SóProvas


ID
3429094
Banca
Instituto Ânima Sociesc
Órgão
Prefeitura de Jaraguá do Sul - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Receitas públicas são os recursos financeiros previstos em legislação e arrecadados pelo poder público. Essas consistem no conjunto de ingressos, com fontes e fatos geradores próprios e permanentes, que produza acréscimos patrimoniais, sem gerar obrigações, reservas ou reivindicações de terceiros (Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, 2018). Na receita pública orçamentária, existe uma ordem sequencial entre as diversas etapas desta receita. A sequência correta destas etapas é:

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Gabarito letra D

    3.5. ETAPAS DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA

    As etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

  • MCASP - Gabarito letra D

    3.5. ETAPAS DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA

    As etapas da receita orçamentária podem ser resumidas em: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

  • FASES DA RECEITA

    PLAR

    P - PREVISÃO

    L - LANÇAMENTO

    A - ARRECADAÇÃO

    R - RECOLHIMENTO

  • Previsão (aprovação do orçamento) - Lançamento (inscrição do débito) - Arrecadação (recebimento do numerário pelos agentes arrecadadores) - Recolhimento (unidade de caixa)

    Previsão

    Súmula 66, STF: uma receita não prevista no orçamento não está impossibilitada de ser cobrada.

    Segundo a LRF, deve haver uma metodologia de projeção de receitas orçamentárias, mormente para se evitar a chamada superestimação de receita, o que permitiria, por sua vez, a realização de gastos sem a existência de recursos.

    Igualmente, deve-se evitar a previsão a menor da receita (subestimação de receita), para que o excesso de arrecadação advindo não consista em recursos livres a permitirem a sua utilização pelo Executivo através da abertura de créditos adicionais.

    Lançamento

    Após a previsão no orçamento, a receita é lançada. O art. 53 da Lei 4.320/64 define lançamento como o ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

    Arrecadação

    Consiste na fase que, antecedendo o recolhimento do tributo, o contribuinte ou o devedor liquida suas obrigações para com o Estado junto aos agentes arrecadadores, como os bancos e demais entidades autorizadas, tesourarias, coletorias ou postos fiscais.

    Recolhimento

    É a fase de entrega dos valores arrecadados aos cofres do Governo. Assim, todos os

    recursos recolhidos são depositados numa conta única do Tesouro Público pelos agentes arrecadadores, observando o princípio da unidade de caixa/tesouraria (art. 56, da Lei 4320/64), conforme mencionado, o que permite um controle centralizado nos recursos arrecadados.

  • Gabarito D

     

    Resolução resumida

    A ordem é previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

     

    Resolução como se fosse na prova

    O mais lógico é que previsão vem primeiro, já que não se prevê depois que já se sabe. Por outro lado, se recolhe algo no final, por exemplo, uma colheita. Assim, sem saber muito do assunto, daria para chutar a letra D - e acertar.

    Mas, poderia ser mais difícil na prova, de forma que é bom saber os conceitos.

     

    Para entender as etapas da receita pública orçamentária, podemos usar uma analogia com o orçamento familiar.

     

    Podemos dividir as etapas do processo orçamentário em duas fases: o planejamento e a execução.

     

    Primeiramente, todo orçamento organizado conta com planejamento do que irá ser arrecadado. Isso porque para se planejar os gastos, é preciso se ter uma ideia de quanto será recebido. Assim como o pai precisa ter uma ideia de quanto irá receber no próximo mês, o Estado precisa ter uma ideia de quanto dinheiro irá entrar. Para isso, utiliza-se de metodologias de projeção, usando essas técnicas para realizar a previsão das receitas.

     

    Em segundo lugar, de nada adianta planejar e não executar. Por isso, o processo orçamentário deve prosseguir, com a execução.

     

    A primeira etapa da execução é determinar quem deve pagar, quanto deve pagar e tornar público esses dados, de forma a constituir o crédito. A esse processo chamamos lançamento. Lançamento pelo fato de que os dados referentes ao crédito são lançados, ou seja, são registrados (a palavra aqui tem o mesmo sentido que em lançamento contábil). Usando a analogia do orçamento familiar, o lançamento é a cobrança de aluguel para o inquilino do imóvel da família.

     

    Depois de feito o lançamento, espera-se que os créditos sejam pagos. Quando os valores são pagos pelos devedores, o Estado os arrecada, ou seja, recebe. Essa é a etapa da arrecadação. Arrecadar significa receber, obter riquezas. Seria a etapa em que o pai vai até a casa que alugou e recebe o dinheiro do inquilino.

     

    Por fim, depois de recebido o crédito, resta transferir os valores para as contas do Tesouro. Temos então o recolhimento. Recolher dá a ideia de tirar de um lugar para outro, assim como de absorver. Seria o pai que deposita o dinheiro do aluguel na conta-corrente da família, para usar o dinheiro nos gastos mensais.

     

    Todos os conceitos são bem simples. O mais complicado é diferenciar arrecadação e recolhimento, pois as duas palavras podem ser usadas como sinônimas. Entretanto, arrecadar é mais utilizada para a ideia de receber - é a forma "chique" de falar que irá fazer uma vaquinha, por exemplo. Já recolher é usado principalmente no sentido de guardar em algum lugar - "recolha logo esses brinquedos!".

  • Tentativa de Mnemônico:

    Fases da Receita PLAR:

    PREVISÃO

    LANÇAMENTO

    ARRECADAÇÃO

    RECOLHIMENTO

    fases da despesa: FELP

    FIXAÇÃO

    EMPENHO

    LIQUIDAÇÃO

    PAGAMENTO

  • Trata-se de uma questão sobre estágios da receita.

    Segundo o professor Augustinho Paludo, estágio (ou fase) da receita orçamentária é cada etapa que destaca de forma relevante o comportamento da receita e proporciona o conhecimento e a gestão do ingresso desses recursos. As fases da receita, em ordem cronológica, são as seguintes: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento.

    Primeiramente, vamos compreender os conceitos de cada uma dessas etapas.

    previsão é o estágio em que a receita é estimada e passará a constar na lei orçamentária.

    O Lançamento, segundo o art. 53 da Lei nº 4.320/1964, “é o ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora, e inscreve o débito desta".

    A arrecadação se refere, segundo o professor Augustinho Paludo, ao ato em que o contribuinte comparece ao banco e efetua o pagamento da obrigação.

    O recolhimento se refere ao processo no qual ocorre a transferência dos valores arrecadados por meio dos agentes arrecadadores à conta específica dos entes públicos.

     
    Logo, a sequência correta destas etapas é (1º) Previsão (2º) Lançamento (3º) Arrecadação (4º) Recolhimento.
     

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “D".

    Fonte: PALUDO, Augustinho. Orçamento público, administração financeira e orçamentária e LRF. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO: 2017.