-
O pragmatismo é o comportamento ou modo de agir que considera a utilização prática por oposição à teoria. Mas o pragmatismo era um conceito utilizado na teoria científica que por sua vez trazia consigo outros conceitos mecanicistas retraindo a flexibilidade. Já na gestão de competências sempre há uma pesquisa e o desenvolvimento em volta, de forma sistêmica, integrada e por processos.
-
Gestao de pessoas - Ibfc: "novas competências para o século XXI": Tecnologia da informação, Relacionamento interpessoal, Inovação, Flexibilidade"
Pragmatismo não é "nova competência para o século XXI"
****
Gente, mas desde Adão e Eva existe relacionamento interpessoal. Desde a cia das índias orientais exportando canela e cravo existe! Como assim não é o gabarito??? Rs
Qual autor acha q relacionamento interpessoal tem relacao com o "desenvolvimento de novas competências para o século XXI"????
-
GAB B
o pragmatismo é usado na teoria neoclássica e não na gestão contemporânea do século 21, veja abaixo:
As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes:
- Ênfase na prática (pragmatismo) da administração.
- Reafirmação dos postulados clássicos.
- Ênfase nos princípios gerais de administração.
- Ênfase nos objetivos e nos resultados.
- Ecletismo nos conceitos.
A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, muito embora não se tenha descurado dos conceitos teóricos da Administração. Os autores neoclássicos desenvolvem seus conceitos de forma prática e utilizável, visando principalmente à ação administrativa. A teoria somente tem valor quando operacionalizada na prática. Quase todos os neoclássicos referem-se a essa prática da Administração ou a essa ação administrativa, enfatizando aspectos instrumentais da Administração. A Teoria Neoclássica representa a contribuição do espírito pragmático americano.
FONTE: MEUS RESUMOS