos bem claros e definidos sobre o que vai ensinar. É ingênuo achar que o estudante vai descobrir tudo por si mesmo e ao seu ritmo, quando julgar interessante.

    A pergunta fala em pilares e a resposta vem falando de conteúdos e objetivos, o que se pode entender como resposta dos pilares.

    1. O senhor provocou debate acirrado entre educadores do mundo todo ao afirmar que a escola moderna é vítima do “eduquês”. Por que o assunto causou tanto barulho?

    ( 1) Minha crítica bate de frente com uma linha muito celebrada nas escolas de hoje. É uma corrente que dá ênfase excessiva às atitudes e à formação cívica do aluno e deixa em segundo plano o conhecimento propriamente dito. Pergunto: como investir em formação cívica se o estudante não consegue nem ler o jornal?

    A pergunta quer saber o que causou tanto barulho. Ou seja, suponhamos que seja alguma problemática. Vejam que a sentença número 1 fala de crítica que bate de frente. Assim, podemos entender essa crítica como uma problemática.

    Dessa forma, temos a seguinte sequência: 2,3 e 1.

    GABARITO: B

  • Demanda muita atenção. Difícil. Mais de 5 min....

  • SEMPRE VENHO NOS COMENTARIOS QUANDO ME DEPARO COM ESSES TIPOS DE QUESTOES. A INTENÇAO É DESCOBRIR SE TEM ALGUM MACETE, MAS A ESPERANÇA SE VAI QUANDO EU SÓ LEIO RECLAMAÇOES KK

    ACREDITO QUE A MELHOR FORMA E FAZER PELAS ALTERNATIVAS E DECOBRIR DE FAZ ALGUM SENTIDO.